Portal:Malawi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 ver·editar Portal Malawi
Bandeira da República do Malawi
Localização do Malawi

Malawi, oficialmente a República do Malawi (antigamente Nyasaland), é um país no sudeste da África. limitado a norte e a leste pela Tanzânia, a leste, sul e oeste por Moçambique e a oeste pela Zâmbia.

A Grande Fenda Africana, ou simplesmente "Vale do Rift", atravessa o país de norte a sul. Neste vale profundo encontra-se o lago Malawi (também chamado de Lago Niassa), o terceiro maior lago na África, e o décimo maior do mundo, constituindo cerca de 20% da área do Malawi. Leste e oeste do Vale do Rift são altos planaltos, geralmente entre 900 e 1.200 m (3.000-4.000 pés) acima do nível do mar. O Nyika Uplands chega aos 2.600 m (8.500 pés) no norte e ao sul do lago encontram-se os Shire Highlands, com uma elevação de 600–1.600 m (2,000–5,000 pés).

O Malawi é um dos países mais densamente povoados da África Subsariana. Lilongwe, é a capital do Malawi, desde 1971, e tem uma população de mais de 400.000. Blantyre permanece um importante centro comercial e maior cidade, tendo crescido conforme uma estimativa de 109.000 habitantes em 1966 para cerca de 500.000 em 1998. (Leia mais...)


 ver·editar Artigo selecionado

Lake Malawi seen from orbit.jpg

Lago Malawi (também conhecido como Lago Nyasa em muitos países, ou Lago Nyassa, Lago Niassa, ou Lago Niassa em Moçambique), é um Grande lago africano e o lago mais ao sul na Grande fenda africana sistema da África Oriental. Este lago, o terceiro maior na África e o oitavo maior lago no mundo, é localizado entre Malawi, Moçambique, e Tanzânia. Este lago é também o segundo mais profundo lago na África, mas sua natureza plácida na sua margem norte não dá nenhuma pista de sua profundidade. Esta grande lago de águas tropicais, segundo as informações recebidas são o habitat de mais espécies de peixes do que qualquer outro lago na Terra.

Lago Malawi ou Lago Nyaza tem entre 560 e 580 quilômetros de comprimento, e tem cerca de 75 quilómetros de largura em seu ponto mais largo. A superfície total deste lago é de cerca de 29.600 quilómetros quadrados. Este lago tem na orla ocidental Moçambique, leste Malawi, e no Sul Tanzânia. O maior rio que flui para este lago é o rio Ruhuhu. Este lago de água doce tem uma grande saída, que é o rio Shire, um afluente que desemboca no grande rio Zambezi.

(Leia mais...)

 ver·editar Você sabia …

St Michael and All Angels Church.JPG

Você sabia?
  • ... que os moradores de Kasungu, no Malawi, vivem em casas feitas de tijolos e telhas artesanais de palha?


  • ... que, em 2008, uma participação de 49% na Air Malawi foi oferecida a Comair por apenas US $ 3,500?


 ver·editar Imagem selecionada
A poeira da estrada e as árvores baobab na Ilha Likoma, Malawi.
 ver·editar Wikimedia associados