Talia Shire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Talia Shire (nascida em 25 de Abril de 1946) é uma atriz estadunidense de ascendência italiana.

Nascida Talia Rose Coppola em Lake Success, Nova York; ela é irmã do diretor e produtor Francis Ford Coppola e sobrinha do compositor Anton Coppola. Ela foi casada com o compositor David Shire, com quem teve um filho, Matthew Orlando Shire. Ela teve outros dois filhos, atores/músicos Jason Schwartzman e Robert Schwartzman, do seu segundo casamento com o também produtor Jack Schwartzman.

Talia Shire ficou famosa atuando em The Godfather e como a esposa do Rocky Balboa nos filme da serie Rocky. Mais tarde ela pintou Adrian Pennino (rebatizado mais tarde por Francesco Pennino, nome do seu avô) o nome do seu personagem mais famoso Adrian Pennino que ficou conhecido mundialmente pela série Rocky interpretado por Sylvester Stallone, é uma homenagem ao seu avô materno Francesco Pennino.

Ela é a mãe dos atores Jason e Robert Schwartzman e tia do ator Nicolas Cage. Foi indicada duas vezes para o Oscar:Atriz Coadjuvante por The Godfather Part II (1974) e Atriz Principal por Rocky em 1976. Nas duas oportunidades acabou perdendo.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.