Rich Man, Poor Man

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Rich Man, Poor Man (em português Homem Rico, Homem Pobre) foi uma premiada série de televisão americana de 1976[1] baseada no livro Pobre Homem Rico, de Irwin Shaw.

Muitos historiadores consideram como a primeira minissérie americana por ter sido ela a dar início à exploração desse formato na TV. Com um total de 12 episódios (transformados em oito de 1h30) a produção foi exibida pela rede ABC. A história narrava a saga de uma família entre as décadas de 1940 e 1960.

A série teve enorme êxito e venceu quatro Prémios Emmy e quatro Globos de Ouro que no final da segunda série televisiva 1976-77 se sagrou o segundo campeão de audiências. Narra a história da família Jordache, centrando-se nos dois irmãos Rudy (Peter Strauss) e Tom (Nick Nolte) e nos diferentes caminhos que as suas vidas tomam com o passar do tempo, levando um a desfrutar de uma enorme riqueza e poder e outro quase à destruição. Impulsionados e atraídos pela ambição, a cobiça, a revolta, o amor e a luxúria, ambos terão de enfrentar uma ampla variedade de personagens.

Tendo como cenário histórico etapas como a Guerra da Coreia, a Revolta dos Estudantes e a Revolução Negra e abordando corajosamente temas como o adultério e o alcoolismo, "Homem Rico, Homem Pobre" é uma série pioneira no seu formato com lugar já conquistado na história da televisão.

Dirigida por Bill Bixby, David Greene e Boris Sagal, foi transmitida pela ABC e produzida pela Universal Television.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Brooks, Tim; Marsh, Earle F.. . [S.l.: s.n.]. ISBN 0-345-49773-2

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Rich Man, Poor Man