Abu Dhabi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Abu Dhabi
Montage fotografico de Abu Dhabi (EAU).jpg
Bandeira oficial de Abu Dhabi
Bandeira
MapEmirateAbuDhabi.PNG
País  Emirados Árabes Unidos
Emirado Abu Dhabi
Área  
  Total 67.340 km²
População  
  Cidade (2006) 1.850.230
    Densidade   293,94/km²
Fuso horário UAE standard time (UTC+4)

Abu Dhabi ou, na grafia portuguesa, Abu Dabi[1] [2] [3] [4] (em árabe: أبو ظبي‎ 'Abū Ẓabī) é a capital dos Emirados Árabes Unidos e também o maior de todos os Emirados com uma área de 67.340 quilômetros quadrados, equivalente a 86.7 % da área total do país, excluindo as ilhas. Tem um litoral que se estende por mais de 400 quilômetros e é dividido para propósitos administrativos em três regiões principais. A primeira região cerca a cidade de Abu Dhabi, que é a capital do emirado e a capital federal.

O líder político dos Emirados Árabes Unidos reside nesse mesmo local. Os edifícios parlamentários nos quais o Gabinete Federal se encontra, a maioria dos ministérios federais e instituições, embaixadas estrangeiras, instalações de radiodifusão estatais e a maioria das companhias de petróleo também ficam situadas em Abu Dhabi, que também é a casa da Universidade de Zayed e as Faculdades de Tecnologia mais Altas. Instalações de infraestrutura principais incluem Mina (Porto) Zayed e o Aeroporto Internacional Abu Dhabi.

A cidade também tem extensos espaços culturais, de desporto e instalações desocupadas, junto com o Abu Dhabi Corniche maravilhosamente criado, que oferece muitos quilômetros de passeios seguros e ciclismo, ao longo da beira-mar de Abu, ilha de Dhabi. Arquiteturalmente falando, a cidade também é um lugar fascinante, onde foram preservados edifícios mais velhos como mesquitas pequenas, que se situam confortavelmente na sombra de arranha-céus modernos e futurísticos.

A segunda região de Abu Dhabi, conhecida como Região Oriental, tem como a mais importante cidade Al Ain. Essa área fértil é rica em horticultura com muitas fazendas, parques públicos e locais arqueológicos importantes. Também é abençoada por recursos de lençóis d'água significativos que alimentam numerosos poços artesianos. Pontos de interesse particular nessa região são o Ain Al Faydah Park, o Jebel Hafit, o parque desocupado em Al Hili, o Al Ain Zoo e o Al Ain Museum.

Também é um centro cultural, educacional e local da primeira universidade do EAU, a Universidade dos Emirados Árabes Unidos, que integra muitas faculdades e uma escola médica vibrante. O transporte interno é facilitado por uma soberba rede de estradas e Al Ain é conectada ao mundo externo pelo aeroporto.

A Região Ocidental, o terceiro emirado, setor administrativo, inclui 52 aldeias e tem como seu Bida Zayed importante, ou Cidade de Zayed. Uma extensa arborização cobre 100,000 hectares pelo menos, incluindo mais de 20 milhões de sempre-vivas. A costa principal do país abriga os campos petrolíferos, assim como a maior refinaria de petróleo do país a Al Ruwais. Além das três regiões de continente de Abu Dhabi há várias ilhas importantes dentro do emirado entre as quais se destacam Das, Mubarraz, Zirku e Arzanah, próximas dos campos de petróleo.

Abu Dhabi, cresceu muito nos últimos anos, devido ao petróleo. Sedia, desde 2009, uma das etapas do Campeonato Mundial de F1.

A origem do nome Abu Dhabi[editar | editar código-fonte]

A origem do nome "Abu Dhabi" é incerta e significa "pai do cervo", provavelmente referindo-se aos poucos cervos que habitam o emirado. De acordo com Bilal Al Budoor, assistente de subsecretário para os assuntos culturais do Ministério de Desenvolvimento da Juventude, Cultura e Comunidade, existe uma lenda que relaciona um caçador de cervos que teria sido conhecido como "o pai dos cervos", daí o nome.

O nome original de Abu Dhabi foi "Milh" com o significado de sal, possivelmente referindo-se às águas salgadas do Golfo Pérsico. Alguns beduínos chamam a cidade de Umm Dhabi (mãe do cervo), enquanto registos britânicos referem-se ao local como Abu Dhabi. Segundo alguns relatos históricos, o nome de Abu Dhabi foi usado pela primeira vez há mais de 300 anos. Abu Dhabi é pronunciado como "Bu Dhabi" pelos habitantes da costa ocidental da cidade. Na parte oriental da cidade, a pronúncia é "Abu". [5]

Referências

  1. Ramilo, Maria Celeste (7 de abril de 2003). Baçorá e Bagdade Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  2. Porto Editora. Abu Dabi Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Infopédia – Enciclopédia e Dicionários Porto Editora. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  3. Serviço das Publicações da União Europeia. Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas Código de Redacção Interinstitucional. Visitado em 1 de maio de 2012.
  4. Lusa, Agência de Notícias de Portugal. Prontuário Lusa. Visitado em 10 de outubro de 2012.
  5. UAE Interact, publicado 10/03/2007

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Abu Dhabi