Montes Libombos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Montes Libombos
Os montes Limbombos vistos de Mkuze
Localização
Coordenadas 26° 15' S 32° E
Continente África
Montes Libombos está localizado em: África do Sul
Montes Libombos

Os montes Libombos (Lebombo em inglês) são uma cordilheira vulcânica que se estende entre as províncias sul-africanas de KwaZulu-Natal e de Limpopo, atravessando a Suazilândia na sua parte oriental, dando nome ao distrito de Lubombo e dando o aspecto montanhoso dos distritos vizinhos moçambicanos de Namaacha e Moamba, junto à fronteira com a África do Sul, numa extensão de cerca de 800 km de comprimento por 100 km de largura. O seu ponto mais alto é o monte Mananga.

O nome desta cordilheira deriva da palavra em língua zulu Ubombo, que significa grande nariz.[carece de fontes?]

Ocupa parte destes montes o Parque Nacional Kruger na África do Sul, que juntamente com o Parque Nacional do Limpopo, em Moçambique, e com o Parque Nacional Gonarezhou, no Zimbabwe, formam a Área de Conservação Transfronteiriça do Grande Limpopo.

Foram encontrados nesta região fósseis humanos datados em 37.000 anos, juntamente com os primeiro objeto de uso matemático conhecido na região, o osso Lebombo, que é uma uma pequena peça de perónio de um mandril com 29 ranhuras, recordando os bastões-calendário ainda usados por alguns clãs de bosquímanos da Namíbia.