Pombo-de-nicobar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPombo-de-nicobar
Pombo-de-Nicobar no Parque de aves de Jurong.

Pombo-de-Nicobar no Parque de aves de Jurong.
Estado de conservação
Status iucn3.1 NT pt.svg
Quase ameaçada
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
Género: Caloenas
G. R. Gray, 1840
Espécie: C. nicobarica
Nome binomial
Caloenas nicorabica
Linnaeus, 1758

O pombo-de-nicobar (Caloenas nicobarica) é uma espécie de pombo do gênero Caloenas do qual é o único representante, possuindo apenas duas subespécies:

  • Caloenas nicobarica nicobarica (Linnaeus, 1758)
  • Caloenas nicobarica pelewensis (Finsch, 1875)

Pesquisas recentes de DNA indicaram que o pombo-de-nicobar é a espécie viva mais próxima do extinto Dodo[1] e do Solitário-de-rodrigues.[2]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Medindo 41 cm e pesando cerca de 600 gramas tem como característica marcante longas penas na região do pescoço, cauda curta, longas e fortes asas, bico robusto que possui uma carnuda cera na base, plumagem azul-metálico-escuro e asas azul-esverdeado.[3] Fêmeas são ligeiramente menores que os machos. Animais jovens tem cauda de cor escura, geralmente preta.

Habitat e distribuição[editar | editar código-fonte]

Encontrado principalmente nas Ilhas Nicobar, Ilhas Palau, Ilhas da Sonda, Filipinas, Ilhas Molucas, Nova Guiné, Arquipélago de Bismarck e Ilhas Salomão.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Sementes, frutas, caracóis e outros invertebrados.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Durante o anoitecer e amanhecer são muito ativos, tanto em cativeiro quanto selvagens. A noite instalan-se em árvores e durante o dia vasculham a área em volta. Muitos viajam longas distâncias entre as ilhas em busca de boa comida.

Voo[editar | editar código-fonte]

Seu voo é rápido com batidas de asas regulares e ocasionais batida de som cortantes, caracteristicas dos pombos em geral. Os grupos tendem a voar em colunas de um único indivíduo e não em grupos esparsos como outros pombos fazem. A cauda branca serve como um sinalizador para quando cruzam aguas no anoitecer ou amanhecer ajuda os inexperientes, que poderiam se perder do grupo.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Ninho[editar | editar código-fonte]

Esta espécie faz seus ninhos nas árvores de densas florestas com folhagens coletadas no próprio terreno onde botam seu ovo elíptico de cor levemente azulada.

Incubação[editar | editar código-fonte]

A fêmea bota um único ovo que é chocado por cerca de 30 dias e os filhotes permanecem no ninho por três meses.


Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Gayle A. Soucek, Michele Earle-Bridges, Doves: Everything about Housing, Health, Nutrition, and Breeding, Barron's Educational Series, (2006), página 82, ISBN 0764132326, ISBN 9780764132322
  2. [1]
  3. Matthew M. Vriends, Doves: Everything about Purchase, Housing, Care, Nutrition, Breeding, and Diseases : with a Special Chapter on Understanding Doves, Barron's Educational Series, (1994), página 96, ISBN 0812018559, ISBN 9780812018554
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Pombo-de-nicobar
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Pombo-de-nicobar