I Heart Huckabees

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
I Heart Huckabees
Os Psico-Detectives (PT)
Huckabees - A Vida é uma Comédia (BR)
Estados Unidos
2004 • cor • 106 min 
Direção David O. Russell
Roteiro David O. Russell
Jeff Baena
Elenco Dustin Hoffman
Isabelle Huppert
Jude Law
Jason Schwartzman
Lily Tomlin
Mark Wahlberg
Naomi Watts
Género documentário e ficção
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

I ♥ Huckabees (conhecido como I Heart Huckabees ou I Love Huckabees; no Brasil, Huckabees - A Vida é uma Comédia, e em Portugal, Os Psico-Detectives), é um filme americano de 2004, produzido e dirigido por David O. Russell, que co-escreveu o roteiro com Jeff Baena.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Albert Markovski (Schwartzman) é um jovem que lidera uma facção local de um grupo ambientalista, a "Open Spaces Coalition". Esperando achar as respostas do que parece ser uma absurda coincidência na sua vida, ele contrata dois detetives existencialistas , Bernard e Vivian Jaffe (Hoffman e Tomlin). Estes detetives oferecem a Albert sua visão otimista do existentialismo — eles o chamam de interconetividade universal (ele tem alguns dogmas do Romantismo ou mesmo das filosofias transcendentalista ) — e observa-lo, ostensivamente para ajudá-lo a resolver a coincidência. Brad Stand (Law) é um sombrio e poderoso executivo nas Huckabees, uma cadeia de lojas tipo Wal-Mart. Ele se infiltra na Open Spaces e carismaticamente substitui Albert como líder. Dawn Campbell (Watts) é a namorada de Brad e a face e voz da Huckabees; ela aparece em todos os comerciais da loja.

Bernard e Vivian introduzem Albert a Tommy Corn (Wahlberg), um obcecado bombeiro antipetroleo. Tommy é contratado por Albert como o seu "outro", um espírito aparentado. Tommy termina por abandonar e enfraquecer a Jaffes ao apresentara a Albert, Caterine Vauban (Huppert), uma estudante da Jaffes que defende uma filosofia opositora o niilistíca/absurdista.

Ela ensina a eles como desconectar seus seres internos em sua vida cotidiana e dos seus problemas, para sintetizar um estado de "pureza do ser" expresso por parar de pensar. Se livrado dos seus problemas, eles desejam manter esta sensação para sempre, ainda que ela diga a eles que é inevitável voltar ao drama humano, e entender que o centro da verdade deste drama é miseravel e sem sentido. Nas tentativas posteriores de Brad derrubar Albert, ele e Dawn também acabam influenciados por Bernard e Vivian.

Albert atinge a iluminação quando ele sintetiza as duas visões opositoras de Jaffes e Vauban para compreender a verdade cósmica existente em tudo. De forma simpática, Albert entende que ele e Brad não são diferentes, que tudo esta intricavelmente conectado, mas estas conecções necessariamente acabam por causar uma dor inconsciente da dolorosa realidade da existência humana.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Crítica[editar | editar código-fonte]

O filme teve seu lançamento 1 de Outubro de 2004 com uma bilheteria record de US$ 73.044 em New York e Los Angeles. A opinião da Critica para o filme foi desencontrada. Alguns críticos ficaram descontentes com a abundância de metafísica e questões filosóficas enquanto outros ovacionaram o filme pelo seu humor rápido e a introdução ao existencialismo. Outros acharam o roteiro, escrito por David O. Russell e Jeff Baena, ser confuso e desfocado enquanto muitos elogiaram a sua criatividade e originalidade. A Maioria dos críticos concordaram que as atuações foram ótimas, particularmente de Mark Wahlberg como Tommy Corn.

A despeito de algumas criticas severas, o filme tem se tornado um cult desde o seu lançamento e tem mostrado ir bem nas vendas dos DVDs.

Sites baseados no filme[editar | editar código-fonte]

Com a campanha de propaganda do filme, cinco sites ficcionais foram criados. Eles foram retratados como se estivessem realmente envolvidos com os personagens e empresas apresentadas no filme. Cada site tem uma ligação para o "Disclaimer" no fundo que leva ao site da FOX Searchlight oficial do filme. O sites são os seguintes:

  • A corporação Huckabees: O site "oficial" da cadeia de lojas Huckabees. Características da história da loja, propagandas, três anúncios de televisão apresentando Dawn Campbell é um faixa de promovendo a colaboração da Huckabees à colisão Open Spaces.
    • Este site esta inativo desde Janeiro de 2006. Ele pode ser visitado nos arquivos da Internet na seguinte ligação: [2]
  • A coalião Open Spaces: Este site é feito por Albert Markovski e descreve a importância dos marshlands ele esta tentnaod proteger e cordenar a ajuda pela causa. Também no site poeticamente escrito por Markovski, tem flyers para download, e um capítulo que deverá ainda ser postado. O site da coalizão Open Spaces é notavelmente menois sofisticado do que o site da corpotação Huckabees.
    • Este site esta inativo desde Janeiro de 2006. Ele pode ser visitado nos arquivos da Internet na seguinte ligação: [3]
  • Jaffe & Jaffe, Detetives Existenciais: O site promove a agencia de detetives de Jaffe. Ele explica a metodologia dos detetives, mostrando dois casos para o estudo e questionamento online. O site também expressa que os detetives não acreditam em propaganda ou sites promocionais mas eles "precisan aumentar em 23% seu negocio".
    • Este site esta inativo desde Janeiro de 2006. Ele pode ser visitado nos arquivos da Internet na seguinte ligação: [4]
  • O blog de Tommy Corn: O weblog do bombeiro Tommy Corn. O blog foi atualizado sem grande freqüência e contém apenas sete entradas. Comentários Reais podem ser postados, mas estes comentários serão apagados é não será mais permitido faze-los. Isto pode ser de fato a que algumas pessoas mencionam o filme que atrapalha a proposta de "realidade" do site. A última atualização foi em 2 de Novembro de 2004 e urges readers to vote. O cadastro do usuário de Corn (que foi visto nais de 13.000 vezes), ele lista seus filmes favoritos como O sete selos e seus musicos prediletos Jefferson Airplane e Jon Brion. Brion escreve algo sobre o filme.
  • Caterine Vauban: O site de Caterine Vauban, autora de "Se não aogra".
    • Este site esta inativo desde Janeiro de 2006. Ele pode ser visitado nos arquivos da Internet na seguinte ligação: [5].

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Jon Brion fez o tema e sete canções originais para o filme. Ele tem seu propruio método para escrever temas para filmes com em (Punch-Drunk Love, Eternal Sunshine of the Spotless Mind) envolve uma colaboração intima com os diretores. Neste processo, David O. Russell se sentou na mesma sala com Brion e observou uma curta versão do filme. Russell mostrou o que ele queria retratar e Brion compôs a música para as descrições de Russell. O processo pode ser visto na versão para DVD.

David O. Russell, enquanto trabalhava com Brion, lançou seu primeiro álbum solo, Meaningless. Russell mencionou que o álbum de Brion fazia questões similares a aquelas que Russell estava tentando mostrar em I ♥ Huckabees. Em particular, Russell informa que as questões em Meaningless são intimas as questões levantadas pelos pontos de vista negativos e obscuros de Caterine Vauban.

Efeitos visuais[editar | editar código-fonte]

Os efeitos visuais para este filme foram feitos em 3 Macintosh G5 por Russell Barrett, Scott Puckett e Joe Kastely.[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: I Heart Huckabees