MacGyver

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
MacGyver
MacGyver (PT)
Profissão: Perigo (BR)
Informação geral
Formato Seriado
Duração 45
Criador(es) Lee David Zlotoff
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Henry Winkler
Narrador(es) Richard Dean Anderson
Elenco Richard Dean Anderson
Dana Elcar
Bruce McGill
Michael Des Barres
Teri Hatcher
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos ABC
Formato de exibição SD
Transmissão original 29 de Setembro de 198521 de Maio de 1992
N.º de temporadas 7
N.º de episódios 139 (lista de episódios)

MacGyver (no Brasil, inicialmente, batizada como Profissão: Perigo) foi uma série de televisão americana exibida entre a década de 1980 e 1990. O título original da série tem o nome do protagonista, Angus MacGyver, um agente secreto que não usava armas e resolvia os seus problemas graças a conhecimentos científicos, materiais comuns e um canivete suíço que sempre carregava consigo.

A capacidade inventiva do personagem, tomada como um exagero fruto de liberdade artística, é, entretanto, verossímil. Todos os truques executados por MacGyver são cientificamente viáveis.[1]

História[editar | editar código-fonte]

MacGyver foi uma série de aventura da televisão americana sobre um ex-agente secreto das forças especiais chamado Angus "Mac" MacGyver, estrelado por Richard Dean Anderson. A série foi criada por Lee David Zlotoff e produzida por Henry Winkler. Iniciado em 29 de Setembro de 1985 a 21 de Maio de 1992 na rede ABC. Foi filmada primeiramente em Vancouver, Columbia Britânica, Canadá. Dois filmes feitos para TV foram produzidos em 1994.

O recurso principal de MacGyver é uma variedade de soluções improvisadas, para escapar da captura, do desastre ou para geralmente derrotar os inimigos. Elas derivam da aplicação prática do conhecimento científico e uso de itens comuns (sempre havendo a coincidência de ter à disposição materiais úteis) - junto com seu canivete suíço.

Exemplos de engenhocas famosas realizadas pelo protagonista durante a série são bombas com chiclete, desarmamento de mísseis com tênis, máquina de soldagem com lentes de óculos quebrado, ovo cozido no radiador, selar vazamento químico com chocolate, etc. Apesar de muitos telespectadores incrédulos tomarem as façanhas científicas do personagem como meramente fictícias, todas elas são possíveis. O fato de nem todas serem passíves de reprodução deve-se ao fato de que os produtores optaram por não exibir todas as etapas nos casos de truques perigosos, como a criação de bombas, de modo a impedir que crianças os reproduzíssem.[2]

O uso de artigos para construir dispositivos júri-equipados mostra uma influência do Esquadrão Classe A (embora MacGyver não usasse arma de fogo) e incorporou a cultura popular dos Estados Unidos como "MacGyverismo".

Personagens[editar | editar código-fonte]

MacGyver[editar | editar código-fonte]

MacGyver é um herói de ação altamente inteligente que prefere resolver os conflitos sem violência, e recusa-se a carregar ou usar uma arma devido a um acidente de infância com um revólver que resultou na morte de um amigo.

Nasceu e se criou em Minnesota (o próprio Richard Dean Anderson nasceu em Minneapolis, em Minnesota). Graduou-se na Faculdade Alexander Ramsey em Roseville, Minnesota. Seu personagem é graduado em uma escola técnica fictícia chamada Western Tech onde obteve bacharelado em física. MacGyver era apaixonado por hóquei no gelo, tendo inclusive assumido no segundo episódio da segunda temporada, "The Eraser", que sonhava ser jogador de hóquei profissional.

O primeiro nome de MacGyver permanece um mistério até a última temporada. Sempre que lhe perguntam, diz que não gosta do seu primeiro nome e muda de assunto. No episódio piloto da série (que também se chama "O Piloto") MacGyver diz que seu primeiro nome é "Stace", mas esta informação não apareceu no final do episódio, embora se tratasse de um material promocional da série. Seu primeiro nome foi revelado oficialmente em "Good Knight, MacGyver", em que descobre que tinha um antepassado do século VII, Angus MacGyver, e admite que compartilham de seu primeiro nome; repetido no final da série, onde surge o filho de MacGyver, cujo nome do meio é Angus.

Personagens Coadjuvantes[editar | editar código-fonte]

Outros personagens notáveis incluem:

Peter "Pete" Thornton (Dana Elcar)
É o chefe e melhor amigo do MacGyver. Pete estava em uma operação do Departamento de Serviços Externos (DXS), que foi onde ele foi surpreendido pelo ingênuo Mac ao seguir Murdoc, um assassino internacional. Quando Pete assumiu como diretor de operações na fundação Phoenix sete anos mais tarde, trouxe consigo MacGyver.
Pete tem um filho chamado Michael, de uma união precedente.
No episódio "O piloto", o ator Dana Elcar representa um outro personagem completamente diferente, chamado "Andy Colson". O personagem de Pete Thornton não apareceu até o episódio "Nightmares".
Em 1991, o ator Dana Elcar começou a desenvolver o glaucoma, uma doença degenerative dos olhos que causa a cegueira. Esta circunstância foi escrita e mostrada na série, e o personagem Pete desenvolveu também a doença. Um número de anúncios de serviço público foram mostrado no fim de muitos dos episódios, incentivando os telespectadores a começar verificar cedo sobre a doença.
Dana Elcar faleceu em 6 de junho de 2005, com 77 anos de idade.
Jack Dalton (Bruce McGill)
É um aviador e um velho amigo de MacGyver com fracassados esquemas de enriquecer fácil que sempre lhe trazem problemas. Sempre com um quepe de aviador e um tique nervoso no olho quando mente.
Murdoc (Michael Des Barres)
Esse é o oponente do MacGyver que sempre retorna, é um assassino mestre que nunca falha--exceto quando MacGyver se envolve na trama. Sua primeira aparição na série foi apresentada na segunda temporada. Murdoc retorna para se vingar do seu primeiro encontro -- para surpresa de MacGyver, Murdoc tinha sido aparentemente morto enquanto escapava, nessa ocasião. Esquema de vingança de Murdoc não apenas falha, mas resulta aparentemente na sua morte outra vez. Este retorno transformou-se em um tema: cada uma de suas aparições terminou em uma outra "morte", em que no momento do desastre, sempre grita "MACGYVER!" (com exceção no episódio 89 "Halloween knights", quando morre sem gritar essa frase). Então, em um episódio anterior, existem invariáveis e incríveis formas de sobreviver.
Murdoc é membro de uma associação de Homicidas internacional (HIT), uma organização de assassinos, até falhar em matar MacGyver com as própria mãos.
Penny Parker (Teri Hatcher)
Penny Parker e MacGyver se conheceram em um aeroporto na Bulgária ("Every Time She Smiles") quando tentou contrabandear algumas jóias em seu bolso para fora do país. Com pouco talento mas com grandes sonhos, sempre que vai atrás de um novo negócio começa um outro problema, ela foi utilizada algumas vezes por Murdoc para tentar eliminar MacGyver.
Os Coltons (Della Reese, Cleavon Little, Richard Lawson, Cuba Gooding Jr.)
É uma família de mercenários, que foram exibidos um de cada vez - o único capítulo em que mais de um aparece é na temporada final, que na ocasião eles fizeram o episódio inteiramente, relatado pelo MacGyver. Este episódio, foi chamado de "The Coltons".
Harry Jackson (John Anderson)
Harry Jackson, é o avô de MacGyver, se tornou o "pai" de MacGyver depois que sua avó e o seu pai morreram em um acidente de carro. Sete anos mais tarde, deixou MacGyver. Depois de uns outros dezesseis anos Harry e MacGyver encontraram-se outra vez em "Target MacGyver", em que MacGyver e seu avô trabalharam juntos para derrotar um assassino chamado Axminster (encenado por D'Mitch Davis). Entre a quinta temporada no episódio "Passages" e na sexta temporada no episódio "Harry`s Will", Harry morre de um ataque cardíaco.
Nikki Carpenter (Elyssa Davalos)
Nikki Carpenter entrou na Fundação Phoenix na terceira temporada.

Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, da primeira à terceira temporada (até o episódio 18) a série foi dublada pelo estúdio Herbert Richers, e do episódio 19 da terceira temporada até o final da série pelo estúdio VTI Rio - trazendo Garcia Jr. como a voz do protagonista (apenas do episódio 5 ao episódio 18 da terceira temporada MacGyver foi dublado por Julio Cesar). Em TV aberta, estreou em 06 de janeiro 1986, na Rede Globo, às segundas 21:30, que criou uma abertura própria utilizando um pequeno trecho da música Tom Sawyer, da banda canadense Rush. A música tema original, no entanto, é de Randy Edelman. Atualmente a série é exibida nos canais RBTV, Ulbra TV, Rede Estação, Sessão de Reprises e TCM.

As quatro primeiras temporadas foram lançadas em formato DVD pela Paramount Brasil, com o som original e dublagens em português e espanhol, porém sem nenhum extra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O regresso em 2012[editar | editar código-fonte]

Richard Dean Anderson - 2008

Richard Dean Anderson regressa novamente como MacGyver a 18 de setembro de 2012 em pequenos episódios criados pela Mercedes-Benz para o lançamento do novo Citan na Europa. A série estará disponível no site oficial do Citan.[3] Os episódios foram gravados em Joanesburgo, África do Sul em julho de 2012. Um trailer está disponível no YouTube.[4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: MacGyver