Edie Falco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Edie Falco
Falco no Festival de TriBeCa em 2009.
Nome completo Edith Falco
Nascimento 5 de abril de 1963 (51 anos)
Nova Iorque, Nova Iorque,
 Estados Unidos
Ocupação Atriz
Atividade 1987–presente
Emmy Awards
Melhor Atriz em Série Dramática
1999 – The Sopranos
2001 – The Sopranos
2003 – The Sopranos
Melhor Atriz em Série de Comédia
2010 – Nurse Jackie
Prêmios Globo de Ouro
Melhor Atriz em Televisão – Drama
2000 – The Sopranos
2003 – The Sopranos
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Atriz em Série Dramática
2000 – The Sopranos
2003 – The Sopranos
2008 – The Sopranos
Melhor Elenco em Série Dramática
1999 – The Sopranos
2008 – The Sopranos
IMDb: (inglês)


Edith Falco (Nova Iorque, 5 de julho de 1963) é uma premiada atriz norte-americana, conhecida por seu papel de Carmela Soprano na série The Sopranos da HBO, exibida no Brasil pelo SBT e por estrelar a série Nurse Jackie da Showtime que no Brasil é exibido pelo Studio Universal.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Edie Falco nasceu no Brooklyn, Nova York, filha de Judith Anderson, uma atriz e Frank Falco, um baterista de jazz. Seu pai é Italo-Americano e sua mãe sueca-americana. Falco tem três irmãos, Joseph, Paul e Ruth. O Dramaturgo e poeta Eduardo Falco é seu tio. Ela tem um filho adotivo chamado Anderson Falco e uma filha adotiva chamada Macy Falco.

Falco é graduada de Northport High School em 1981, depois de jogar Eliza Doolittle em uma produção de My Fair Lady. Participou do prestigiado Deliberando Programa de Aquisição SUNY com colegas atores Stanley Tucci e Ving Rhames.

No início de sua carreira, Falco fez pequenas aparições em séries de televisão como Law & Order (br: Lei e Ordem). Também chegou a participar do filme Leis da Gravidade de Nick Gomez em 1992. Depois, em 1997 fez sucesso na série Oz da HBO no papel de uma policial.

Em 2007 Edie ganhou os prêmios Golden Globe, Emmy e SAG Award por sua atuação como Carmela Soprano na série The Sopranos. Edie também apareceu em mais filmes como, Trust, Cop Land, Random Hearts e Freedomland. Até em Junho de 2009 estrelar a série Nurse Jackie da Showtime. Seu papel é de uma enfermeira que sofre problema crônico nas costas e busca o alívio através de drogas, Jackie é casada, tem duas filhas e é chefe de enfermagem do hospital em que trabalha.

Edie já afirmou ter tidos problemas com alcoolismo. E em 2003 foi diagnosticado um cancêr de mamá, no qual ela sobreviveu e tentou não tornar a notícia publica durante um ano.

Em sua carreira Edie Falco ganhou inúmeros prêmios e nomeações, todos pela série The Sopranos, exceto um que foi por sua pequena participação em 30 Rock.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]