Leeds

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Leeds
Prefeitura de Leeds.
Prefeitura de Leeds.
Lema: Pro Rege et Lege
(Por o Rei e a Lei)'
Dados Gerais
Nação Inglaterra
Região Yorkshire e Humber
Condado West Yorkshire
População 443.247 habitantes
Website www.leeds.gov.uk
Localização
Leeds está localizado em: Reino Unido
Leeds
53° 47' 59" N 1° 32' 53" O
Cidade do Reino Unido Reino Unido

Leeds é uma cidade importante do norte da Inglaterra, faz parte do condado de West Yorkshire e está localizada próxima ao rio Aire. Tem uma população de mais de 443.247 habitantes, mas na zona urbana estima-se mais de 700.000, incluindo as vilas e povoados nos arredores que estiveram adicionados recentemente a organização administrativa de Leeds. É a terceira maior cidade da Inglaterra. As cidades de Morley, Otley e Wetherby situam-se dentro de Leeds.

História[editar | editar código-fonte]

As suas origens estão num povo rural que recebeu sua primeira permissão real para manter um mercado em 1207. O crescimento da cidade deu-se por causa de seu comérico de e as suas fábricas de tecido, chegando inclusive a representar cerca da metade das exportações de lã e tecidos do país. O canal que uniu Leeds e Liverpool em 1816, e a chegada do transporte ferroviário em 1848, catalisaram o seu crescimento exponencial durante a Revolução Industrial. São naturais desta cidade os membros da banda Kaiser Chiefs, as cantoras Corinne Bailey Rae e Mel B e, ainda, o famoso actor de cinema Peter O'Toole, Matthew Lewis que interpreta Neville Longbottom na série de filmes Harry Potter, entre outras personalidades.

Indústria e economia[editar | editar código-fonte]

Bridgewater Place, o mais alto edifício do Yorkshire

Tradicionalmente, o Norte, Leste e o Oeste de Leeds são centros da indústria têxtil, enquanto o Sul de Leeds caracteriza-se amplamente pela engenharia pesada.

A cidade constitui-se de um importante entroncamento da rede de estradas do norte da Inglaterra, já que a M1 e a M62 se cruzam ali. O Aeroporto Internacional de Leeds Bradford oferece voos regulares para o resto do país e da Europa. Graças a estes enlaces, Leeds se tornou um ponto de distribuição, além de ser um importante centro de serviços bancários e legais.

A cidade de Leeds, hoje em dia, tem uma economia diversa, dominada pelo setor dos serviços, que vem substituindo o setor industrial.

A rede de supermercados ASDA (a segunda maior do Reino Unido) localiza-se em Leeds, como também a companhia aérea Jet2.com. A Marks and Spencer foi fundada em Leeds, mas agora está sediada em Londres. Muitos bancos e companhias de seguros têm escritórios em Leeds. O First Direct (parte do grupo HSBC) tem a sua sede na zona Stourton da cidade, enquanto o HBOS, Norwich Union e Lloyds TSB têm escritórios na cidade.

Como muitas outras cidades e vilas em todo o Yorkshire, Leeds tem muitos centros de chamadas. No entanto, alguns foram encerrados e se mudaram para a Ásia, onde a mão de obra é mais barata.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Estação ferroviária

A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional de Leeds Bradford, que tem cerca de rotas do Reino Unido, Europa e para o E.U.A. e Paquistão. Existe também um principal estação ferroviária com comboios locais, bem como rotas para Londres, Manchester, Birmingham, Bristol, Newcastle upon Tyne, Edimburgo e Glasgow. Leeds é a maior cidade da Europa sem massa trânsito. O governo cancelou a proposta de Leeds Supertram depois de os custos terem fugido ao controle. Um trólei regime está agora a ser considerado. A cidade está a M1 e M62 tem a sua própria auto-estradas e vias rápidas dentro da cidade, como o M621 e os Leeds Inner Ring Road (A58 (M) e A64 (M)). A principal estação ferroviária da cidade foi reconstruída em 2002 e principalmente agora é um dos maiores do Reino Unido.

Desportos[editar | editar código-fonte]

Elland Road

Leeds tem várias equipes desportivas profissionais. No futebol, há o time do Leeds United e o Farsley Celtic. Na Rugby League, há os times do Leeds Rhinos e Hunslet Hawks e em Rugby Union, Leeds Carnegie. Yorkshire County Cricket Club também jogam na cidade.

Leeds

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Leeds
Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Leeds
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.