Portal:Moçambique/História

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gravura da Ilha de Moçambique (1598).

A história de Moçambique encontra-se documentada pelo menos a partir do século X, quando um estudioso viajante árabe, conhecido porAlmaçudi, descreveu uma importante actividade comercial entre as nações da região do Golfo Pérsico e os "Zanjes" (os negros) da "Bilade as Sofala", que incluía grande parte da costa norte e centro do actual Moçambique.

No entanto, vários achados arqueológicos permitem caracterizar a "pré-história" de Moçambique por muitos séculos antes, mesmo antes da escrita. Provavelmente o evento mais importante dessa pré-história teria sido a fixação, nesta região, dos povos bantu que, não só eram agricultores, mas introduziram aqui a metalurgia do ferro, entre os séculos I a IV.

A partir do século XVI, teve início a colonização portuguesa, porém, só em 1885, com a partilha de África pelas potências europeias durante a Conferência de Berlim, que a região se transformou numa ocupação militar, ou seja, na submissão total dos estados ali existentes, que levou, nos inícios do século XX a uma verdadeira administração colonial. Depois de uma guerra de libertação que durou cerca de dez anos, Moçambique tornou-se independente em 25 de Junho de 1975.