Portal:Hungria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Coat of arms of Hungary.png Bem-vindo ao
Portal da Hungria
Cartella verde.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
HungaryBanner.png
Hungary in its region.svg A Hungria, oficialmente República da Hungria, é um país sem saída para o mar na planície da Panônia, na Europa Central. Limita com Áustria, Eslováquia, Romênia, Ucrânia, Sérvia, Croácia e Eslovênia. Sua capital é a cidade de Budapeste, a maior do país. A Hungria é membro da OCDE, OTAN, UE e do Grupo de Visegrád, e é um Estado Schengen. Sua língua oficial é o húngaro, que integra a família lingüística fino-úgrica.

Em seguida a períodos de ocupação céltica (após 450 a.C.) e romana (de 9 a.C. até o século IV), considera-se que as bases da fundação do Estado húngaro foram estabelecidas no século IX pelo chefe magiar Árpád, cujo bisneto Estêvão I ascendeu ao trono com uma coroa enviada por Roma em 1000. O Reino da Hungria existiu sem interrupções por 946 anos, e em diversos momentos foi visto como um dos centros culturais do mundo ocidental. Uma potência significativa até os anos 1910, a Hungria perdeu mais de dois terços de seu território (e 3,3 milhões de húngaros étnicos) devido ao Tratado de Trianon de 1920. Sucedeu ao reino um regime comunista (1947-1989) durante o qual o país recebeu ampla atenção da comunidade internacional por conta da Revolução de 1956 e, posteriormente, a abertura de sua fronteira com a Áustria em 1989, que acelerou o colapso do Bloco Oriental. Desde aquele ano, o país é uma república parlamentarista. Hoje a Hungria é um país de alta renda e seu objetivo é tornar-se um país desenvolvido pelos padrões do FMI.

Escudo de armas da Hungria
Brasão de armas da Hungria
Bandeira da Hungria

Bandeira da Hungria
Cartella verde.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
A bandeira da Hungria de 1949-1956

A República Popular da Hungria ou República Popular Húngara (em húngaro: Magyar Népköztársaság) era o nome oficial do estado da Hungria de 1949 a 1989 durante o período socialista sob a orientação da União Soviética. O Estado permaneceu em existência até 1989, quando as forças da oposição consolidaram sua influência e forçaram o regime a abandonar o poder. O estado considera-se o herdeiro da República Soviética da Hungria, que foi formada em 1919 e foi o segundo estado socialista formado após a Rússia Soviética.

Cartella verde.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    
MorThanFeastofAttila.jpg

Átila (n. 406 - m. 453) foi o último e mais poderoso líder dos hunos, tribo provavelmente procedente da Ásia, apesar de suas origens exatas serem desconhecidas. Átila governou o maior império europeu de seu tempo, de 434 até sua morte em 453. Conhecido no Ocidente como "Flagelo de Deus", suas possessões estenderam-se da Europa Central até o Mar Negro, e desde o Danúbio até o Báltico. Durante o seu reinado, foi um dos mais ferrenhos inimigos do Império Romano, que nesta fase final do mesmo, estava dividido em dois: o Império Romano do Oriente com capital em Constantinopla, atual Istambul, e o Império Romano do Ocidente com capital em Roma e mais tarde em Ravena. Por duas vezes invadiu os Balcãs; esteve a ponto de tomar a cidade de Roma e chegou a sitiar Constantinopla. Marchou pela França até chegar a Orleães, até que o general romano Flávio Aécio, forçou-o a recuar na Batalha dos Campos Cataláunicos em 451 (Châlons-sur-Marne). Ele conseguiu fugir do imperador Ocidente, Valentiniano III, de sua capital, Ravena, em 452.

Cartella verde.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Nyiregyhaza11.JPG
Centro da cidade de Nyíregyháza.
Cartella verde.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    

Portal:Hungria/Você sabia

Cartella verde.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella verde.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella verde.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Predefinições
Infobox


Ligações
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Hungria
Cartella verde.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella verde.jpg
Portal.svg
ver