The Penguins of Madagascar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Penguins of Madagascar
The Penguins of Madagascar
Os Pinguins de Madagascar (PT/BR)
Logotipo da série.
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 11 min. cada episódio
Criador(es) Tom McGrath
Eric Darnell
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Bret Haaland
Nick Filippi
Elenco Tom McGrath
John DiMaggio
Jeff Bennett
James Patrick Stuart
Danny Jacobs
Kevin Michael Richardson
Andy Richter
Nicole Sullivan
Neil Patrick Harris
Mary Scheer
Conrad Vernon
Tara Strong
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Nickelodeon
Formato de exibição SDTV
HDTV
Transmissão original 29 de novembro de 2008 - 31 de Janeiro de 2014
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 160 (lista de episódios)

The Penguins of Madagascar (no Brasil e em Portugal Os Pinguins de Madagascar ) é uma série estadunidense em CGI exibida na Nickelodeon. É estrelada por nove personagens do filme Madagascar da DreamWorks Animation. Os pinguins são, Capitão (Tom McGrath), Kowalski (Jeff Bennett), Recruta (James Patrick Stuart) e Rico (John DiMaggio); os lêmures são, Rei Julien (Danny Jacobs), Maurice (Kevin Michael Richardson) e Mork (Andy Richter); Mason (Conrad Vernon) e Phil são os chimpanzés. Novos personagens para a série incluem Marlene, a lontra (Nicole Sullivan) e uma tratadora chamada Alice (Mary Scheer). É o primeiro Nicktoon produzido com a DreamWorks Animation.

Com o episódio piloto "Gone in a Flash", exibido como parte da "Superstuffed Nicktoons Weekend" em 29 de novembro de 2008, Os Pinguins de Madagascar se tornou uma série regular em 28 de março de 2009. A estreia da série atraiu mais de seis milhões de espectadores nos Estados Unidos, estabelecendo um novo recorde na lista das estreias mais assistidas.[1] [2]

Embora a série ocasionalmente faça alusão ao resto da franquia, Os Pinguins de Madagascar não ocorre em um momento preciso dentro dela.[3] McGrath, que também é o co-criador dos personagens do filme, disse que a série se passa "não especificamente antes ou depois do filme, eu só queria que tudo voltasse ao zoológico. Penso nisso como tendo lugar em um universo paralelo".[3]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Na série, Capitão, Kowalski, Rico e Recruta ainda acham que são uma tropa de elite dentro do zoológico do Central Park. Quando não estão entretendo os humanos, os irmãos pinguins partem para missões nas perigosas ruas de Nova York. Julien, o Rei dos Lêmures, e a sua gangue são os rivais do quarteto polar, embora eles não atrapalhem o quarteto de propósito.

Eles tem mais que uma missão, e o Capitão sempre quis ir para as ruas de Nova York. Mas também não podemos esquecer que a maior missão deles é proteger o Zoológico por isso as missões de salvamento, entre outros. Que é muito animada e interativa.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Os Pinguins de Madagascar apresenta os quatro pinguins da franquia Madagascar, assim como os dois chimpanzés e os três lêmures. Novos personagens para da série incluem Marlene a lontra e a tratadora chamada Alice, entre outros.[3]

Todos os quatro personagens pinguins são projetados de modo diferente no desenho animado do que eles estão no filme, para torná-los mais original e mais fácil de distinguir. A cabeça do capitão é mais plana na série, Kowalski é mais alto, Recruta é mais curto e redondo, e Rico tem uma cicatriz inexplicável na boca. Suas personalidades e habilidades também foram exageradas. A textura dos personagens também foi alterada para ser mais adequada para o trabalho na televisão.[3]

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

  • Capitão (Tom McGrath) é o líder dos pinguins; ele cria táticas e dá ordens. Geralmente é calmo e calculista e tem arrogância exagerada. Normalmente vê tudo como algum tipo de operação militar secreta. É mostrado que ele tem um medo secreto de agulhas. Por causa de Hans(um inimigo dele) ele não pode viajar para a Dinamarca. O Capitão pode às vezes ser visto com peixes ou uma xícara de café. Ele tem um inimigo chamado Dr. Narina. Muitos fãs acreditam que ele gosta da Marlene.
  • Kowalski (Jeff Bennett) é muito inteligente, mas se excede ao analisar as situações. Kowalski é o que tem menos habilidade de luta.
  • Recruta (James Patrick Stuart) é o pinguim mais sensível emocionalmente do grupo, tem um talento para quebrar códigos. Apesar de ser o menos experiente dos quatro pinguins, é mostrado como sendo o mais realista. Fala com sotaque britânico e às vezes é propenso a acidentes. É muito adorável, mas o seu maior defeito é gostar de uma série de TV ridícula de unicórnios, chamada de Lunacórnios, uma sátira ao seriado My Little Pony. Consegue fazer uma coisa que os pinguins chamam «hiper adorável», que quando a faz os animais que não são pinguins e os humanos que o vêm desmaiam.
  • Rico (John DiMaggio) é o especialista em armas e explosivos do grupo, se comunica principalmente através de grunhidos e guinchos. Rico engole ferramentas úteis, como a dinamite, e os vomita quando necessário. Ele tem uma cicatriz na bochecha esquerda, e mostra o seu amor pela sua boneca Betsy, uma alusão a Barbie. Mostra um impressionante talento artístico, principalmente em pintar quadros. Também costuma ser utilizado nos testes de Kowalski, pois se algo dá errado o Rico estará lá para sofrer as consequências.
  • Rei Julien XIII (Danny Jacobs) é um divertido lêmure de cauda anelada. O auto-proclamado Rei Lêmure muitas vezes compete com Capitão e ainda tem uma luta física com eles em "Assalto e Baterias", em que se repara que o Rei Julien é mais ágil que Capitão. Julien não pode ser considerado um antagonista, e sim protagonista, pois muitas vezes Capitão o provoca, e muitas outras eles se ajudam. Julian aparenta ter uma hiper-sensibilidade nos pés, principalmente no inverno, um motivo para ele sempre chutar Mort, que tenta se agarrar nos pés deles.
  • Maurice (Kevin Michael Richardson) é o servo leal de Julian também conhecido como seu braço-direito. O nome pronuncia-se "Môrrice".
  • Mort (Andy Richter) é a "criaturinha adorável" do Zoo. É considerado o "zoiudinho" para os pinguins e, por ser bastante irritante para Julien (pelo menos na sua cabeça), é muitas vezes esquecido pelo próprio. A partir de "Larga do pé", Mort demostra ser muio obcecado pelos pés do Julian, tentando tirar a vontade de pegar os pés, porém falhou, ao salvar o Julien.
  • Marlene (Nicole Sullivan) é uma lontra que vive ao lado dos pinguins e dos lêmures, só que fala mais com os pinguins e tem uma paixão por viola espanhola. Ela foi transferida do Monterey Bay Aquarium na Califórnia.
  • Mason (Conrad Vernon) e Phil são dois chimpanzés bastante amigos da Tropa Ártica. O Phil, irmão de Mason, não sabe falar(por isso que se comunica com códigos), mas lê muito bem e é bem inteligente.

Personagens secundários[editar | editar código-fonte]

  • Alice (Mary Scheer) é uma funcionária do zoológico, aparenta não gostar muito do seu emprego.
  • Rei dos Ratos (Diedrich Bader) é um rato de laboratório que foi geneticamente modificado fazendo ele ficar muito musculoso. Ele reside nos esgotos. Ele é um antagonista secundário para os pinguins.
  • Roger (Richard Kind) é um jacaré que embora pareça por sua forma física ser durão e forte, ele e amável, gentil, amigável, sabe cantar músicas de ninar com uma voz angelical e sabe tricotar.
  • Max, o Gato-Lunar (Wayne Knight) é um gato que os pinguins acham ser lunar. Ele tem pouca forma, e magro e pouco saudável.
  • Joey é o canguru do zoológico. Não é chegado a visitantes em sua jaula e tende a ser agressivo, como mostra no episódio "Agressão e Pilhas", em que Julien e Skipper têm uma luta e caem na sua jaula.
  • Pata e Ping (John DiMaggio e Kevin Michael Richardson) Eles são dois gorilas grandes do zoológico.
  • Fred (Fred Stoller) é um esquilo que não tem uma mente um tanto avançada que nem a dos pinguins e fala monotonamente lento. Fred vive em um parque perto do zoológico. Ele namorou Marlene em, mas ela rompeu com ele.
  • Oficial X (Cedric Yarbrough) é primeiramente um guarda de controle de animais. Mas depois vira o "Exterminador X" e nessa função ele elimina pragas. E em seguida ele substitui Alice e se torna o tratador do zoológico (Tratador X). Ele não tem nome, pois segundo ele sua mãe disse que seu nome era "confidencial". É um antagonista secundário obcecado em pegar os pinguins, pois testemunhou o comportamento militar deles.
  • Burt (John DiMaggio) é um elefante do zoológico obcecado por amendoins. Era apenas um animal de zoológico "extra" durante o início da série, mas depois evoluiu para um personagem de maior destaque a medida que a série evoluiu.
  • Hans (John DiMaggio) é um papagaio-do-mar e um dos maiores inimigos de Capitão. Ele é o responsável por Capitão não poder ir a Dinamarca (isso já foi falado várias vezes pelo Capitão em muitos episódios) embora a explicação ainda seja um mistério.
  • Dr. Narina é um dos inimigos dos pinguins. Ele aparece primeiro em A Vingança do Dr. Narina. Ele é um golfinho diabólico na obscessão dele por destruir os pinguins.
  • Alex (Ben Stiller) É um leão e é considerado o rei de Nova York.
  • Marty (Chris Rock) É uma zebra que adora cuspir água nos outros e não sabe fazer explicações.
  • Melman (David Schwimmer) É uma girafa que tem problemas de saúde e que tem consultas médicas.
  • Glória (Jada Pinkett Smith) É um hipopótamo que adora mergulhar na água e tem uma queda pelo Melman.

Produção[editar | editar código-fonte]

Em meados de 2006, Nickelodeon e DreamWorks Animation informaram juntos que iriam colaborar em um spin-off baseado em filmes da franquia Madagascar. Nada foi confirmado que a série seria sobre os pinguins até novembro de 2007.

Em novembro de 2007, a Nickelodeon anunciou um sneak peek (olhadinha rápida numa tradução livre)[4] dos três novos Nicktoons que estavam chegando na Nickelodeon, The Mighty B!, Making Fiends e The Penguins of Madagascar, tudo em 25 de novembro de 2007, como parte do Superstuffed Nicktoons Weekend. Desde então, Os Pinguins de Madagascar foi adiado pelo menos duas vezes em 2008, e teve sua estreia em março de 2009, provavelmente devido a Madagascar: Escape 2 Africa ser adiado para 7 de novembro de 2008. Em 28 de novembro de 2008, foi ao ar na Nickelodeon um episódio da série como um sneak peek.[5]

Estreia[editar | editar código-fonte]

Após alguns atrasos para o lançamento, Os Pinguins de Madagascar estreou na Nickelodeon em 2009. A série é produzida pelo estúdio de animação da Nickelodeon em Burbank, Califórnia, com animação realizada na Índia, Nova Zelândia e Taiwan.[3] Tanto a Nickelodeon e a DreamWorks Animation estavam planejando uma temporada de somente 26 episódios. Os Pinguins de Madagascar foi ao ar após Kids Choice Awards em 28 de março de 2009.[6]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporadas Episódios Originalmente exibido (datas dos EUA)
Season premiere Season finale
1 48 29 de novembro de 2008[7] 15 de fevereiro de 2010
2 68 13 de março de 2010 31 de março de 2012
3 26 16 de abril de 2012[8]

Lançamento internacional[editar | editar código-fonte]

País / região Estreia da série Emissora Episódios que foram exibidos na estreia Fonte(s)
 Austrália 18 de abril de 2009 Nickelodeon (Australia) [9]
 Brasil 4 de junho de 2009 Nickelodeon (Brasil) Gone in a Flash [10]
5 de abril de 2010 Rede Globo [11]
 Bulgária 6 de março de 2009 Nova TV [12]
 Canadá 12 de setembro de 2009 YTV / Nickelodeon Canada [13]
 Croácia dezembro de 2012 Nickelodeon (Croácia) [14]
 Finlândia Sub Juniori / MTV3 / Nickelodeon (Finlândia) [15]
 França 26 de outubro de 2009 TF1 [16]
1 de setembro de 2010 Nickelodeon (França) [17]
 Alemanha 12 de setembro de 2009 Nickelodeon (Alemanha) [18]
 Grécia 3 de setembro de 2010 Nickelodeon (Grécia) Popcorn Panic, Gone in a Flash [19]
 Hungria Fevereiro de 2010 Nickelodeon (Hungria) [20]
Comedy Central [21]
Indonésia 15 de maio de 2010 Nickelodeon Indonésia [22]
 Irlanda 12 de abril de 2009 Nickelodeon Irlanda / RTÉ Two [23]
 Israel 28 de fevereiro de 2010 Nickelodeon Israel [24]
 Itália 2 de dezembro de 2009 Nickelodeon (Itália) / Italia 1 [25]
 Japão 4 de abril de 2010 NHK Educational TV / Nickelodeon (Japão) [26]
Cazaquistão 12 de abril de 2011 NTK [27]
 Coreia do Sul 10 de abril de 2009 Nickelodeon (Coréia do Sul) [28]
América Latina 5 de junho de 2009 ("sneak peek") Nickelodeon (América Latina) Popcorn Panic/Gone in a Flash [29]
10 de agosto de 2009 (lançamento oficial) Launchtime, Haunted Habitat
 Países Baixos 12 de abril de 2009 Nickelodeon (Holanda) [30]
 Nova Zelândia 18 de abril de 2009 Nickelodeon (Nova Zelândia) [31]
Paquistão 3 de outubro de 2011 Nickelodeon (Paquistão) [32]
 Polónia 24 de outubro de 2009 Nickelodeon (Polônia) [33]
21 de fevereiro de 2011 Comedy Central [34]
16 de abril de 2012 TVP1 [35]
3 de setembro de 2012 TV Puls [36]
 Portugal 9 de outubro de 2009 Nickelodeon (Portugal) / SIC [37]
 Roménia Fevereiro de 2010 Nickelodeon (Romênia) [38]
 Rússia 7 de dezembro de 2009 TNT / 2x2 / Nickelodeon Russia [39]
 Sérvia e Montenegro Janeiro de 2010 Nickelodeon / B92 [40]
Sudeste Asiático 10 de setembro de 2010 Nickelodeon (Sudeste Asiático) [22]
 Espanha 10 de agosto de 2009 Nickelodeon (Espanha) [41]
27 de agosto de 2010 Clan TVE [42]
28 de dezembro de 2010 Canal Super3 [43]
 Turquia 4 de abril de 2010 Nickelodeon (Turquia) [44]
6 de fevereiro de 2010 CNBC-e
 Ucrânia 1 de janeiro de 2011 QTV / STB / Nickelodeon (Ucrânia) / [ovyi Kanal [45]
 Reino Unido 12 de abril de 2009 Nickelodeon UK / CITV / Viva [23]
 Estados Unidos 29 de novembro de 2008 ("sneak peek") Nickelodeon Gone in a Flash [7]
28 de março de 2009 (lançamento oficial) Launchtime, Haunted Habitat

Dublagem brasileira[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, Os Pinguins de Madagascar foi dublado nos estúdios de dublagens no Rio de Janeiro, porém, a pedido da distribuidora, a série teve todo o seu elenco trocado e esta atualmente sendo dublada em São Paulo,[46] nos estúdios Voice-Versa.[47]

Referências

  1. Sergio Ibarra (março de 2009). Nickelodeon Nabs Ratings Records With Kids' Choice, 'Penguins' TVWeek. Visitado em 3 de julho de 2013.
  2. Annemarie Moody (16 de junho de 2009). Nick's Penguins is Basic Cable's # 1 Kids' Show with Total Viewers for the Week Animation World Network Vishun Studios. Visitado em 3 de julho de 2013.
  3. a b c d e Joe Strike (20 de maio de 2009). Penguins of Madagascar Strike Back Animation World Network. Visitado em 3 de julho de 2013.
  4. Denilso de Lima (18 de janeiro de 2011). O que significa “sneak peek”? Inglês na Ponta da Língua. Visitado em 3 de julho de 2013.
  5. The Penguins of Madagascar. Visitado em 3 de julho de 2013.
  6. The Penguins of Madagascar. Visitado em 3 de julho de 2013.
  7. a b "The Penguins of Madagascar" Gone in a Flash (2008) Internet Movie Database. Visitado em 11 de abril de 2009.
  8. Episodes: The Penguins of Madagascar TV Guide. Visitado em 8 de abril de 2012.
  9. The Penguins of Madagascar | Nickelodeon Australia Nickelodeon.com.au. Visitado em 1 de outubro de 2012.
  10. Os Pinguins de Madagascar estreiam em junho na Nick. Visitado em 3 de julho de 2013.
  11. Programação > Infantil > TV Globinho - > Paginação Direção Geral de Comercialização (5 de abril de 2010). Visitado em 3 de julho de 2013.
  12. Пингвините от Мадагаскар / Сериали / TV / Медии Dir.bg Tv.dir.bg. Visitado em 1 de outubro de 2012.
  13. Fall Preview 2009 > The Penguins of Madagascar sympatico.ca TV Guide. Visitado em 4 de outubro de 2009.
  14. Nickelodeon pokrenuo prilagođeni hrvatski program Mojtv.hr (22 de dezembro de 2011). Visitado em 3 de julho de 2013.
  15. MADAGASCARIN PINGVIINIT – Ohjelmat – Nickelodeon Nickelodeon.fi. Visitado em 1 de outubro de 2012.
  16. Vacances Toussaint : la série animée Pingouins de Madagascar sur TF1. (em (francês)) Leblogtvnews.com. Visitado em 1 de outubro de 2012.
  17. Les pingouins de Madagascar – NICKELODEON Nickelodeon.fr. Visitado em 1 de outubro de 2012.
  18. Die Pinguine aus Madagascar – Shows Nick.de (31 de agosto de 2012). Visitado em 1 de outubro de 2012.
  19. [1][ligação inativa]
  20. A Madagaszkár pingvinjei Nickelodeon.hu. Visitado em 1 de outubro de 2012.
  21. Madagaszkár pingvinjei | Epizódok | Comedy Central Magyarország Comedycentral.hu. Visitado em 1 de outubro de 2012.
  22. a b Games – The Penguins of Madagascar nick-asia.com (October 14, 2008).
  23. a b Penguins of Madagascar | Nickelodeon nick.co.uk.
  24. הפינגווינים ממדגסקר Nick.walla.co.il.
  25. I Pinguini di Madagascar – Nickelodeon Nicktv.it.
  26. ザ・ペンギンズ from マダガスカル|ニコロデオン NICKELODEON Nickjapan.com.
  27. [2][ligação inativa]
  28. :: 니켈로디언 코리아 ★ 세계적인 어린이 엔터테인먼트 채널 :: Nick.co.kr.
  29. Cintia Alviti (21 de setembro de 2012). Los Pingüinos de Madagascar: Adelanto 05/06/09 Nickelodeon:El Bazar del Espectaculo Elbazardelespectaculo.blogspot.com.
  30. De Pinguïns van Madagascar – Programma's – Nickelodeon Nickelodeon.nl (August 31, 2012).
  31. [3][ligação inativa]
  32. Shows – Nick Pakistan Nickpakistan.tv.
  33. Nickelodeon: Pingwiny z Madagaskaru Nick.com.pl.
  34. Pingwiny z Madagaskaru| Comedy Central Polska Comedycentral.pl.
  35. IT Gratka Sp. z o.o. 2012 (16 de abril de 2012). Pingwiny z Madagaskaru, TVP 1, Niedziela 04.15 Telemagazyn.pl.
  36. Pingwiny z Madagaskaru| TV Puls TVPuls.pl. Visitado em September 3, 2012.
  37. Nickelodeon Portugal Nick.pt.
  38. Pinguini Nickelodeon.ro.
  39. Пингвины из Мадагаскара Nickelodeon.ru.
  40. Pingvini s Madagaskara – TV B92 B92.net. Visitado em 1 de outubro de 2012.
  41. Los Pingüinos de Madagascar Episodios | Ver Los Pingüinos de Madagascar Online | Nickelodeon Videos Nickelodeon.es. Visitado em 1 de outubro de 2012.
  42. Clan TVE estrena 'Pingüinos de Madagascar' Europapress.es (August 26, 2010). Visitado em 1 de outubro de 2012.
  43. Els pingüins de Madagascar Super3.cat. Visitado em 1 de outubro de 2012.
  44. Madagaskar Penguenleri 51. Bölüm Timsah Nöbeti 27.11.2011 CNBC-E izle Tvarsivi.com. Visitado em 1 de outubro de 2012.
  45. Пингвины Мадагаскара | Мульты | QTV телеканал Qtv.ua. Visitado em 1 de outubro de 2012.
  46. a b Guilherme Briggs fala sobre a troca de dubladores em "Os Pinguins de Madagascar" Animaton Info. Visitado em 3 de julho de 2013.
  47. Voice-Versa / Pós-produção de àudio ABCA. Visitado em 3 de julho de 2013.
  48. Wagner Lima (7 de abril de 2012). Francisco Bretas e Miriam Ficher – SANA FEST Insônia Nerd. Visitado em 3 de julho de 2013.
  49. a b c d e f g h i j Desenho Os Pinguins de Madagascar – Fotos e vídeo Rei da Verdade.com. Visitado em 3 de julho de 2013.
  50. Francisco Russo. Quem é Quem em Madagascar AdoroCinema. Visitado em 3 de julho de 2013.