Nip/Tuck

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nip/Tuck
Nip/Tuck (PT)
Estética (BR)
Informação geral
Formato Série
Duração 44 minutos
Criador(es) Ryan Murphy
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Ryan Murphy
Brad Falchuk
Lyn Greene
Michael M. Robin
Richard Devine
Sean Jablonski
Jennifer Salt
Elenco Julian McMahon
Dylan Walsh
Joely Richardson
John Hensley
Roma Maffia
Kelly Carlson
Jessalyn Gilsig
Bruno Campos
Valerie Cruz
Tema de abertura “A Perfect Lie” dos The Engine Room
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos FX
Transmissão original 22 de julho de 20033 de março de 2010
Nº de temporadas 6
Nº de episódios 100 (lista de episódios)

Nip/Tuck (no Brasil, Estética) é um polêmico seriado dramático dos Estados Unidos. Foi criado por Ryan Murphy para o canal a cabo FX Networks. Cada episódio geralmente envolve os procedimentos de um ou mais pacientes, e também apresenta a vida pessoal e profissional de seu elenco principal. Aborda o lado obscuro das cirurgias plásticas, mostrando os tortuosos caminhos que as pessoas percorrem em busca da beleza e perfeição: o culto excessivo ao corpo, a importância da aparência, cirurgia estética como resolução de todos os problemas de uma vida vazia.

A série estreou nos EUA em 2003 e terminou na 6ª temporada em 3 março de 2010, com o episódio 100. O show teve 45 indicações a prêmios, ganhando um Globo de Ouro e um Emmy. Recebeu muitos elogios e muitas críticas, devido as suas representações explícitas de temas como violência, sexualidade, uso de drogas e procedimentos cirúrgicos. O criador da série, Ryan Murphy, disse que os casos médicos na mostra estão "90 por cento com base em fatos".

No Brasil, é exibido pelo canal a cabo FX e pelo SBT com o nome Estética dentro do programa Tele Seriados. Em Portugal foi transmitido pela TVI e aos fins de semana pela Fox Life Portugal.

Premissa[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Nip / Tuck segue a vida de dois cirurgiões plásticos de Miami, proprietários de um centro de cirurgia plástica no sul da Flórida, o McNamara / Troy. Um deles é Sean McNamara (Dylan Walsh), que tem problemas em casa, e tenta manter sua família unida, fazendo o possível para corrigir a duro caminho que ele e sua esposa Julia (Joely Richardson) estão enfrentando. O outro, Christian Troy (Julian McMahon), usa seu charme para seduzir candidatas em potencial e realiza negócios obscuros, muitas vezes por amor ao dinheiro. Enquanto Sean leva seu trabalho a sério, muitas vezes precisa corrigir alguns erros de Christian. Durante a primeira temporada, um traficante colombiano forçou os dois a realizar cirurgias grátis sempre que ele quisesse. O casamento de Sean começa a se desgastar, e ele tem um caso com uma paciente, Megan O'Hara. Julia volta para a faculdade, mas é obrigada a interromper novamente devido a um aborto. Christian descobre que é pai de um bebê com uma mulher chamada Gina, que ele conheceu na "Sexaholics Anonymous". Quando o bebê nasce, descobre-se que é negro, e que não é de Christian.

A segunda temporada começa com Sean e Christian fazendo 40 anos, e Christian e Gina se unem para evitar que o bebê não vá para as mãos de seu pai biológico, que também luta pela custódia do filho. Sean e Julia estão felizes novamente, porém, Julia revela que Matt é filho de Christian. Eventualmente, Sean descobre, o que causa a separação entre ele e Julia. Ele e Christian encontrar uma maneira de permanecer amigos. Um estuprador serial chamado Entalhador faz diversas vítimas em Miami, cortando seus rostos sempre do mesmo jeito, e Sean se compromete em corrigir seus rostos. Sean e Julia contratam uma life coaching, Ava. Ela forma um relacionamento sexual com Matt, e ambos são criticados desde o começo devido à grande diferença de idade entre os dois e pelo seu filho problemático, Adrian.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Produção[editar | editar código-fonte]

Em sua estreia, Nip/Tuck foi a série de maior audiência na TV a cabo americana, e a de maior índice de audiência de séries de TV a cabo entre telespectadores de 18-49 e 25-54 anos de idade. A quinta temporada estreou nos EUA em 30 de outubro de 2007, porém, a produção foi afetada pela Greve dos Roteiristas. Assim, a quinta temporada só foi concluida em 3 de março de 2009. A sexta temporada estreou nos EUA em 14 de outubro de 2009, dá uma estancada por três semanas devido aos feriados natalinos, retoma em janeiro de 2010 e a série é encerrada em 3 de março de 2010, em seu 100º episódio, que foi filmado sem a presença de Ryan Murphy, que estava na Índia observando locações para as filmagens da versão cinematográfica do livro "Comer, Rezar, Amar".

A série, embora não seja estritamente uma telenovela, apresenta alguns “story arcs” (tramas que se desenvolvem ao longo da série e que se ligam ao longo dos episódios).

A série é famosa por abordar temas polêmicos tais como incesto, homossexualidade, mudança de sexo, drogas, pornografia e AIDS, e tem atraído críticas de grupos como o Parents Television Council (uma organização sem lucro dos EUA dedicada na educação dos pais em relação a conteúdos televisivos) e outros devido as suas cenas explícitas de procedimentos cirúrgicos e atos sexuais. O Parents Television Council já tentou tirar o seriado do ar inúmeras vezes.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Personagem Ator Informação
Sean McNamara Dylan Walsh Todas as Temporadas
Christian Troy Julian McMahon Todas as Temporadas
Julia McNamara Joely Richardson Todas as Temporadas
Matt McNamara John Hensley Todas as Temporadas
Liz Cruz Roma Maffia Todas as Temporadas
Kimber Henry Kelly Carlson Temporadas 3–6 (Temporadas 1–2, recorrente)
Gina Russo Jessalyn Gilsig Temporada 3 (Temporadas 1–2, recorrente; 4–5, convidada)
Quentin Costa Bruno Campos Temporada 3 (Temporada 2, convidado)
Grace Santiago Valerie Cruz Temporada 1

Personagens de Suporte[editar | editar código-fonte]

Personagem Ator Informação
Annie McNamara Kelsey Batelaan Todas as temporadas(recorrente)
Wilber Troy Joshua e Josiah Henry Temporadas 2, 4–6 (recorrente)
Enfermeira Linda Linda Klein Todas as temporadas (recorrente)

Episódios[editar | editar código-fonte]

Assuntos abordados pela série[editar | editar código-fonte]

O seriado vem atraindo controvérsia por lidar com questões sensíveis como homossexualidade, transexualidade, estupro e incesto, entre outros. Mas isso também explica a popularidade do seriado, já que muitos fãs o assistem devido à maneira explícita com que o programa aborda esses temas. Um grupo em particular que Nip/Tuck tem atraído criticas é o Parents Television Council (Conselho Televisivo de Pais), que vem criticando o programa pela a abordagem irresponsável e insensível, na perspectiva do conselho, em relação às questões polêmicas, especialmente quando crianças podem estar assistindo (embora o programa passe tarde da noite e apresente avisos de prudência ao telespectador). Uma cena em particular envolvendo um ménage à trois iniciou uma campanha para tirar o programa do ar, escrevendo para os patrocinadores da série que os produtos deles seriam boicotados. Até agora, várias companhias retiraram seu patrocínio, embora a Sony, um dos maiores patrocinadores do programa, continua apoiando o seriado. Recentemente, cena de uma mulher cuja mãe e irmã morreram de câncer de mama, extirpando o próprio seio com uma faca elétrica, voltou a atrair a ira do Parents Television Council. Por enquanto, nenhuma resposta oficial foi dada a essas criticas, nem pela FX nem por Ryan Murphy.

Prémios[editar | editar código-fonte]

Vencedores[editar | editar código-fonte]

  • Prémios Emmy:
    • Melhor maquiagem para uma Série, Minissérie, Filme ou Especial (prótese). (2004)

Nomeados/indicados[editar | editar código-fonte]

  • Prémios Emmy (2004):
    • Melhor direção de uma Série Dramática, Melhor design de título principal, Melhor música tema principal e Melhor maquiagem para uma Série (sem prótese).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]