Portal:Botswana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of Botswana.svg Bemvind@ ao
Portal do Botswana
Okavango kanal.jpgOverlooking Mokolodi Nature Reserve.jpgGaboronecitycentre.JPGZebra Botswana edit.jpg

Portal Botswana

Flag of Botswana
Coat of Arms of Botswana
Location on the world map

Botswana, oficialmente a República do Botswana (Tswana: Lefatshe lo Botswana), é uma nação litoral da África Austral. Cidadãos do Botswana são Batswana (singular: Motswana), independentemente da sua etnia. Anteriormente um protetorado britânico de Bechuanalândia, Botswana aprovou o seu novo nome depois de se tornar independente da Commonwealth em 30 de Setembro de 1966.

Rodeado pela África do Sul ao sul e sudeste, Namíbia a oeste, Zâmbia ao norte, e Zimbabwe ao Nordeste, é dividido em nove distritos, que são subdivididos em um total de 28 subdistritos.

Há mais de 30 anos, Botswana teve a economia que mais cresce no mundo, com um crescimento médio superior a 9% ao ano de 1966-1999. A economia, intimamente ligado ao da África do Sul, é dominada pela mineração (38 por cento), serviços (44 por cento), construção (7 por cento), produção (4 por cento) e agricultura (2 por cento). Botsuana foi atingida muito duramente pela epidemia da Aids, a média da expectativa de vida em Botswana ao nascer declinou de 64 anos em 1990 para 50,6 anos em 2007.



Artigo selecionado

Estátua de Seretse Khama localizada nas imediações do edifício do Parlamento do Botswana.

Seretse Khama KBE foi o primeiro presidente do Botswana, cargo que ocupou desde a independência do país em 1966 até sua morte. Nascido na vila de Serowe, no então Protetorado britânico da Bechuanalândia, em 1° de julho de 1921, Khama era originário de uma das famílias reais mais poderosas do país. Educado na vizinha África do Sul e no Reino Unido, ele retorna ao seu país natal para liderar o movimento pela independência da Bechuanalândia. Ele funda o Partido Democrático do Botswana em 1962 e torna-se primeiro-ministro em 1965. No ano seguinte, o Botswana conquista a independência e Khama torna-se presidente. Morreu na capital Gaborone, em 13 de julho de 1980, vítima de um câncer pancreático. Durante sua presidência, o país experimentou um rápido desenvolvimento econômico e social. (Leia mais...)

Imagem destacada

Você sabia ...

  • ... que, em 1999, um piloto da Air Botswana cometeu suicídio ao bater um ATR 42 contra, destruindo, a frota da companhia aérea no aeroporto de Gaborone?
  • ... que, situação de 2008, não existe um tratado cobrindo a fronteira entre o Botswana e a Namíbia, que permanece como definido em um tratado assinado entre os impérios britânico e alemão em 1890?


Tópicos no Botswana


Portais relacionados


Associados Wikimedia

Botswana no Wikinotícias     Botswana no Wikiquote     Botswana no Wikilivros     Botswana no Wikisource     Botswana no Wikcionário     Botswana na Wikiversidade     Botswana no Wikivoyage     Botswana no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/BotswanaWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:BotswanaCommons-logo.svg