Portal:Vaticano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)

Portal Vaticano


Portal Vaticano
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o menor país do mundo, o Vaticano.
Basílica de São Pedro
Pontifícia Academia de Ciências
Tumba de São Pedro
Jardim da Pinha, Museus Vaticanos
Palácio do Governo do Vaticano
Biblioteca Apostólica Vaticana
Jardins do Vaticano
Palácio Apostólico


Vaticano

Bandeira do Vaticano

O Vaticano é uma cidade-estado e o menor Estado independente do mundo, encravado na zona norte de Roma. Deve a sua existência ao fato de ser a residência oficial do Papa e de ser a sede da Igreja Católica e também da Igreja Católica de Rito Latino, a maior e a mais conhecida e numerosa das 23 Igrejas sui juris que constituem a Igreja Católica Apostólica Romana. A Santa Sé (latim: Sancta Sedes), ou Sé Apostólica, do ponto de vista legal, é distinta do Vaticano, ou mais precisamente do Estado da Cidade do Vaticano.

A Cidade do Vaticano é um Estado eclesiástico ou teocrático-monárquico, governado pelo bispo de Roma, o Papa. A maior parte dos funcionários públicos são todos os clérigos católicos de diferentes origens raciais, étnicas e nacionais. É o território soberano da Santa Sé (Sancta Sedes) e o local de residência do Papa, referido como o Palácio Apostólico.


Artigo destacado aleatório

Detalhe em uma das fachadas dos Museus

Os Museus Vaticanos constituem um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos Pontífices romanos. Além destas instituições relativamente independentes entre si, das quais algumas possuem também sub-seções mais ou menos autônomas, os Museus Vaticanos supervisionam uma série de outros espaços dentro dos palácios da Cidade do Vaticano, como galerias e capelas, que por si mesmos guardam alto interesse arquitetônico, histórico e artístico.

Desde a Idade Média, o papado foi acumulando um significativo acervo de obras de arte, algumas remontando ao Império Romano, que eram mantidas no Patriarcado de Latrão, a antiga residência papal. Contudo, nesse período não havia uma consciência museológica, a coleção não era sistematizada e não havia um programa de aquisições. Somente ao longo do Renascimento, quando surgiu um renovado interesse pela arte e cultura clássicas da Antiguidade, e os grandes aristocratas começaram a formar importantes coleções privadas de relíquias arqueológicas e objetos de arte antigos, é que a ideia moderna de museu começou a se formar. Acompanhando essa tendência, em 1503 o papa Júlio II criou um espaço no Vaticano, o Pátio do Belvedere, construído por Bramante, para receber parte de sua coleção pessoal e de algumas obras antigas.


História

Os Estados Pontifícios na Península Itálica em 1796

A história diplomática do Vaticano começa no século IV, porém os limites do poder do papado evoluíram ao longo do tempo e séculos. Os papas, e as suas prerrogativas de poder temporal, lideraram uma grande parte da península italiana, incluindo Roma, por um milênio.

A justificativa histórica para este poder temporal reside na Doação de Constantino, uma falsificação pelo qual o imperador Constantino I havia dado primazia ao Papa Silvestre sobre as Igrejas Orientais e o Imperium (poder imperial) ao Ocidente. (o caráter apócrifo deste documento foi elaborado em 1442 pelo humanista Lorenzo Valla). Os territórios dos Estados Pontifícios, antecessor ao atual Vaticano, haviam sido doados em 756 por Pepino, o Breve, rei dos francos pela Doação de Pepino.

Imagem aleatória

Categorias

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Vaticano na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração:

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


Você sabia

...que o Vaticano é uma cidade-estado soberana que consiste em um enclave dentro da cidade de Roma, com 44 hectares, sendo a menor cidade, o menor estado e o menor país do mundo?

...que neste local se encontra a Santa Sé, a sede do governo Papal, ou seja, a sede principal da Igreja Católica?

...que o Vaticano é um estado eclesiástico, governado pelo Papa, livre de qualquer influência de qualquer governo, se tornando uma Monarquia absoluta eletiva teocrática não-hereditária?

...que a palavra Vaticano deriva do latim "vates" que significa "vidente, adivinho", sendo uma palavra emprestada do etrusco, e era o nome de uma das sete colinas de Roma, onde se erguia o Circo de Nero, onde São Pedro foi martirizado e sepultado para proclamar a sua devoção a Jesus Cristo?

...que a defesa do Vaticano é proporcionada pela Itália?


Biografia destacada

Beato Papa João XXIII, OFS, nascido Angelo Giuseppe Roncelli (Sotto il Monte, 25 de novembro de 1881 - Vaticano, 3 de junho de 1963) foi Papa e líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 28 de outubro de 1958 até a data de sua morte. Pertencia à Ordem Franciscana Secular (OFS) e escolheu como lema principal: Obediência e paz.

Devido à sua bondade, simpatia, sorriso, jovialidade e simplicidade, João XXIII era aclamado e elogiado mundialmente como o "Papa bom" ou o "Papa da bondade". Mas, mesmo assim, vários grupos minoritários de católicos tradicionalistas acusavam-no de ser maçom, radical esquerdista e herege modernista por ter convocado o Concílio Vaticano II e promovido a liberdade religiosa e o ecumenismo. Ele foi declarado Beato pelo Papa João Paulo II no dia 3 de Setembro de 2000. É considerado o patrono dos delegados pontifícios e a sua festa litúrgica é celebrada no dia 11 de Outubro.

Predefinições

Wikimedia

Vaticano no Wikinotícias     Vaticano no Wikiquote     Vaticano no Wikilivros     Vaticano no Wikisource     Vaticano no Wikcionário     Vaticano na Wikiversidade     Vaticano no Wikivoyage     Vaticano no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/VaticanoWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/VaticanoWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/VaticanoWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/VaticanoWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/VaticanoWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/VaticanoWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/VaticanoWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:VaticanoCommons-logo.svg