Encíclica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A carta encíclica, ou apenas vulgarmente encíclica (Litterae Encyclicae[1] ) é uma circular papal[2] , um documento pontifício, dirigido aos bispos de todo o mundo e, por meio deles, a todos os fiéis. O termo "epistola encyclica" parece ter sido introduzido pelo Papa Bento XIV (1740-1758).

A encíclica é usada pelo Papa para exercer o seu magistério ordinário[3] .

Geralmente as encíclicas se dirigem aos Patriarcas, Arcebispos, Bispos, Presbíteros, Filhos e Filhas da Igreja, os fiéis; todavia o círculo pode-se alargar para compreender todo o "homem de boa vontade"[4] .

Trata de matéria doutrinária em variados campos: fé, costumes, culto, doutrina social, etc.

A matéria nela contida não é formalmente objeto de fé. Mas, a ela, se deve o religioso obséquio do assentimento exterior e interior. Logo, uma "encíclica não define um dogma, mas atualiza a doutrina católica através de um ensinamento ou um tema da atualidade e é vista como a posição da Igreja Católica sobre um determinado tema. Normalmente, uma encíclica é designada pelas suas primeiras palavras a partir do texto em latim"[5] .

Exemplos de encíclicas: "Rerum Novarum" (Papa Leão XIII) sobre a questão operária; "Casti Connubii"(Papa Pio XI) sobre a moral conjugal; "Mediator Dei" (Papa Pio XII) sobre Liturgia; "Humani Generis" (Papa Pio XII) sobre alguns erros que ameaçam a fé; "Laborem Exercens" (Papa João Paulo II) sobre o trabalho humano; "Fides et Ratio" (Papa João Paulo II) sobre as relações entre fé e razão; Non abbiamo bisogno (Pio XI) sobre o fascismo e Mit brennender Sorge do mesmo Papa sobre o nacional-socialismo; etc.

As encíclicas que o Papa Bento XVI escreveu foram Deus Caritas est, Spe salvi e Caritas in Veritate.

O Papa Francisco escreveu, até o momento, a encíclica Lumen Fidei.

Referências

  1. Em latim distinguem-se "Litterae Encyclicae" (Carta encíclica) e "Epistula Encyclica" (epístula encíclica). Esta última tem destinatários mais restritos e conteúdo menos importante - Quais os Documentos usados pelo Papa?, Prof. Felipe Aquino, 9 de Agosto de 2007.
  2. Quais os Documentos usados pelo Papa?, Prof. Felipe Aquino, 9 de Agosto de 2007
  3. O temo (carta) encíclica é reservado aos escritos papais, ao passo que os demais Bispos escrevem Cartas Pastorais - Quais os Documentos usados pelo Papa?, Prof. Felipe Aquino, 9 de Agosto de 2007.
  4. Quais os Documentos usados pelo Papa?, Prof. Felipe Aquino, 9 de Agosto de 2007
  5. CLARIM - 10 de Julho de 2009

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]