Portal:Moçambique/Biografia destaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mia Couto
Mia Couto

Mia Couto, pseudónimo de António Emílio Leite Couto ComSE (Beira, 5 de julho de 1955), é um escritor e biólogo moçambicano.

Além de considerado um dos escritores mais importantes de Moçambique, é o escritor moçambicano mais traduzido. Em muitas das suas obras, Mia Couto tenta recriar a língua portuguesa com uma influência moçambicana, utilizando o léxico de várias regiões do país e produzindo um novo modelo de narrativa africana. Terra Sonâmbula, o seu primeiro romance, publicado em 1992, ganhou o Prémio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos, em 1995, e foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século por um júri criado pela Feira do Livro do Zimbabwe. A 25 de Novembro de 1998, foi feito Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Em 2013, foi homenageado com o Prémio Camões, entregue pelos presidentes de Portugal, Cavaco Silva, e do Brasil, Dilma Rousseff. Em 2014, recebeu o Prêmio Literário Internacional Neustadt.


Marcelino dos Santos (Lumbo, 20 de maio de 1929 - Maputo, 11 de fevereiro de 2020) foi um político e poeta moçambicano e membro fundador da Frente de Libertação de Moçambique, onde chegou a vice-presidente. Depois da independência de Moçambique, Marcelino dos Santos foi o primeiro Ministro da Planificação e Desenvolvimento, cargo que deixou em 1977 com a constituição do primeiro parlamento do país. Também foi presidente da Assembleia da República de Moçambique, entre 1986 e 1994, última função institucional que ocupou, apesar de ter continuado na vida política.

Com os pseudónimos Kalungano e Lilinho Micaia, tem poemas publicados no Brado Africano e em duas antologias publicadas pela Casa dos Estudantes do Império, em Lisboa. Com o seu nome oficial, teve um único livro publicado pela Associação dos Escritores Moçambicanos, em 1987, intitulado “Canto do Amor Natural".


Maria de Lurdes Mutola
Maria de Lurdes Mutola

Maria de Lurdes Mutola (Maputo, 27 de Outubro de 1972) é uma atleta moçambicana. Detém o recorde mundial dos 1500 metros em pista coberta e em pista aberta, o recorde africano dos 1000 metros em pista aberta e recorde africano dos 800 metros em pista aberta. Em 1995, consagrou-se vencedora do Grande Prémio da IAAF - Federação Internacional de Atletismo Amador. Foi a primeira moçambicana a ganhar uma medalha de ouro para Moçambique.

Em 1988, foi beneficiada com uma bolsa de solidariedade olímpica para os países do terceiro mundo e passou a residir no estado do Oregon, Estados Unidos, onde frequentou e concluiu seus estudos. Desde então, manteve-se ativa na vida esportiva e venceu várias provas internacionais, colocando-se entre as maiores personalidades do atletismo internacional. Em 2000, foi eleita para tomar parte na Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional, posição que ocupa até hoje.