Rainn Wilson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rainn Dietrich Wilson
Rainn Dietrich Wilson
Nascimento 20 de Janeiro de 1966 (48 anos)
Seattle, Washington, Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano

Rainn Dietrich Wilson (nascido em 20 de Janeiro de 1966) é um ator norte-americano indicado ao prêmio Emmy e duas vezes campeão do prêmio Screen Actors Guild Award. É conhecido por suas interpretações como o neurótico Dwight Schrute na série de comédia norte americana The Office, e Arthur Martin, assistente de coveiro na série Six Feet Under, da HBO.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Primeiros Passos[editar | editar código-fonte]

Wilson nasceu em Seattle, Washington, filho de Shay Cooper, uma professora de yoga e atriz, e de Robert G. Wilson, escritor e consultor empresarial. Frequentou a Kellogg Middle School e a Shorecrest High School em Shoreline, Washington. Ele se transferiu e se formou na New Trier High School após sua família ter se mudado para Wilmette, Illinois para trabalhar no Centro Nacional Bahá'í.[1] Wilson tem formação teatral da Tufts University e da Universidade de Washington, e tem lecionado em aulas de atuação.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Além de seu papel de destaque em The Office, Wilson tem interpretado o excêntrico Arthur Martin, na série da HBO Six Feet Under. Já apareceu também nas séries CSI, NUMB3RS, e Entourage. Wilson co-estrelou um episódio da ´série Monk como um fã-assassino de baseball. Sua filmografia inclui filmes como Almost Famous, America's Sweethearts, BAADASSSSS!, Galaxy Quest, House of 1000 Corpses, Sahara e The Last Mimzy. Ele apareceu ao lado de Luke Wilson e de Uma Thurman no filme My Super Ex-Girlfriend. Também apareceu num episódio de Charmed como um alquimista de nome Kierkan. Em 24 de fevereiro de 2007, Wilson apresentou o Saturday Night Live, se tornando o segundo membro do elenco de The Office a apresentar o programa, após Steve Carell. Ele participou do filme de 2007 "Juno" no papel de Rollo, o dono de uma farmácia.

O próximo papel de Wilson será no filme The Rocker, previsto para 2008. Também esperado para 2008 é o filme Bonzai Shadowhands, co-escrito e co-produzido pelo ator. Além disso, Wilson escreveu e está co-produzindo Renaissance Men, cujo lançamento é previsto para 2010.

Wilson tem um blog no site da emissora norte-americana NBC chamado "Schrute-Space" (O Espaço de Schrute), no qual ele escreve na pessoa de Dwight.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Wilson é casado com a autora Holiday Reinhorn. Eles se conheceram numa aula de atuação na faculdade e se casaram em Kalama River. O casal tem um filho, Walter McKenzie, nascido em 2004, e vivem atualmente em Agoura Hills, California. Ele e sua família são membros da religião Bahá'í.[2]

Referências

  1. Estudillo, Terry. From Shorecrest "loser" to "The Office" poser. The Seattle Times.
  2. março 19, 2007, TIME

Ligações externas[editar | editar código-fonte]