Brenda Strong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brenda Strong
Nome completo Brenda Lee Strong
Nascimento 25 de março de 1960 (54 anos)
Brightwood, Oregon
Ocupação atriz
Cônjuge Tom Henri (1989-presente)
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Elenco em Série de Televisão - Comédia
2005 - Desperate Housewives
IMDb: (inglês)

Brenda Strong (Brightwood, Oregon, 25 de março de 1960) é uma atriz estadunidense, mais conhecida por interpretar Mary Alice Young na série de televisão Desperate Housewives. Outros trabalhos pelos quais é conhecida incluem o papel de Sally Sasser em Sports Night e papéis regulares nos seriados Scorch, The Help e agora em Dallas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Brenda nasceu em Brightwood, no estado do Oregon, mas cresceu nas proximidades de Portland, cidade do mesmo estado. Graduou-se em 1978 na Sandy Union High School, localizada na cidade de Sandy. Posteriormente, mudou-se para o Arizona, onde passou a cursar Teatro e Música na Universidade do Arizona. É uma instrutora certificada de ioga e especialista em fertilidade.[1]

Casou-se com Tom Henri em julho de 1989, e dele teve um filho chamado Zakery Henri em 1994, mas entrou com um pedido de divórcio em janeiro de 2011.[2] Vive atualmente em Los Angeles.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro trabalho após deixar a universidade foi uma ponta no videoclipe da canção "You Look Marvelous", de Billy Crystal, em 1984. Suas primeiras participações em programas de televisão surgiram em 1985, em seriados como St. Elsewhere, MacGyver e Cheers, bem como Matlock, Murphy Brown, Herman's Head, Star Trek: The Next Generation, Blossom e Twin Peaks, no qual teve um papel recorrente.

Na metade da década de 1990, ela já tinha papéis proeminentes em séries como 3rd Rock from the Sun e Party of Five, e ainda tinha mais participações acumuladas em séries como ER, Picket Fences, Silk Stalkings e Dawson's Creek. Ainda nessa mesma época, um dos seus papéis mais reconhecidos era Sue Ellen Mischke, a rival de Elaine em Seinfeld.[1]

Mais para o final da década, Strong tornou-se mais conhecida pelo público ao interpretar a rival de Dana Whitaker (interpretada por Felicity Huffman), Sally Sasser, em Sports Night. Ela também fez participações em 7th Heaven, Gilmore Girls, Everwood, Ally McBeal, Nip/Tuck, CSI: Crime Scene Investigation, Malcolm in the Middle e The Lyon's Den, por volta desta mesma época.

Sua carreira no cinema inclui filmes como The Craft, Spaceballs, The Deep End of the Ocean, Red Dragon, Black Dog, Exposed, Starship Troopers e Starship Troopers 2 (seu personagem original havia morrido no primeiro filme, mas ela retornou ao segundo em um papel diferente).[1] Mais recentemente, ela pôde ser vista no telefilme de drama Family in Hiding, do canal Lifetime, que estreou em 6 de agosto de 2006, bem como em Curb Your Enthusiasm, série na qual ela interpretou uma mulher que desperta o desejo do protagonista, Larry David.

Entre 2004 e 2006, Brenda coestrelou uma trilogia intitulada The Work and the Glory, baseada na coleção de livros homônima do autor Gerald N. Lund. Nesse meio tempo, tornou-se narradora da série Desperate Housewives, depois que sua personagem, Mary Alice Young, se suicidou no primeiro episódio. Já em 2008, a atriz participou de Boston Legal e do filme Ocean of Pearls. Em 2011, foi escalada para integrar o elenco de Dallas, no papel de Ann Ewing.[3]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d Mary Alice Young (Brenda Strong) Bio (em inglês) ABC.com. Visitado em 23 de outubro de 2011.
  2. Ashley Reich (18 de janeiro de 2011). Brenda Strong Divorce: Another 'Desperate Housewives' Split (em inglês) Huffington Post. Visitado em 23 de outubro de 2011.
  3. Fernanda Furquim (7 de abril de 2011). Brenda Strong no elenco de Dallas VEJA Online. Visitado em 23 de outubro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Brenda Strong