Monstro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
São Jorge e o Dragão, de Gustave Moreau.

Monstro (do latim Monstrum) é o nome dado genericamente a um ser fantástico ou criatura lendária, de aspecto e atos aterrorizantes e extremamente vorazes.

Os monstros aparecem em quase todas as culturas, em suas mitologias, folclores e lendas, e também na ficção, em livros e filmes de terror. Nestes contextos, o monstro encarna frequentemente a figura do Mal, que é derrotada por um herói ou cavaleiro que representa o Bem e as virtudes. Também são citados "monstros nas histórias infantis e cinematográficas. Em respeito as artes cinematográficas temos os exemplos do próprio Conde Drácula, o Frankenstein e até mesmo A Múmia, entre outros.

Monstros são, em geral, manifestações primitivas do medo subconsciente. Significa que são histórias contadas pelas avós. Podemos dizer sim, são lendas. Lendas do folclore brasileiro.Lobisomem, mula-sem-cabeça, iara, boitatá, saci-pererê, negrinho do pastoreiro e outras lendas que vem da imaginação do povo. Em alguns casos, lendas envolvendo monstros possuem um fundo de verdade em sua origem, por exemplo, em diversas civilizações antigas, são narradas lendas de criaturas com aspecto humano, hábito noturno, força sobrenatural, se alimentam de sangue humano e não envelhecem. Dai podemos chegar a conclusão de que nem todas as lendas são puramente fantasiosas. Há também muitos mitos e crenças de monstros e seres como o Frankenstein,etc. Esses mitos e crenças não são de origem Brasileira. Temos a festa do Halloween, "dia das bruxas" que comemora. Durante esse dia, é comum em alguns países as crianças andarem pelas ruas pedindo doces.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.