Portal:Maurícia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mauríciaeditar

Maurícia (português europeu) ou Maurício (português brasileiro), oficialmente República da Maurícia ou República de Maurício, é um país insular do oceano Índico, constituído pelas ilhas Mascarenhas orientais: ilha Maurícia, ilha Rodrigues e por dois arquipélagos mais a norte: as ilhas São Brandão e Agalega. A Maurícia disputa ainda com Madagascar e a França a ilha de Tromelin.

Está localizada a cerca de 800 km a leste da ilha de Madagascar e os seus vizinhos mais próximos são o departamento francês de Reunião, a oeste, e as Seicheles, a norte. A capital é Porto Luís. Forma juntamente com a Líbia e com Seicheles, o grupo de países do continente africano com Índice de Desenvolvimento Humano considerado alto.

Os campos de cana-de-açúcar são ocupantes de mais de 50% da ilha. Vulcões negros sem vegetação, encontram-se elevados dentre os pés cultivados de cana-de-açúcar. O açúcar é a planta mais produzida na agricultura da ilha.

A ilha foi descoberta em 1505 pelos portugueses e colonizada em 1598 pelos neerlandeses. Posteriormente, a França e, depois, o Reino Unido foram os países governantes da ilha. A independência da Maurícia foi proclamada em 1968. Porto Luís, um aglomerado urbano cuja população ultrapassa 140 mil pessoas, é a capital e porto mais importante.


Artigo em destaqueeditar

Dodo

O dodô (português brasileiro) ou dodó (português europeu), também chamado de dronte (nome científico: Raphus cucullatus), foi uma ave não‐voadora endêmica da ilha Maurício, uma das ilhas Mascarenhas na costa leste da África, perto de Madagascar. A ave mais próxima geneticamente foi a também extinta solitário-de-rodrigues, também da subfamília Raphidae da família dos pombos; sendo que a mais semelhante ainda viva é o pombo-de-nicobar. Durante algum tempo, pensou-se erroneamente que o dodô branco existisse na ilha de Reunião.

O dodô tinha cerca de um metro de altura e podia pesar entre 10 e 18 quilogramas na natureza. A aparência externa é evidenciada apenas por pinturas e textos escritos no século XVII, e, por causa dessa considerável variabilidade, levando-se em conta que poucas descrições são conhecidas, a aparência exata é um mistério. Semelhantemente, pouco se sabe com exatidão sobre o habitat e o comportamento. Tem sido descrito com plumagem cinza acastanhado, pata amarela, um tufo de penas na cauda, cabeça cinza sem penas, e o bico preto, amarelo e verde. A moela ajudava a ave a digerir os alimentos, incluindo frutas, e acredita-se que o principal habitat tenha sido as florestas costeiras nas áreas mais secas da ilha. Presume-se que o dodô tenha deixado de voar devido à facilidade de se obter alimento e a relativa inexistência de predadores em Maurício.



Você sabia…editar

... que Jacques-Désiré Laval, um missionário espiritual da Maurícia, foi a primeira pessoa beatificada pelo Papa João Paulo II?

... que, como resultado de um acordo antes das eleições gerais de 2000, Paul Bérenger se tornou o primeiro primeiro-ministro não hindu da Maurícia em 2003?

... que o Le Pouce é recebeu este nome por causa do seu pico em forma de polegar?


Categoriaseditar
Imagem selecionadaeditar
A cidade de Souillac.


WikiProjetoseditar
Coisas que você pode fazereditar

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimediaeditar
Maurícia no Commons Maurícia no Commons
Imagens e mídia
Maurícia no Wikcionário Maurícia no Wikcionário
Definições
Maurícia no Wikilivros Maurícia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Maurícia no Wikinotícias Maurícia no Wikinotícias
Notícias
Maurícia no Wikiquote Maurícia no Wikiquote
Citações
Maurícia no Wikisource Maurícia no Wikisource
Biblioteca
Maurícia na Wikiversidade Maurícia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar