Década de 2000

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Anos 2000)

Conforme padronização da norma internacional para representação de data e hora da Organização Internacional de Padronização (ISO), a década de 2000, também referida como anos 2000, compreende o período de tempo entre 1 de janeiro de 2000 e 31 de dezembro de 2009.[1][2]

SÉCULOS: Século XXSéculo XXI
DÉCADAS: 19501960197019801990200020102020203020402050
ANOS: 20002001200220032004200520062007200820092010
Ataques de 11 de setembroEuroGuerra do IraqueGuerra ao TerrorMídia socialJogos Olímpicos de 2008Crise financeira de 2007–082004
A partir da esquerda, no sentido horário: A World Trade Center em chamas e a Estátua da Liberdade durante os ataques de 11 de setembro; o euro entra na moeda europeia em 2002; uma estátua de Saddam Hussein sendo derrubada durante a Guerra do Iraque; as tropas norte-americanas que dirigem em direção a um helicóptero do exército durante a Guerra ao Terror; mídias sociais através da Internet se espalham em todo o mundo; um soldado chinês olha para os Jogos Olímpicos de 2008 se iniciando; uma crise econômica, o maior desde a Grande Depressão, atinge o mundo em 2008; um tsunami do Oceano Índico após um terremoto mata mais de 250 mil pessoas no Boxing Day de 2004.

Visão geral no mundo[editar | editar código-fonte]

Na política internacional, este período é marcado por ações militares dos Estados Unidos em países do Oriente Médio, na chamada Guerra ao Terrorismo: Guerra do Afeganistão e Guerra do Iraque, além do apoio militar dos Estados Unidos a Israel na Segunda Guerra do Líbano e no conflito israelo-palestino. A região também foi marcada por conflitos internos, como a disputa entre os partidos Hamas e Fatah na Palestina, entre sunitas e xiitas no Iraque e entre o Talibã e líderes tribais no Afeganistão.[3][4][5]

Os conflitos entre os Estados Unidos e o Oriente Médio foram desencadeados pelos atentados terroristas ao World Trade Center em Nova Iorque (em 11 de setembro de 2001). Iniciam-se as invasões americanas nos países do Oriente Médio e chegam ao fim as ditaduras de Saddam Hussein no Iraque e dos Talibans no Afeganistão, o que, em certo ponto, beneficiou o então inimigo dos Estados Unidos: o Iraque, pois seus piores inimigos eram a ditadura de Saddam Hussein e o regime Taliban. Os países da União Europeia passam, em sua maioria, a adotar o euro como moeda comum entre os países membros do bloco e para as transações financeiras internas, substituindo as moedas nacionais, sendo algumas exceções o Reino Unido, a Suécia e a Dinamarca, que permaneceram com suas moedas nacionais. Nos países da América Latina, onde partidos de esquerda chegam ao poder através de eleições, inicia-se também uma onda de antiamericanismo, destacando-se o bolivarianismo de Hugo Chávez, presidente venezuelano, apoiado por Evo Morales, o primeiro indígena a ser eleito presidente da Bolívia. Por outro lado, o regime socialista de Cuba — ainda liderado por Fidel Castro, já idoso e com a saúde debilitada — experimenta uma certa abertura, apesar do bloqueio à ilha. O cenário político e econômico da Rússia muda drasticamente com a chegada do centrista e conservador Vladimir Putin na presidência, sucedendo ao liberal Boris Iéltsin. As relações entre a Rússia e os Estados Unidos se intensificam. A Rússia experimenta uma onda de terrorismo após a Segunda Guerra na Chechênia, que incluem a invasão do teatro Dubrokva e o massacre de Beslan. Os conflitos geopolíticos entre a Geórgia — aliada da OTAN — e a Rússia — contraria à expansão das zonas militarizadas controladas pelos EUA — culmina na Guerra da Ossétia, em 2008. A ONU aprova o Relatório Goldstone, segundo o qual o governo israelense, o exército de Israel e a organização palestina Hamas teriam possivelmente praticado crimes de guerra durante a Operação Chumbo Fundido, mas o relatório é contestado por Israel.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

A década de 2000 ficou marcada como a década em que a esquerda política brasileira teve seu representante eleito através de um processo democrático. O primeiro brasileiro operário a alcançar a presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, elegeu-se em 2002,[6] após quatro tentativas anteriores, e foi reeleito em 2006.

A eleição do ex-presidente Fernando Collor de Mello para o Senado em 2006, pelo Estado de Alagoas, também causou polêmica.[7]

A década de 2000 também se destacou por vários casos de corrupção, como o caso Waldomiro Diniz, o "Mensalão", escândalos envolvendo José Sarney e a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, sobre o DETRAN, e também o Escândalo do Mensalão no Distrito Federal.[8] A visita do Papa Bento XVI também marcou a década no Brasil, além da descoberta de petróleo na camada pré-sal, da autossuficiência em petróleo e da produção de biocombustíveis.[9] O Brasil ganhou destaque internacional por condenar o golpe militar em Honduras em 2009[10] e por receber a visita do polêmico presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad,[11] que contesta a versão oficial dos atentados de 11 de setembro e acusa os sionistas de manipular números e fatos acerca do holocausto de judeus, para chantagear a Europa e obter a criação do estado de Israel.

Economia[editar | editar código-fonte]

Xangai, um dos símbolos boom econômico da China na década.

Na economia, após os anos 1990 terem sido marcados pelas privatizações e redução do papel do estado, na década de 2000 tem início o enfraquecimento do neoliberalismo, com a retomada dos investimentos públicos nos setores estratégicos de infraestrutura, o que sempre ocorreu na China, sendo um dos motores de seu crescimento. Ocorre também na Rússia e na Argentina (recém-saídos de graves crises econômicas), no Brasil e em alguns países da Europa. A economia mundial passa por um dos maiores períodos de prosperidade e estabilidade da história, até o final do ano de 2007, quando é desencadeada a Grande Recessão, que coloca em risco a economia de vários países, principalmente dos desenvolvidos. Alguns destaques:

  • O Euro torna-se a moeda oficial da maioria dos países da União Europeia a partir de janeiro de 2002.
  • O Brasil consegue acumular mais reservas do que a dívida externa, recebendo status de credor. Embora, apresentando crescimento econômico médio-baixo em comparação com a média dos países emergentes, o país mantém sua economia estável.
  • A China atinge um crescimento econômico sem precedentes.
  • Boom das commodities.
  • Crise financeira afeta o mundo no final da década.

Acontecimentos[editar | editar código-fonte]

Marcos[editar | editar código-fonte]

Ataques de 11 de setembro de 2001.
O intérprete Samir e Saddam Hussein durante a Operação Red Dawn, que resultou com sucesso na captura de Hussein.
As forças especiais russas entrando no teatro Dubrovka durante a crise de reféns em Moscou em outubro de 2002.
Escola de Beslan, local do massacre de setembro de 2004.

Principais líderes mundiais[editar | editar código-fonte]

Barack Obama, o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.

Desastres naturais[editar | editar código-fonte]

  • 2003 — 72 210 mortos nas ondas de calor na Europa em 2003.
  • 2004 — O sismo e tsunami do Oceano Índico de 2004 foi um terremoto submarino que ocorreu às 00h58min53 UTC de 26 de dezembro de 2004, com epicentro na costa oeste de Sumatra, na Indonésia.
  • 2005 — Nos Estados Unidos, ocorre o Furacão Katrina, que matou 1800 pessoas. No Paquistão, um terremoto de magnitude 7,6 na Escala Ricther, tira a vida de mais de 75 mil pessoas.
  • 2008 — Em Miamar, ciclone Nargis em 2008 deixou 136 366 mortos. O terremoto de Sichuan, na China, com 87 476 vítimas mortais.

Saúde pública[editar | editar código-fonte]

No final da década, o mundo se depara com a 1ª pandemia do terceiro milênio: A Gripe A, além do SARS e da Gripe aviária.

Ciência[editar | editar código-fonte]

O sistema solar é reformulado.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

Internet[editar | editar código-fonte]

Visualização gráfica de várias rotas em uma porção da Internet mostrando a escalabilidade da rede.
Windows eXPerience. Em 2001 a Microsoft anuncia seu novo sistema operacional, e com ele o fim do MS-DOS.

Nesta década a partir de meados, a Internet se consolida como veículo de comunicação em massa e armazenagem de informações, principalmente após a fase da World Wide Web e a Globalização da informação atinge um nível sem precedentes históricos. A diminuição dos preços de acesso e as conexões de banda larga, que substituíram as conexões discadas da década anterior, permitiram que as pessoas passassem mais tempo na Internet e possibilitaram não somente o acesso a informações, mas também a transferência de vídeo, áudio e softwares. Recursos da Internet como as redes sociais, a comunicação por mensagens instantâneas, a tecnologia VoIP e o comércio eletrônico modificaram em grande extensão a maneira como as pessoas se relacionam entre si, tanto em nível pessoal quanto em nível profissional.[13]

Ainda no âmbito da internet, a Wikipédia foi formalmente lançada em janeiro de 2001, como uma única edição em inglês em www.wikipedia.com[14]

Convergência de Mídias[editar | editar código-fonte]

Ainda dentro do âmbito tecnológico, começa a ocorrer o fenômeno de convergência de mídias, ou seja, dispositivos usados para gravar dados e arquivos de mídia nos computadores passam a ser utilizados também em outros equipamentos, como aparelhos de som e reprodutores de mídia (sucessores do videocassete).[15] Destaques:

Já no final da década, os tubos de raios catódicos deixaram de ser fabricados para televisores e monitores de computador, dando lugar à tela de plasma e o LCD.[16] O formato padrão das novas telas fabricadas também mudou, de 4:3 (aproximadamente quadrado) para 16:9 (retangular, ou widescreen).[17]

Religião[editar | editar código-fonte]

Pontificado de Bento XVI

A década marca ainda o fim do pontificado de João Paulo II,[18] o terceiro mais longo da História, com sua morte em 2 de abril de 2005. O conclave elege em seu lugar em 19 de abril o alemão Joseph Ratzinger, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, que toma o nome de Bento XVI, tornando-se o 265º Papa.[19] Até o fim da década, Bento XVI publica três encíclicas e um livro, e visita quinze países, nos cinco continentes.[20] Permite mais amplo uso do Missal romano de 1962 e determina a criação de ordinariatos pessoais para acolher os anglicanos que convertem-se ao Catolicismo.

Devido aos ataques de 11 de setembro, cresce a islamofobia nos países do ocidente.

Surge o movimento de neoateísmo promovido principalmente por nomes como Richard Dawkins, Daniel Dennett, Sam Harris e Christopher Hitchens[21] e algumas organizações como Freedom From Religion Foundation, American Atheists, Camp Quest e a Rational Response Squad.

Esportes[editar | editar código-fonte]

Encerramento das Olimpíadas de Sydney.
Parte da região do Olympic Green à noite. Em destaque os edifícios do Estádio Nacional e do Centro Aquático Nacional de Pequim, palcos dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008.
Principais eventos futebolísticos da década de 2000
Ano Evento Local Campeão
2001 40ª Copa América  Colômbia Colômbia Colômbia (1º título)
5ª Copa das Confederações  Japão e Coreia do Sul Coreia do Sul França França (1º título)
2002 17ª Copa do Mundo FIFA  Japão e Coreia do Sul Coreia do Sul Brasil Brasil (5º título)
23ª Copa das Nações Africanas Mali Camarões Camarões (4º título)
2003 6ª Copa das Confederações  França França França (2º título)
2004 12º Campeonato Europeu de Futebol Portugal Portugal Grécia Grécia (1º título)
41ª Copa América  Peru Brasil Brasil (7º título)
24ª Copa das Nações Africanas  Tunísia Tunísia Tunísia (1º título)
13ª Copa da Ásia  China Japão Japão (3º título)
2005 7ª Copa das Confederações  Alemanha Brasil Brasil (2º título)
2006 18ª Copa do Mundo FIFA  Alemanha Itália Itália (4º título)
25ª Copa das Nações Africanas  Egito Egito Egito (5º título)
2007 42ª Copa América  Venezuela Brasil Brasil (8º título)
14ª Copa da Ásia Indonésia,  Malásia,  Tailândia e  Vietname Iraque Iraque (1º título)
2008 13º Campeonato Eurpoeu de Futebol  Áustria e Suíça Espanha Espanha (2º título)
26ª Copa das Nações Africanas Gana Egito Egito (6º título)
2009 8ª Copa das Confederações África do Sul Brasil Brasil (3º título)

Cultura[editar | editar código-fonte]

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Tem se destaque neofuturismo, um movimento de vanguarda[22] que é um repensar futurista da estética e funcionalidade de cidades em rápido crescimento. A industrialização que começou em todo o mundo após o fim da Segunda Guerra Mundial deu origem a novas correntes de pensamento na vida, na arte e na arquitetura, levando ao pós-modernismo, ao neomodernismo e ao neofuturismo.[23]

Nos países ocidentais, a arquitetura futurista evoluiu para o Art Deco, o movimento Googie, a arquitetura de alta tecnologia, e finalmente para o neofuturismo.[24]

Conclusão do Burj Khalifa Bin Zayid (árabe: برج خليفة; "Torre de Khalifa"), anteriormente conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sendo a maior estrutura e, consequentemente, o maior arranha-céu já construído pelo homem, com 828 metros de altura. Sua construção começou em 21 de Setembro de 2004 e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010. Foi rebatizada devido ao empréstimo feito por Khalifa bin Zayed Al Nahyan, xeque do emirado de Abu Dhabi

Artes[editar | editar código-fonte]

Nas artes, tendências ligadas a pós-modernidade continuam se manifestando na medida em que suportes como o happening, a instalação, o vídeo, a "arte digital" entre outros mantém-se na ordem do dia de Bienais e mostras internacionais, ainda que desde a década de 1980 os suportes tradicionais tenham sido revitalizados. Na música erudita, coexistem duas tendências: uma, de valorização do tradicional em detrimento do experimentalismo, renovando as formas consagradas até o Romantismo, o que pode ser verificado pelas obras mais recentes de compositores consagrados como Penderecki[25] e Arvo Pärt, que readotaram o tonalismo; a outra, de continuidade e desenvolvimento do experimentalismo do século XX, como ocorre nos trabalhos de John Adams, Philip Glass, entre outros.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Diversão eletrônica[editar | editar código-fonte]

Xbox 360
  • A indústria dos jogos eletrônicos desbanca Hollywood, assumindo em alguns momentos o posto de indústria do entretenimento mais cara, sofisticada e lucrativa.
  • Os jogos eletrônicos começam a ser encarados como um tipo de arte, com alguns como Bioshock ganhando prêmios em revistas e publicações de diferentes ramos artísticos.
  • Nascimento dos jogos que envolvem a união familiar e exercícios físicos, através do console de mesa Wii e do acessório Wiifit da Nintendo.
  • Com o avanço da internet, os MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game) se tornam uma febre.
  • Lançados os consoles de Sexta Geração: PlayStation 2 da Sony em 2000, Xbox da Microsoft e Game Cube da Nintendo em 2001. Essa sexta geração é marcada pela entrada da gigante americana Microsoft no mercado dos videogames, bem como pelo fato de ser a última geração de aparelhos na qual a Sega ainda atuava na área de consoles. Atualmente, a empresa japonesa atua apenas na área de jogos eletrônicos.
  • Lançados os consoles de Sétima Geração: Xbox 360 da Microsoft em 2005, Wii da Nintendo em 2006 e PlayStation 3 da Sony no ano de 2007. Nesta geração a Nintendo consegue ampliar de modo considerável sua participação no mercado com seu Nintendo Wii
  • Ascensão dos portáteis como plataforma popular de jogos.

Moda[editar | editar código-fonte]

  • Na Década de 2000 a moda foi se simplificando, tendo como símbolo as blusas de cor única e cabelos onde o liso reinava. A maior inspiração para moda desta década provém dos anos 1970.
  • É lançada a moda das calças "saint-tropez" (de cintura baixa).
  • As calças "boca-de-sino","baggy" e "boot-cut" dominaram os guarda-roupas dos jovens e adultos durante toda a década, além de all-stars e óculos de lentes coloridas, que também se tornam sucesso entre o público adolescente.
  • No público feminino, a moda foi adquirindo inspirações de 30 e 20 anos atrás, firmando-se como uma década bem eclética em questão de vestimentas. Dos anos 1970, voltaram: As famosas calças boca-de-sino de cinturas baixíssimas — que eram usadas muitas vezes com tops curtíssimos e baby looks, mostrando boa parte do abdômen -, cintos grandes e largos, cabelos alisados, maquiagens minimalistas, sapatos e botas de plataforma, tamancos, gloss (com ou sem glitter), boinas, braceletes; brincos de argola e blusas de frente única. Dos anos 1980, os famosos sapatos de bico e saltos finos, bandanas e vestidos mais justos e curtos reapareceram. Novas tendências ganham vida, como calças cargo bastante largas ou em estilo militar, conjuntos de moletom, saias assimétricas, blusas com decote em "v", vestidos baby doll, pulseiras de cristal swarovski, cabelos com mechas fortíssimas, piercing no umbigo e até gravatas para as mais despojadas.
  • No público masculino, os estilos surfista, hippie e punk rock eram os mais notórios. Entre as peças mais utilizadas estavam os camisões praianos — estampados ou de uma única cor -, óculos de surf, acessórios metálicos, bonés von dutch, camisas cacharrel de gola alta, calças de cintura baixa muito largas (com ou sem correntes) e sapatos esportivos dos mais diversos tipos e cores. Cabelos sem corte definido, espetados e o estilo moicano (usados muitas vezes com luzes) eram bastante comuns.
  • No final da década, a moda entra num momento retrô, rebuscando tendências dos anos 1980, e a da primeira metade dos anos 1990. Esses estilos tomariam mais força e se tornariam símbolo da década seguinte.

Música[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Música da década de 2000
Michael Jackson falece em 25 de junho de 2009.
  • No dia 25 de Junho de 2009 morre o cantor Michael Jackson
  • No ano de 2002 desponta no cenário musical a cantora canadense Avril Lavigne vendendo a marca de 5 milhões do álbum Let Go mais tarde atingindo a marca de 20 milhões de cópias mundialmente.
  • Em 2003 a cantora Amy Winehouse começa a fazer sucesso em Camdem (terra natal), e logo após torna-se um grande sucesso mundialmente.
  • O gênero nu metal, se populariza nos anos 2000, com o sucesso do Linkin Park, Evanescence, Slipknot, Korn, Limp Bizkit, Papa Roach, entre outras bandas.
  • Houve um grande sucesso da house music, tanto em sua forma mais pura quanto na segunda metade da década, em suas formas mais eletrônicas e comerciais com gêneros como electro house e tech-house.
  • O teen pop entra em crise, e os fãs do gênero viram sua então maior expoente, Britney Spears, amadurecer artisticamente. Após abrir a década com dois discos recordistas em vendas, Oops!...I Did It Again (mais exclusivamente voltado ao público adolescente) e Britney (marcando sua transição para o adult pop), a cantora trouxe álbuns como In The Zone, Blackout (considerado pela crítica especializada um dos melhores álbuns da década) e Circus, que representaram uma nova fase sonora e decisiva em sua carreira, tornando-a uma artista de enorme impacto e influência mundial para a cultura pop.
  • O R&B continua a ser muito bem-sucedido graças a artistas como Mariah Carey, Chris Brown, Ne-Yo, Usher, Beyoncé, Alicia Keys e Rihanna.
  • A partir de 2000, o rap está novamente em voga, que é dirigido por artistas como Eminem e 50 Cent.
  • Rock alternativo evolui e encontra grandes artistas como o Muse, o U2, Depeche Mode e Foo Fighters (sendo as três últimas bandas famosas desde as décadas de 80 e 90).
  • Nos anos 2000 o mundo assistiu o sucesso de Coldplay com seu primeiro álbum, Parachutes, e principalmente o segundo, A Rush Of Blood To The Head, que vendeu mais de 20 milhões de cópias. Mais dois seguiram no decurso da década, consolidando a banda britânica como um dos conjuntos de música mais bem-sucedidos do século XXI.
  • O Radiohead de Thom Yorke vive no início da década um momento muito positivo, criando Amnesiac, In Rainbows e especialmente Kid A, sendo o último considerado pela prestigiada revista Rolling Stone como o melhor álbum da década. Outra banda da paisagem britânica, o Oasis (já famosa desde os anos 1990) retorna as paradas de sucesso no meio da década com o álbum Do not Believe the Truth, que vende 8 milhões de cópias, resultando em uma grande turnê mundial, que acaba por ser uma das mais bem sucedidas da década.
  • O gênero soul-pop dos anos sessenta também volta ao mainstream, especialmente após o grande sucesso internacional de Amy Winehouse, seguido de novos nomes como Joss Stone e Adele.
  • Na Europa, o indie rock se espalha, e de fato cresce a popularidade de grupos como Kaiser Chiefs, White Stripes, Arctic Monkeys e Strokes, My Chemical Romance e Tokio Hotel.
  • Nos últimos anos, realizaram-se inúmeras reuniões entre bandas veteranas muito bem-sucedidas, com shows e turnês especiais de grupos como Duran Duran, Take That, Led Zeppelin, Pink Floyd, The Police, Genesis, Spice Girls, AC/DC e o retorno da formação histórica do Iron Maiden.
  • O clipe de "Single Ladies (Put a Ring on It)" de Beyoncé faz enorme sucesso e é considerado o primeiro viral de dança da era da internet.[26]
  • Nos últimos anos da década surgem no cenário musical as cantoras pop Katy Perry e Lady Gaga.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «A década acaba daqui a dois meses ou só no final de 2020?». Glamour 
  2. «2019 ou 2020: quanto termina realmente esta década?». BBC 
  3. Rodríguez, Jesús (13 de fevereiro de 2017). «As guerras do século XXI: tanques e ciberataques no mesmo campo de batalha». EL PAÍS. Consultado em 5 de maio de 2019 
  4. «Entenda o conflito entre Hamas e Fatah». Gazeta do Povo. Consultado em 5 de maio de 2019 
  5. «Os EUA e a Guerra ao Terror. Guerra ao Terror — Brasil Escola». Guerras Brasil Escola. Consultado em 5 de maio de 2019 
  6. "Lula vence eleição após 13 anos e anuncia cruzada contra a fome", redação Terra, retrospectiva 2002
  7. «Fernando Collor é eleito senador por Alagoas». O Globo. 1 de outubro de 2006. Consultado em 5 de maio de 2019 
  8. «O que aconteceu no escândalo do Mensalão?». Politize!. 22 de agosto de 2018. Consultado em 5 de maio de 2019 
  9. «Petróleo do pré-sal do Brasil já é competitivo, diz presidente da BP». G1. Consultado em 5 de maio de 2019 
  10. «Brasil condena golpe em Honduras e pede retorno do presidente». Terra. Consultado em 5 de maio de 2019 
  11. «G1 > Política — NOTÍCIAS — Ao lado de Ahmadinejad, Lula defende direito do Irã a programa nuclear pacífico». g1.globo.com. Consultado em 5 de maio de 2019 
  12. [1] Nepal proclama a república pondo fim a monarquia de 240 anos.
  13. Retrospectiva tecnológica da década, Biblioteca Virtual, Janeiro de 2011
  14. «Wikipedia: HomePage». Consultado em 31 de março de 2001. Cópia arquivada em 31 de março de 2001 
  15. A Convergência de Mídias como Ferramenta na Construção das Inteligências Coletivas, por Angélica Silva, em Canal Saúde — Fiocruz — 2003
  16. Revista Veja, 29 de março de 2010, "As 10 tecnologias que se tornaram ultrapassadas"
  17. Baixaki, "Como funciona o widescreen?", por Wikerson Landim
  18. Redação Terra, em 2 de abril de 2005
  19. Redação Terra, 19 de abril de 2005, 12h57 Atualizada às 16h08
  20. Site oficial do Vaticano, listando as visitas e viagens do Papa
  21. «Cópia arquivada». Consultado em 10 de abril de 2014. Cópia arquivada em 10 de abril de 2014 
  22. «Avant-Garde / Neo-Avant-Garde (Avant-Garde Critical Studies 17): Dietrich Scheunemann: 9789042019256: Amazon.com: Books». Amazon.com. 24 de outubro de 2005. Consultado em 17 de janeiro de 2014 
  23. «10 of the Most Unusual Architectural Structures in Europe». TheRichest. Consultado em 22 de outubro de 2014 
  24. «futurism — A Steampunk Opera (The Dolls Of New Albion)». Steampunkopera.wordpress.com. Consultado em 22 de outubro de 2014 
  25. Entrevista com Penderecki, revista Veja, maio de 2004
  26. Kelley, Frannie (20 de novembro de 2009). «The Decade In Music: Beyonce's 'Single Ladies (Put A Ring On It)' (2009)». NPR (em inglês). Consultado em 12 de maio de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]