Portal:Moçambique

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Brasão de armas de Moçambique Bem-vindo ao Portal de
Moçambique
Porto de MaputoMulher com máscara "musiro"Barco de pesca tradicionalIlha de Moçambique
Bandeira de Moçambique
Mapa de Localização

Moçambique, oficialmente República de Moçambique, é um país da costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabwe.

Moçambique era uma antiga província ultramarina portuguesa. Foi colonizado a partir do século XVI. Aqui existiram diversos reinos bantos, o mais conhecido dos quais, o Império Mwenemutapa. Moçambique alcançou a independência a 25 de Junho de 1975, sendo instituído um regime socialista de partido único. Entre 1976 e 1992, Moçambique foi fustigado por uma guerra civil que causou cerca de 900 mil mortos e feridos.

O país tem um enorme potencial agrícola, no entanto o seu aproveitamento é grandemente limitado pela proliferação de minas terrestres não desactivadas. As praias paradisíacas e zonas propícias ao mergulho nos seus mais de dois mil quilómetros de litoral, bem como os parques nacionais e reservas naturais no interior do país, têm vindo a ser aproveitados para o turismo. Moçambique é uma república presidencialista multipartidária desde 1994. A capital e maior cidade é Maputo, antigamente Lourenço Marques até 1976.

Moçambique conta com cerca de quatro dezenas de línguas nacionais, entre as quais o macua e o tsonga. O português, único idioma oficial, é usado por 40% dos moçambicanos, mas apenas 6,5% o tem como língua materna.

Atualidade

Hoje é segunda-feira, 22 de dezembro de 2014:

Artigo selecionado

Ilha de Mocambique.jpg

A Ilha de Moçambique é uma cidade insular situada na província de Nampula, na região norte de Moçambique, que deu o nome ao país do qual foi a primeira capital. Devido à sua rica história, manifestada por um interessantíssimo património arquitetónico, em 1991 a ilha foi considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. De acordo com o censo de 1997, o município tem 42 407 habitantes, e destes 14 889 vivem na ilha.

Quando Vasco da Gama chegou, em 1498, a Ilha de Moçambique era uma povoação suaíli de árabes e negros com seu xeque subordinado ao sultão de Zanzibar e comércio organizado com o Mar Vermelho, a Pérsia, a Índia e as ilhas do Índico. Onde é hoje o Palácio dos Capitães-Generais, fizeram os portugueses a Torre de São Gabriel no ano de 1507, data em que ocuparam a ilha, construindo a pequena fortificação que tinha 15 homens a proteger a feitoria nela instalada.

A Capela de Nossa Senhora do Baluarte, construída em 1522, é o único exemplar de arquitetura manuelina em Moçambique. A Fortaleza de São Sebastião, construída entre 1558 e 1620 é a maior da África Austral. Foi erguida para proteger a ilha que se tinha tornado o entreposto da permuta de panos e missangas da Índia por ouro, escravos e marfim do continente africano, e era da ilha que partiam todas as viagens comerciais para Quelimane, Sofala, Inhambane e Lourenço Marques.


Categorias



Como começar...


Wikiprojetos

Coisas que pode fazer


Moçambique noutros projetos da Wikimedia


Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Moçambique
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Moçambique.

Portais de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa

Flag of Angola.svg
Flag of Brazil.svg
Flag of Cape Verde.svg
Flag of Guinea-Bissau.svg
Flag of Macau.svg
Flag of Mozambique.svg
Flag of Portugal.svg
Flag of Sao Tome and Principe.svg
Flag of East Timor.svg
Angola Brasil Cabo Verde Guiné-
-Bissau
Macau Moçambique Portugal São Tomé
e Príncipe
Timor-
-Leste