Protetorado da Bechuanalândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um mapa de 1885 mostrando o Protetorado Bechuanalândia antes da criação da colônia da Bechuanalândia britânica.
Um mapa de 1887 mostra a colônia da Bechuanalândia (sombreado rosa) e do Protetorado da Bechuanalândia (fronteira cor-de-rosa). Isso foi antes da extensão para o norte a fim de incluir Ngamiland em 1890.

O protetorado da Bechuanalândia ou da Bexuanalândia[1] (em inglês Bechuanaland Protectorate) foi um protetorado estabelecido na África meridional em 31 de março de 1885 pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. O território tornou-se independente em 30 de setembro de 1966, quando adotou o nome de República do Botswana[2] .

Bechuanalândia significa "Terra de Bechuana" (com a grafia moderna de Batswana ou Tswana). A Bechuanalândia foi dividida em duas partes. A região Sul, conhecida como Bechuanalândia Britânica, tornou-se parte da província do Cabo e, atualmente, parte da África do Sul. O protetorado da Bechuanalândia correspondia à parte do norte, que foi anexada a mais terras em 1890.

Originalmente, o governo britânico pretendia entregar a administração do protetorado à Rodésia e África do Sul, mas a oposição dos tsuanas reteve o controle britânico até a independência. Até a independência, a capital era a cidade sul-africana de Mafeking (atual Mafikeng), dando origem à situação específica de um território administrado por uma capital fora dele.

Referências

  1. Fernandes, Ivo Xavier. Topónimos e Gentílicos. Porto: Editora Educação Nacional, Lda., 1941. vol. I.
  2. "Botswana profile", BBC News, 9 de agosto de 2012.
  • TLOU, Thomas e CAMPBELL, Alec C. - History of Botswana. Macmillan Botswana Pub., 1984 ISBN 0333365313
  • PARSONS, Neil - New History of Southern Africa
  • MORTON, Fred e RAMSAY, Jeff Ramsay (eds) The birth of Botswana : a history of the Bechuanaland Protectorate from 1910 to 1966.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

A rare Bechuanaland Border Police canteen token.