Portal:Panamá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


ver    

O Panamá é um país da América Central Continental, limitado a norte pelo Mar das Caraíbas, a leste pela Colômbia, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Costa Rica. Sua capital é a Cidade do Panamá. Situa-se no ponto mais estreito da parte continental da América Central, no istmo que se estende até a América do Sul. É dividido ao meio pelo canal do Panamá, que liga o oceano Atlântico e o oceano Pacífico. A cada ano, cerca de 14 mil embarcações (5% do comércio marítimo mundial) cruzam os 82 quilômetros do canal — que passou do controle dos Estados Unidos (EUA) para o Panamá em 2000.

A população do país é formada por uma maioria de mestiços de índios e europeus. O setor econômico mais importante é o de serviços, que abrange as atividades financeiras e as rendas obtidas com a zona de livre-comércio de Colón, a exploração do canal e o registro de navios mercantes.

Explorado e estabelecido pelos espanhóis no século XVI, o Panamá rompeu com o Império Espanhol em 1821 e juntou-se a união de Nova Granada, Equador e Venezuela, sob o nome da República da Grã-Colômbia. Quando a Grã-Colômbia foi dissolvida em 1831, o país e Nova Granada, que mais tarde se tornaria a Colômbia, permaneceram unidos. Com o apoio dos Estados Unidos, o Panamá se separou da Colômbia em 1903, permitindo que o Canal do Panamá fosse construído pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos entre 1904 e 1914. Em 1977, foi assinado um acordo para a transferência completa do canal dos Estados Unidos para o Panamá até o final do século XX.

A receita proveniente do canal representa hoje uma parcela significativa do PIB do país. O Panamá tem a segunda maior economia da América Central, além de ser a economia que mais cresce e o maior consumidor per capita da região. Em 2013, o país ficou em quinto lugar entre as nações da América Latina no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e na 59ª posição no mundo. Desde 2010, o Panamá continua como a segunda economia mais competitiva da América Latina de acordo com o Índice de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial. A selva do país é o lar de uma abundância de plantas, animais e pássaros tropicais, sendo muitos deles endêmicos da região.


 ver · editar Artigos selecionados
Mapa esquemático do Canal do Panamá, ilustrando a seqüência de fechamentos e passagens.
Mapa esquemático do Canal do Panamá, ilustrando a seqüência de fechamentos e passagens.

O canal do Panamá (em castelhano: Canal de Panamá) é um canal artificial de navios com 77,1 quilômetros de extensão, localizado no Panamá e que liga o oceano Atlântico (através do mar do Caribe) ao oceano Pacífico. O canal atravessa o istmo do Panamá e é uma travessia chave para o comércio marítimo internacional. Há bloqueios e eclusas em cada extremidade da travessia para levantar os navios até o lago Gatún, um lago artificial criado para reduzir a quantidade de trabalho necessário para a escavação do canal e que está localizado 26 metros acima do nível do mar. Os bloqueios iniciais tinham 33,5 metros de largura. Uma terceira faixa de eclusas, mais larga, foi construida e entre 2007 e 2016.

A França começou a construir o canal em 1802, mas teve que parar devido a problemas de engenharia e pela alta taxa de mortalidade de trabalhadores por doenças tropicais. Os Estados Unidos assumiram o projeto em 1904 e levaram uma década para concluir o canal, que foi inaugurado oficialmente em 15 de agosto de 1914. Um dos maiores e mais difíceis projetos de engenharia já realizados, o Canal do Panamá reduziu muito o tempo de viagem para se cruzar os oceanos Atlântico e Pacífico de navio, o que permitiu evitar a longa e perigosa rota do cabo Horn, no extremo sul da América do Sul, através da passagem de Drake ou do estreito de Magalhães. A passagem mais curta, mais rápida e mais segura para a Costa Oeste dos Estados Unidos e para os países banhados pelo Pacífico, permitiu que essas regiões se tornassem mais integradas à economia mundial. O tempo aproximado para cruzar o canal varia entre 20 e 30 horas.

Ler Mais ...


 ver · editar Você sabia…
  • ...Que mais de 12.000 pessoas morreram na construção da Estrada de Ferro do Panamá?
  • ...Que as pérolas da coroa espanhola vieram do Panamá?
  • ...Carlos V da Espanha propôs e pesquisou como fazer um canal através do Panamá?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar Imagem selecionada
Pelicanos em frente ao porto da Cidade do Panamá.


 ver · editar Biografia selecionada

Yostin "Justine" Lissette Pasek Patiño (Kharkiv, 29 de agosto de 1979) é uma rainha da beleza e modelo panamenha, coroada Miss Universo 2002, concurso em foi a segunda colocada, após a destituição da vencedora da edição, a russa Oxana Fedorova.

Nos anos seguintes tornou-se uma ativista dos direitos humanos, preservação do meio ambiente, direitos dos homossexuais e Embaixadora da Boa Vontade da FAO, órgão das Nações Unidas.


Ler Mais ...


 ver · editar Predefinições
Predefinições
Ligações
Infobox
Caixas de navegação


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Associados Wikimedia
Panamá no Commons Panamá no Commons
Imagens e mídia
Panamá no Wikcionário Panamá no Wikcionário
Definições
Panamá no Wikilivros Panamá no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Panamá no Wikinotícias Panamá no Wikinotícias
Notícias
Panamá no Wikiquote Panamá no Wikiquote
Citações
Panamá no Wikisource Panamá no Wikisource
Biblioteca
Panamá na Wikiversidade Panamá na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar