Portal:Togo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem vindo ao
Portal do Togo
 ver · editar Togo

O Togo é um país africano, limitado a norte por Burkina Faso, a leste por Benin, a sul pelo Golfo da Guiné e a oeste por Gana. Sua capital é Lomé. Localizado no oeste da África, Togo é constituído por um estreito território que reúne povos de diferentes origens. O grupo étnico euê, o mais numeroso (45,4% da população), concentra-se no sul, perto do litoral, a região mais desenvolvida. A maioria dos habitantes vive da agricultura, cujos principais produtos são o algodão e a cana-de-açúcar. O país é importante centro de comércio regional graças ao porto de sua capital, Lomé.

Togo obteve sua independência da França em 1960. Em 1967, Gnassingbé Eyadéma conduziu um golpe militar bem sucedido, tornando-se presidente logo após. No momento da sua morte em 2005, Eyadéma era o líder mais antigo da história africana, sendo presidente por 38 anos. Em 2005, seu filho Faure Gnassingbé foi eleito presidente.


 ver · editar Artigos selecionados
Mapa do Togo em 1915.
Mapa do Togo em 1915.

A Togolândia foi um protetorado alemão na África Ocidental de 1884 a 1916, abrangendo o que é hoje a nação de Togo e grande parte do que é atualmente a Região do Volta do Gana. A colônia foi fundada durante a partilha da África. A colônia foi criada em 1884 e ocupava parte do que era então conhecida por "Costa dos Escravos" e expandiu-se gradualmente para o interior. No começo da Primeira Guerra Mundial em 1914, a colônia foi englobada no conflito. Foi invadida e rapidamente tomada pelas forças inglesas e francesas durante a Campanha do Togo e colocada sob domínio militar. Em 1916, o território foi separado nas zonas administrativas francesa e inglesa, o que foi oficializado em 1922 com a criação da Togolândia britânica e da Togolândia francesa.


 ver · editar Você sabia…


 ver · editar Categorias
 ver · editar Mapa


Um mapa de Togo.

 ver · editar Imagem selecionada

Mulher e criança Purle no Hospital Helota em Lomé, Togo.

 ver · editar Biografia selecionada

Emmanuel Sheyi Adebayor (Lomé, 26 de fevereiro de 1984) é um futebolista togolês que atua como atacante.

Centroavante fixo com faro de gol, tem como principais armas a velocidade, a habilidade para proteger a bola, o chute e o espírito coletivo. Desde 2011 jogando pelo Tottenham Hotspur, vindo do Manchester City, aposentou-se da Seleção Togolesa após o ataque terrorista de 2010. Por esta, Adebayor figurou no elenco que disputou a Copa do Mundo de 2006, a estreia do pequeno país em Copas do Mundo.

Adebayor tem raízes iorubás, uma das principais etnias da Nigéria, de onde vieram seus pais.


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Togo na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Associados Wikimedia
Togo no Commons Togo no Commons
Imagens e mídia
Togo no Wikcionário Togo no Wikcionário
Definições
Togo no Wikilivros Togo no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Togo no Wikinotícias Togo no Wikinotícias
Notícias
Togo no Wikiquote Togo no Wikiquote
Citações
Togo no Wikisource Togo no Wikisource
Biblioteca
Togo na Wikiversidade Togo na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar