Monsters vs. Aliens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Monsters vs. Aliens
Monstros vs. Aliens (PT)
Monstros vs. Alienígenas (BR)
 Estados Unidos
2009 • cor • 94 min 
Direção Rob Letterman
Conrad Vernon
Elenco Reese Witherspoon
Seth Rogen
Hugh Laurie
Will Arnett
Género Animação gráfica
aventura
comédia
família
Idioma Inglês
Lançamento Estados Unidos 27 de Março de 2009
Brasil 27 de Março de 2009
Portugal 2 de Abril de 2009

Monsters vs. Aliens (pt: Monstros vs. Aliens; br: Monstros vs. Alienígenas) é um filme de animação por computação gráfica produzido pela DreamWorks Animation. O lançamento nos Estados Unidos foi no dia 27 de março de 2009 e em Portugal a 2 de Abril do mesmo ano.

O filme conta a história de uma noiva que no dia de seu casamento é atingida por um meteorito e passa a ter 15 metros de altura, e depois é retirada pelo o governo para junto com outros monstros.

O filme possui influências (e homenagens) diretas dos filmes de terror clássico dos anos 50, sendo que B.O.B é uma sátira da criatura do filme clássico The Blob (no Brasil "A bolha assassina"); Elo Perdido uma paródia de "O monstro da Lagoa Negra"; o dr. Barata uma sátira de "A mosca de cabeça branca"; Susan uma releitura de "O ataque da mulher de 15 metros" e o Insectosauro em especial satirizando dois monstros gigantes, em sua primeira fase "Godzilla" e em sua forma final uma releitura de "Mothra".

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história gira em torno de Susan Murphy, uma mulher que está prestes a se casar com Derek. Porém, durante a cerimônia ela é atingida por um meteorito que continha uma substância misteriosa chamada Quantônio. A radiação da substância a deixou gigante e o governo, sabendo disso a capturou. Logo Susan descobre que o governo anda escondendo monstros que aparecem na Terra em um laboratório de segurança máxima, e então eles fazem as pessoas acreditarem que monstros não existem. Susan se vê rodeada então de monstros: Elo Perdido (uma criatura achada nas geleiras da Antártida. É um meio-símio, meio-peixe), B.O.B (Uma espécie de gosma. Surgiu através de uma experiência de cientistas com um tomate.), Dr. Barata (Cientista louco que, após uma experiência de transmutação que deu errado, virou uma barata com inteligência) e Insectossauro (Uma enorme criatura. Era uma larva que foi exposta à radiação). O governo então muda o nome de Susan para Ginórmica, já que ela é "gigante" e "enorme".

Porém, um alienígena chamado Gallaxhar, que está atrás do Quantônio descobre que ele caiu na Terra, faz de tudo para pegá-lo. O governo, para combater o alienígena, manda os tais monstros para enfrentá-lo.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Original Estados Unidos Personagem Dublador Brasil Dobrador Portugal
Reese Witherspoon Susan Murphy Evie Saide Catarina Furtado
Seth Rogen B.O.B. Rodrigo Oliveira Mário Bomba
Hugh Laurie Dr. Barata, PhD Dário de Castro José Wallenstein
Will Arnett O Elo Perdido Luiz Carlos Persy José Neves
Conrad Vernon Insectosaurus Conrad Vernon Conrad Vernon
Rainn Wilson Gallaxhar Márcio Simões José Jorge Duarte
Amy Poehler Computador de Gallaxhar Andréa Murucci Cláudia Cadima
Kiefer Sutherland General W. R. Monger Marco Ribeiro
Stephen Colbert Presidente Hathaway Guilherme Briggs Rui Luís Brás
Paul Rudd Derek Dietl Cláudio Galvan
Renée Zellweger Katie Fernanda Fernandes Sandra de Castro
Jeffrey Tambor Carl Murphy Mauro Ramos Quimbé

<small>Estúdio: Doublesound, Rio de Janeiro Direção:Marlene Costa

Estúdio: On Air, S.A., Portugal Direcção Actores: José Jorge Duarte Tradução & Adaptação: Cláudia Cadima Engenheiro de Som: Jorge Pinto Direcção de Produção: Raul Barbosa Produção: Isabel Barbosa / Sílvia Sotta

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Susan Murphy (Reese Witherspoon) era uma garota normal até que no dia do seu casamento é atingida por um meteorito que possuía Quantônio, a energia mais poderosa do Universo. A partir desse dia passou a ficar gigante (com cerca de 14-15 metros), com super-força, cabelos brancos (pois os seus cabelos eram castanhos) e a irradiava energia pura. Foi ai que foi capturada pelo Governo dos Estados Unidos da América e foi-lhe dada o nome de Ginórmica.

Uma teoria científica para os cabelos brancos de Susan foi que a melanina especificamente a do cabelo não cresceu junto com ela, que é um tanto controversa, pois mesmo quando o quantônio foi retirado do seu corpo e este voltou ao seu tamanho normal seus cabelos continuaram brancos. Era apaixonada pelo jornalista Derek que até o incidente do meteorito era seu noivo. Enquanto esteve enclausurada tudo que ela pensava era em Derek, fazendo com que os outros monstros também quisessem conhecê-lo. No entanto, Derek não a aceitou com seu novo tamanho e sua superforça e lhe deu um fora. Ao final do filme, ao ver o ato de heroísmo de Susan, ele propõe reatar o relacionamento, mas desta vez é ela quem não quer. Sua personalidade é de uma pessoa amável e muito compreensiva, além de ser muito otimista, tendo muita estima por todos com quem convive, o que a ajudou a adaptar-se a sua nova realidade, pois rapidamente conquistou a amizade dos outros monstros. Na maior parte do filme ela também mostrou ser muito ingênua, desde o noivado com Derek, onde ela aceitou que ele cancelaria a lua-de-mel caso tivessem mesmo casado por causa do trabalho dele e até mesmo quando é abduzida por Galaxar e acaba deixando-o extrair o quantônio de seu corpo. Mas com o desenrolar dos fatos, ela começa a adquirir autoconfiança, para de pensar e agir como uma donzela indefesa e torna-se mais segura e determinada a partir de então. Tal mudança de comportamento a faz entender que o Derek não era aquilo que ela imaginava e que não precisava dele em sua vida.

Originalmente ela é dublada Por Reese Witherspoon , no Brasil por Evie Saide e em Portugal por Catarina Furtado

  • Insectossauro (Conrad Vernon) era uma pequena larva como todas as outras até que o local onde vivia foi atingido por uma bomba atômica cuja radiação o transformou num inseto com cerca de 100 metros e lhe deu a capacidade de disparar seda pelas narinas. Apesar de ter um grande potencial destrutivo (e uma certa atração em destruir Tóquio, clara referência a Godzilla) não deixa de ser o mais querido dos monstros. O seu melhor amigo é o Elo Perdido é quem mais o protege e o único que consegue entendê-lo, já que ele fala apenas por ruídos.

a voz de Conrad Vernon permanece em todas as dublagens

  • Elo Perdido (Will Arnett) é um monstro meio-símio e meio-peixe que esteve conqelado durante 20000 anos e que só em 1961 foi descongelado por cientistas e capturado pelo Governo dos Estados Unidos da América. Ele tem uma grande força e agilidade e pode respirar debaixo de água e nadar muito depressa. A primeira coisa que ele fez depois de ser descongelado foi aterrorizar as pessoas de Malibu. No final do filme o seu maior desejo é realizado e ele passa a ser adorado pelas mulheres.

Originalmente ele é dublado Por Will Arnett , no Brasil por Luiz Carlos Persy e em Portugal por José Neves

  • B.O.B. (Bicarbonato Ostilizeno Benzoato) (Seth Rogen) é o resultado de uma experiência com um tomate de cobertura doce que resultou num ser azul, sem cérebro, com só um olho, indestrutível, totalmente flexível e gelatinoso. B.O.B, por não ter cérebro, é muitas vezes burrinho, provocando várias cenas engraçadas durante todo o filme.

Sua principal característica destrutiva é que ele come, literalmente, tudo: concreto, metal e muito mais. Justamente pelos estragos que provocou com sua "comilança" que ele foi capturado. Curiosamente, tudo o que ele ingere é digerido em segundos. Por não ter cérebro, ele tem sérias dificuldades de pensar por conta própria e muitas vezes acaba pensando que é o Dr. Barata ou a Ginórmica (por conta disso ele pensa que Derek é seu namorado em algumas cenas). Outra curiosidade é que ele se apaixona por gelatinas, apeser delas serem inanimadas.

Originalmente ele é dublado Por Seth Rogen , no Brasil por Rodrigo Oliveira e em Portugal por Mário Bomba

  • Dr. Barata (Hugh Laurie) é um cientista maluco que tentou criar uma invenção capaz de tornar o seu crânio indestrutível. Mas acabou por ficar com um exoesqueleto fazendo com que a sua cabeça ficasse com a forma da cabeça de uma barata. Apesar de tudo é o homem mais esperto do mundo, um grande amigo e um mestre da dança.

Originalmente elaeé dublado Por Hugh Laurie , no Brasil por Dário de Castro e em Portugal por José Wallenstein

  • Gallaxhar (Rainn Wilson) é um alien maligno que está a tentar usar Quantônio para se clonar e dominar a Terra (Por algum motivo, não esclarecido no filme, ele destruiu seu próprio planeta, e por isso quer a Terra.).

Originalmente ele é dublado Por Rainn Wilson no Brasil por Márcio Simões e em Portugal por José Jorge Duarte

  • General Warren R. Monger (Kiefer Sutherland) é o general que protegeu a base onde ficavam os monstros durante vários anos. Durante os créditos, aparece que ele tem 90 anos, mas ele parece ser muito mais novo.

Originalmente ele é dublado Por Kiefer Sutherland e no Brasil por Marco Ribeiro

  • Presidente Hathaway (Stephen Colbert) é o Presidente dos Estados Unidos no filme. É outro personagem que provoca muitas cenas hilárias durante o filme por ser extremamente imbecil e cometer inúmeras gafes toda vez que aparece no filme.

Originalmente ele é dublado Por Stephen Colbert no Brasil por Guilherme Briggs e em Portugal por Rui Luís Brás

  • Derek Dietl (Paul Rudd) é um homem-do-tempo da televisão local. Ele era noivo de Susan, mas logo que ela ficou gigante, ele se mostrou ser egoísta e muito interesseiro.

Originalmente ele é dublado Por Paul Rudd e no Brasil por Cláudio Galvan

  • Sonda Robô Um robô que foi mandado pra Terra,para capturar o Quantônio.No jogo,uma controversa foi encontrada,quando Elo Perdido pulou em suas pernas,este não foi afetado pelo seu escudo,fatos dizem que ele tem escudo em todas as partes do corpo,exceto suas pernas.
  • Robô Escorpião Um robô de 120 metros, que se assemelha muito a um escorpião (por isso o nome).Apareceu apenas em Monsters Vs Aliens: The Videogame.Dizem que ele apareceu no jogo apenas para que pudesse 'Atrasar' o jogador de finalizar o jogo.

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

No primeiro fim de semana de estreia arrecadou $59,321,095, ficando em primeiro lugar. Na segunda semana caiu 45.0% e se manteve em segundo lugar (atrás apenas de Velozes e Furiosos 4) arrecadando mais $32,609,165.

O filme ficou com 22 semanas de exibição na América do Norte e arrecadou $198,351,526, no resto do mundo ganhou $181,530,493. No ano já acumula a oitava maior bilheteria com o total de $379,882,019.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

No jogo,após Gallahxar tirar o Quantônio,Susan diminui.Mas em uma missão de Elo Perdido,é mostrado que ela ainda tem 15 metros.A Pergunta seria: Como Gallahxar conseguiu fazer clones com o Quantônio,sendo que este ainda estava com Susan?

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.