Portal:Bósnia e Herzegovina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Coat of arms of Bosnia and Herzegovina.svg Bem-vindo ao portal da
Bósnia e Herzegovina
Dobrodošli • Добродошли
Landscape near Ivan mountain.jpgEvstafiev-vedran-smailovic-sarajevo1992w.jpgSarajevo Academy of arts 03.jpgStari Most22.jpgSarajevo-church.jpg
Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Localização da Bósnia e Herzegovina.

Bósnia e Herzegovina é uma república federal dos Balcãs, resultante da dissolução da Iugoslávia, que limita a norte e oeste com a Croácia e a leste e a sul com a Sérvia e a sul com o Montenegro, dispondo ainda de uma minúscula extensão de litoral, no Mar Adriático. A sua capital é a cidade de Sarajevo. É composta por duas entidades politicamente autónomas, a Federação da Bósnia e Herzegovina (federação croato-bosníaca) e a República Sérvia (também conhecida como República Sprska, não confundir com a Sérvia).


Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
Ilustração representando o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando e da Duquesa Sofia.

Em 28 de junho de 1914, o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, e sua esposa, a duquesa Sofia de Hohenberg, foram assassinados em Sarajevo, capital da Bósnia. O atentado foi executado por Gavrilo Princip, membro da fação terrorista denominada Mão Negra - organização que tinha como objetivo o rompimento das províncias eslavas do sul com a Áustria-Hungria e a criação da Grande Sérvia - que teria contado com o apoio de militares sérvios. A motivação política para o assassinato era compatível com a ideologia do movimento que, mais tarde, ficaria conhecido como a Jovem Bósnia.

No comando dos conspiradores militares estava Dragutin Dimitrijević, chefe da inteligência sérvia, seu braço direito, o major Vojislav Tankosić e o espião Rade Malobabić. Tankosić armou e treinou os executores do atentado e Malobabić deu-lhes acesso aos túneis secretos utilizados pelos agentes sérvios para infiltrar espiões e armamentos na Áustria-Hungria.

Todos os envolvidos no atentado que ainda estavam vivos foram presos, julgados, condenados e punidos. Aqueles que foram presos na Bósnia tiveram seus julgamentos em Sarajevo, em outubro de 1914. Os demais conspiradores foram submetidos a uma corte sérvia na frente de Salônica - à época sob controle francês - entre 1916 e 1917, culminando com a execução dos três principais oficiais envolvidos. Muito do que se conhece sobre os assassinatos do arquiduque e de sua esposa veio das informações obtidas nesses dois julgamentos.

A verdadeira responsabilidade sobre o atentado tornou-se fruto de grande controvérsia, porque o ataque levou à eclosão da Primeira Guerra Mundial, um mês depois.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    
Evstafiev-Radovan Karadzic 3MAR94.jpg

Radovan Karadžić (em sérvio: Радован Караџић, AFI[râdovaːn kâraʤiʨ]; Petnjica Šavnik, 19 de junho de 1945) é um ex-político bósnio sérvio, poeta e psiquiatra, ex-fugitivo acusado de crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia (TPIJ), foi detido em 21 de Julho de 2008.

Foi emitido um mandado de captura internacional contra Karadžić, na sequência do artigo 61 º do TPIJ, que concluiu que existem motivos suficientes para crer que o acusado tenha cometido os crimes em questão, incluindo genocídio. O Governo dos Estados Unidos, desde então, ofereceu uma recompensa de cinco milhões de dólares por sua detenção.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Mostar Old Town Panorama.jpg
Cidade de Mostar e a Ponte Velha.
Cartella viola.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    
Herzegovina.JPG

... que o Bosmal Centar da cidade de Sarajevo é o edifício mais alto de todos os países dos Balcãs?

... que a Bósnia (em laranja no mapa) é aproximadamente quatro vezes maior do que a Herzegovina (em azul)?

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Predefinições
Infobox


Ligações
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Bósnia e Herzegovina
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver