Portal:Botswana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Portal Botswana

Flag of Botswana
Coat of Arms of Botswana
Location on the world map

Botswana, oficialmente a República do Botswana (Tswana: Lefatshe lo Botswana), é uma nação litoral da África Austral. Cidadãos do Botswana são Batswana (singular: Motswana), independentemente da sua etnia. Anteriormente um protetorado britânico de Bechuanalândia, Botswana aprovou o seu novo nome depois de se tornar independente da Commonwealth em 30 de Setembro de 1966.

Rodeado pela África do Sul ao sul e sudeste, Namíbia a oeste, Zâmbia ao norte, e Zimbabwe ao Nordeste, é dividido em nove distritos, que são subdivididos em um total de 28 subdistritos.

Há mais de 30 anos, Botswana teve a economia que mais cresce no mundo, com um crescimento médio superior a 9% ao ano de 1966-1999. A economia, intimamente ligado ao da África do Sul, é dominada pela mineração (38 por cento), serviços (44 por cento), construção (7 por cento), produção (4 por cento) e agricultura (2 por cento). Botsuana foi atingida muito duramente pela epidemia da Aids, a média da expectativa de vida em Botswana ao nascer declinou de 64 anos em 1990 para 50,6 anos em 2007.



Artigo selecionado

Tsodilo rock paintings 1.jpg

Tsodilo é um Patrimônio da humanidade UNESCO localizada na região noroeste de Botswana. Foi inscrito em 2001, devido a seu exclusivo significado religioso e espiritual para a população local, bem como o seu único registro de assentamento humano ao longo de muitos milênios. Ele contém mais de 4.500 pinturas rupestres em uma área de aproximadamente 10 km² dentro do deserto do Kalahari. A recente descoberta de artefatos de 70.000 anos de idade e uma cabeça de Píton esculpida em pedra parece representar os primeiros rituais humanos conhecidos. Estudiosos acreditavam que o intelecto humano não haviam alcançado a sofisticação necessária para a realização de rituais espirituais e atividades organizadas até cerca de 40.000 anos atrás, na Europa, mas dentro de uma caverna nas montanhas Tsodilo, arqueólogos encontraram um enorme escultura de pedra de uma serpente python que era adorada e apresentada com ofertas tão cedo quanto 70 mil anos atrás. É quase tão grande (altura), como um ser humano e mede aproximadamente 20 pés (6 metros) de comprimento. (Leia mais...)

Imagem destacada

Chameleon, Botswana3.jpg
Crédito: JackyR

Camaleão em uma cerca de jardim em Gaborone, Botswana.

Você sabia ...

  • ... que, em 1999, um piloto da Air Botswana cometeu suicídio ao bater um ATR 42 contra, destruindo, a frota da companhia aérea no aeroporto de Gaborone?
  • ... que, situação de 2008, não existe um tratado cobrindo a fronteira entre o Botswana e a Namíbia, que permanece como definido em um tratado assinado entre os impérios britânico e alemão em 1890?


Tópicos no Botswana


Portais relacionados


Associados Wikimedia

Botswana no Wikinotícias     Botswana no Wikiquote     Botswana no Wikilivros     Botswana no Wikisource     Botswana no Wikcionário     Botswana na Wikiversidade     Botswana no Wikivoyage     Botswana no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/BotswanaWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:BotswanaCommons-logo.svg