Mindy Kaling

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mindy Kaling
Kaling em 2008
Nome completo Vera Chokalingam
Nascimento 24 de junho de 1979 (35 anos)
Cambridge, Massachusetts
 Estados Unidos
IMDb: (inglês)

Mindy Kaling, nome artístico de Vera Mindy Chokalingam (24 de junho de 1979) é uma atriz, comediante, roteirista e produtora americana. Mindy é mais conhecida por interpretar a personagem Kelly Kapoor na série da NBC The Office na qual foi também co-produtora executiva e roteirista de diversos episódios.[1] Atualmente a atriz é a protagonista em The Mindy Project, uma série criada por ela, exibida na Fox.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Mindy nasceu em  Cambridge, Massachusetts, filha de Avu Chokalingam, um arquiteto e Swati Chokalingam (née Roysircar), uma obstetra/ginecologista. Seus pais nasceram na Índia  e imigraram para os Estados Unidos em 1979, no mesmo ano que Kaling nasceu.

Kaling formou-se na Buckingham Browne & Nichols, uma escola particular em Cambridge, Massachusetts, em 1997. No ano seguinte, ela ingressou no Dartmouth College,onde era membro da trupe de comédia improvisada "The Dog Day Players", do grupo acappella "The Rockapellas", criadora da tirinha "Badly Drawn Girl" quer era publicada noThe Dartmouth (jornal universitário), e escritora no Dartmouth Jack-O-Lantern (revista de humor da universidade). Kaling graduou-se em bacharel em dramaturgia na Univesitade de Dartmouth no ano de 2001.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Aos 19 anos , quando era estudante em Dartmouth, estagiou no programa Late Night with Conan O'Brien. Com o fim dos seus estudos. Mindy se mudou para o Brooklyn, nesta época trabalhou como babá e assistente de produção em um programa de tv a cabo. Durante esse tempo ela também fazia shows de stand-up em Nova York.

No ano de 2003, juntamente com Brenda Wlthers, escreveu a peça Matt and Ben para a Broadway, que foi considerada pela revista Time uns dos 10 melhores eventos teatrais do ano. Além disso, Mindy possuía um blog que se tornou célebre chamado “Things I’ve Bought That I Love",[3] que foi remanejado para seu website em setembro 2011.

Em 2004 o produtor Greg Daniels contratou Kalling como escritora/atriz para a série de Office, na qual ela Interpretou Kelly Kapoor. Kalling escreveu 22 episódios para a série, trabalho que lhe rendeu uma co-indicação ao Emmy. Ainda como trabalho dedicado à série, ela dirigiu um spin off chamado The 3rd Floor, que era exibido somente na internet.

Atualmente, Mindy é estrela da comedia The Mindy Project, na qual ela é também produtora e escritora. 

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.