Portal:Camboja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
none.svg}} Bem-vindo ao
Portal do Camboja
 ver · editar Camboja
Bandeira do Camboja
Bandeira do Camboja
Mapa de Localização

O Camboja é um país asiático da Indochina, limitado a norte pelo Laos, a leste e a sul pelo Vietnã, a oeste pelo Golfo da Tailândia e a oeste e a norte pela Tailândia. Sua capital é Phnom Penh.

O Reino do Camboja é um país com uma população de mais de 14 milhões de pessoas. O Camboja é o Estado sucessor do poderoso Império Khmer, que governou a maior parte da península da Indochina, entre os séculos IX e XIV.

A geografia do Camboja é uma terra de arrozais e florestas, dominado pelo rio Mekong e Tonle Sap.

O governo do Camboja é uma monarquia constitucional com o rei Norodom Sihamoni como chefe de Estado, e o primeiro-ministro Hun Sen, como chefe de governo. A maioria dos cambojanos ou Khmers são 95% praticantes do Budismo Teravada. A capital, Phnom Penh, tem uma população de mais de 2 milhões de pessoas e tem crescido para se tornar o centro comercial, econômico e cultural do Camboja.


 ver · editar Artigos selecionados

Angkor Wat (ou Angkor Vat) é um templo situado 5,5 km a norte da cidade de Siem Reap, na província homônima do Camboja. É o maior e mais bem preservado templo dos que integram o assentamento de Angkor. É também o único que restou com importante significado religioso - inicialmente hindu, e depois budista - desde a sua fundação. O templo é o ponto máximo do estilo clássico da arquitetura Khmer. É considerado como a maior estrutura religiosa já construída, e um dos tesouros arqueológicos mais importantes do mundo. Tornou-se símbolo do Camboja, aparecendo em sua bandeira e sendo sua principal atração turística. Em 14 de dezembro de 1992 foi declarado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade.

Angkor Wat faz parte do complexo de templos construídos na zona de Angkor, a antiga capital do Império khmer durante a sua época de esplendor, entre os séculos IX e XV. Angkor abrange uma extensão em torno de 200 km², embora recentes pesquisas estimem uma extensão de 3 000 km² e uma população de até meio milhão de habitantes, o que o tornaria o maior assentamento pré-industrial da humanidade.

Leia mais ...


 ver · editar Você sabia…

... que um estrangeiro que abusa de uma criança no Camboja pode ser processado em seu país como se tivesse cometido o crime em sua própria pátria ?

... que o rio Mekong corre em sentido inverso ao mar durante a estação chuvosa ?

.. que o Templo de Angkor Wat e outros templos e ruínas do antigo Império Angkor é o maior complexo religioso do mundo ?

... que Phnom Penh foi considerada a cidade mais bonita do Extremo Oriente antes de 1970 ?

... que a língua cambojana é uma das mais antigas línguas faladas e possui o maior alfabeto do mundo ?

... que a floresta nativa do Camboja passou de 70% em 1970 para 3% no tempo de hoje ?

... que havia de 150.000 a 200.000 muçulmanos no Camboja no final de 1975 ?

... que o antigo rei Norodom Sihanouk detém o Guinness World Records como o político que ocupou a maior variedade de cargos políticos ?

... que Saigon, no Vietnã, foi fundada por cambojanos ?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Mapa
 ver · editar Imagem selecionada
Uma freira budista em Angkor Wat.
 ver · editar Biografia selecionada

Norodom Sihanouk (Qumer: ; forma regular: ; pronúncia em Qumer: /nɔɾoːdɔm siːhanuʔ/) (Phnom Penh, 31 de Outubro de 1922 - Pequim, 15 de outubro de 2012) foi um político cambojano. Foi o rei do Camboja em dois períodos: de 1941 a 1955 e de 1991 a 2004, quando renunciou ao trono em favor do filho, Norodom Sihamoni. Desde então ficou conhecido como o "Rei-Pai do Camboja". Filho do Rei Norodom Suramarit e da Rainha Sisowath Kossamak, tentou em 1954 fazer sua nação se tornar independente da França, liderando um movimento de libertação. Por várias vezes, exerceu também o cargo de primeiro-ministro do Camboja. Foi a pessoa que mais ocupou altos cargos políticos, segundo o Guinness Book.


Leia mais ...
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Camboja na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Associados Wikimedia
Camboja no Commons Camboja no Commons
Imagens e mídia
Camboja no Wikcionário Camboja no Wikcionário
Definições
Camboja no Wikilivros Camboja no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Camboja no Wikinotícias Camboja no Wikinotícias
Notícias
Camboja no Wikiquote Camboja no Wikiquote
Citações
Camboja no Wikisource Camboja no Wikisource
Biblioteca
Camboja na Wikiversidade Camboja na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar