Moicano (corte de cabelo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Pintura de indígena feita no século XIX pelo pintor Paul Kane

Moicano é um corte de cabelo de origem indígena que era usado pelos povos moicanos, iroqueses e cherokees. O estilo caracteriza-se por possuir uma "crista" no meio da cabeça, que é, geralmente, raspada dos lados (embora, historicamente, os indígenas arrancassem os cabelos dos lados ao invés de os rasparem)[carece de fontes?].

História[editar | editar código-fonte]

O corte moicano no movimento punk[editar | editar código-fonte]

Punks em Amsterdão, na Holanda

Esse corte de cabelo tem relação direta com os antigos índios moicanos, que preferiam morrer a se deixar serem controlados pelos homens brancos que chegaram a seus territórios; por isso, os punks usam este tipo de corte para simbolizar a sua luta contra o sistema de governo que quer impor todo tipo de controle à liberdade do povo, com o lema: "é preferível morrer do que viver como um fantoche".

O corte moicano foi adotado pelos punks entre o fim da década de 1970 e o início da década de 1980, influenciados por bandas punks como The Exploited e Plasmatics, cujos líderes foram precursores do corte de cabelo no movimento britânico e americano, respectivamente. Foi também adotado por Bobak Ferdowsi, diretor de voo da NASA.[1]

Cultura pop[editar | editar código-fonte]

O personagem da Marvel Comics Daken (filho do Wolverine) aparece desde seu nascimento com um cabelo em estilo moicano (comprido e raspado dos lados).

Tipos[editar | editar código-fonte]

Moicano spikes : é o moicano que, em vez de uma "crista", possui "espinhos".

Moicano leque: é aquele que possui uma crista perfeita, originalmente com os lados raspados.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Referências