Portal:Mali

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mali WikiPortal

edit

Bandeira do Mali
Bandeira do Mali
Mapa de Localização

Mali, oficialmente a República do Mali (Bambara: Repibiliki Mali), é uma nação sem litoral da África Ocidental. É o sétimo maior país em África. Faz fronteiras com Argélia no norte, Níger no leste, Burquina Fasso e Costa do Marfim no sul, Guiné no sudoeste, Senegal e Mauritânia, no oeste. Suas contínuas fronteiras no trecho norte do centro do Saara, enquanto que o sul do país, onde a maioria dos habitantes vive, as características dos rios Níger e Senegal.

A área do Mali nos dias atuais, fez parte de três impérios da África Ocidental que controlava o comércio transaariano: o Império do Gana, o Império do Mali (dos quais Mali, leva o seu nome), e o Império Songai. No final dos anos 1800, Mali caiu sob controle francês, tornando-se parte do Sudão francês. Mali ganhou a sua independência, com o Senegal, como a Federação do Mali, em 1959, tornando-se a nação independente do Mali em 1960. Após um longo período de Estado de partido único, um golpe de 1991 levou à redação de uma nova constituição e ao estabelecimento de Mali como um Estado democrático e multi-partidário.



Artigo selecionado

edit

Tombuctu (Inglês arcaico: Timbuctoo; língua songai: Tumbutu; Francês: Tombouctou) é uma cidade na região de Tombuctu, Oeste africano nação do Mali. É a sede da prestigiada Universidade Sankore e outras madraças, e era uma capital intelectual e espiritual e centro de propagação do Islão para toda África nos séculos 15 e 16. As suas três grandes mesquitas, Djinguereber, Sankore e Sidi Yahya, relembram a áurea Tombuctu. Embora continuamente restaurados, estes monumentos estão hoje sob ameaça de desertificação. Tombuctu é principalmente feita de barro.

Tombuctu é povoada por songais, tuaregues, fulas, do povo Mandé, e é cerca de 15 km ao norte do rio Níger. É também na interseção de um comércio transaariano leste-oeste e uma linha norte-sul na rota do Saara para Arauane. Foi importante historicamente (e ainda é hoje), como uma entreposto de sal-gema de Taudeni.

A sua configuração geográfica tornou um ponto de encontro natural para populações vizinhas do oeste africano e Bérbere nômade e povos árabes do norte. A sua longa história, como um posto avançado comercial, que ligou a África Ocidental com Berbere, Árabe, e Judeus comerciantes em toda a África do Norte, e assim, indiretamente com os comerciantes da Europa, deu-lhe um estatuto de fábula, e no Ocidente, foi durante muito tempo uma metáfora para o exótico, terras distantes: "daqui a Tombuctu."

(Leia mais...)


Você sabia ...

edit


Imagem selecionada

edit

Menina Bozo em Bamako
Menina Bozo em Bamako

Uma vista de Bamako, no Mali, com o Palácio presidencial, em segundo plano.