Portal:Jamaica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar The Jamaica Portal
O Portal da Jamaica
Flag of Jamaica Coat of arms of Jamaica
Localização da Jamaica

Jamaica (pronunciado em inglês[dʒəˈmeɪkə] (escutar)) é um país insular situado no mar do Caribe (em português europeu, Mar das Caraíbas) que compreende a terceira maior ilha das Grandes Antilhas. A Jamaica é o quinto maior país insular do Caribe (Caraíbas), extensa 234 quilômetros de leste a oeste e 80 quilômetros de norte a sul. Situa-se a cerca 145 quilômetros ao sul de Cuba e a 190 quilômetros a oeste da ilha de Hispaniola (onde se localizam o Haiti e a República Dominicana. Os povos indígenas da ilha, os taínos, chamavam-na de Xaymaca em aruaque, ou seja, a "terra da madeira e da água" ou a "terra dos mananciais".

Depois de tornar uma possessão espanhola conhecida como Santiago, em 1655 a ilha passa ao domínio britânico e é nomeada como "Jamaica". O país conseguiu sua completa independência do Reino Unido apenas em 6 de agosto de 1962. Com 2,8 milhões de pessoas, é o terceiro país anglófono mais populoso na América, depois dos Estados Unidos e do Canadá. Kingston é a maior cidade e a capital do país, com uma população que ronda um milhão de habitantes. A Jamaica tem uma grande diáspora em todo o mundo, devido à emigração do país.

O país é um reino da Commonwealth, com a rainha Isabel II como seu monarca e chefe de Estado. Seu representante designado no país é o governador-geral da Jamaica, atualmente Patrick Allen. O chefe de governo e primeiro-ministro da Jamaica é Portia Simpson-Miller. A Jamaica é uma monarquia constitucional parlamentar com o poder legislativo investido no parlamento bicameral nacional, que consiste de um senado e uma câmara composta por representantes eleitos pela população.


 ver · editar Artigo em destaque
Montego Bay
Montego Bay

assassinato de Dwayne Jones, um jovem jamaicano de 16 anos, aconteceu em 2013 por um grupo de agressores na cidade de Montego Bay (imagem), Jamaica, depois de o jovem participar de uma festa de dança vestido com roupas femininas. O incidente atraiu a atenção da mídia nacional e internacional e levantou críticas em relação ao status dos direitos LGBT na Jamaica.

Visto como afeminado, Jones era bulinado na escola e, aos 14 anos de idade, foi forçado a sair de sua casa por seu pai. Ele mudou-se para uma casa abandonada em Montego Bay com amigos transgêneros. Na noite de 21 de julho de 2013, ele e seus amigos foram a uma festa de dança num local chamado Irwin, e quando alguns homens descobriram que o cross-dressing Jones não era mulher atacaram-no. Jones foi espancado, esfaqueado, baleado e atropelado por um carro, morrendo nas primeiras horas da manhã do dia seguinte. A polícia investigou o assassinato, mas não prendeu nem acusou ninguém pelo crime, que permanece atualmente sem conclusão.

O acontecimento fez manchetes de vários jornais do país e também foi relatado no Reino Unido e nos Estados Unidos. Houve publicações nas mídias sociais que o acusavam de provocar seus assassinos por estar com aquela vestimenta em público. O assassinato foi criticado por educadores e pelo ministro jamaicano da Justiça. Logo após o episódio, organizações nacionais e internacionais dedicadas aos direitos LGBT e aos direitos humanos – entre elas a Human Rights Watch, Jamaicans for Justice e Jamaica Forum for Lesbians, All-Sexuals and Gays – pediram às autoridades jamaicanas uma boa investigação e reconhecimento legal dos direitos LGBT na ilha.


 ver · editar Você sabia…
 ver · editar Categorias
 ver · editar Coisas que você pode fazer
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Jamaica na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Imagem selecionada
Cascatas do rio Dunns, Ocho Ríos, Jamaica.


 ver · editar Biografia selecionada

Usain St. Leo Bolt, OJ, OD (Trelawny, 21 de agosto de 1986) é um velocista jamaicano, multicampeão olímpico e mundial. É o único atleta na história do atletismo a tornar-se tricampeão em três modalidades de pista em Jogos Olímpicos de forma consecutiva e a conquistar nove medalhas de ouro em provas de velocidade, sendo onze vezes campeão mundial. Ele é o homem mais rápido do mundo, tendo o recorde mundial dos 100m, 200m e 4x100m.

Suas conquistas no atletismo o fizeram ser chamado de Lightning Bolt (relâmpago, raio) pela imprensa internacional e entre os muitos prêmios que já recebeu tem como mais expressivos os de Atleta do Ano da IAAF e o Prêmio Laureus do Esporte Mundial de atleta masculino do ano, que recebeu por três vezes. Entre as honrarias que recebeu fora do atletismo estão a (OJ) Ordem da Jamaica e a (OD) Ordem de Distinção, outorgadas pelo governo do seu país.

O mais bem pago atleta da história do atletismo recebendo de acordo com a Forbes 20,3 milhões de dólares por ano, ele é considerado por Jacques Rogge, ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional, por especialistas e por ex-atletas, como uma lenda viva e o maior velocista de todos os tempos.


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Associados Wikimedia
Jamaica no Commons Jamaica no Commons
Imagens e mídia
Jamaica no Wikcionário Jamaica no Wikcionário
Definições
Jamaica no Wikilivros Jamaica no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Jamaica no Wikinotícias Jamaica no Wikinotícias
Notícias
Jamaica no Wikiquote Jamaica no Wikiquote
Citações
Jamaica no Wikisource Jamaica no Wikisource
Biblioteca
Jamaica na Wikiversidade Jamaica na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar