Portal:Albânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal da Albânia


Síria
Síria


Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a Albânia.


ver    

Albânia (em albanês: Shqipëri/Shqipëria), oficialmente República da Albânia (em albanês: Republika e Shqipërisë), é um pequeno país montanhoso da península Balcânica, no sudeste da Europa. Tem uma área total de 28 748 km² e uma população de cerca de 3 milhões de pessoas.

Situada na borda ocidental da península Balcânica, limita-se ao norte com o Montenegro, a nordeste com o Kosovo, a leste com Macedônia e Grécia e ao sul e oeste com o Mar Adriático, do outro lado do qual se encontra a Itália. A língua oficial é o albanês. Na atualidade, a Albânia está entre os países menos desenvolvidos da Europa, embora possua indicadores sociais superiores ao da média brasileira (em 2013). Segundo dados de 2011, cerca de 53% da população da Albânia vive em zonas urbanas (dos quais cerca de 25% vivem na capital Tirana), e 47% em zonas rurais. Em 2012, existiam na Albânia aproximante 120 mil automóveis.

A Albânia foi uma nação comunista da Segunda Guerra Mundial até 1992. Todavia, rompeu relações com a ex-União Soviética em 1961, e aliou-se à China. O rompimento com a União Soviética separou a Albânia dos contatos com a maioria dos outros países. Poucos visitantes estrangeiros têm permissão de entrar na Albânia. A partir de 1978, as relações com a China ficaram estremecidas.

A Albânia fez parte do Império Otomano por mais de 400 anos. Conquistou sua independência em 1912. Seu nome em albanês é Shqipëria, que significa A Terra da Águia. O nome oficial da Albânia é Republika e Shqipërisë (República da Albânia). Tirana, com cerca de 454 000 habitantes, é a capital e maior cidade do país



 ver · editar Artigos selecionados

Partição da Albânia (em albanês: Copëtimi i Shqipërisë) é um termo usado para a partição do Estado albanês, que proclamou a sua independência em 28 de novembro de 1912. A delineação do recém-criado Principado da Albânia sob os termos da Conferência de Londres de 1912-1913 (29 de Julho de 1913) e dos embaixadores das seis grandes potências da época (Grã-Bretanha, França, Alemanha, Áustria-Hungria, Rússia e Itália) deixariam populações albanesas e não-albanesas em ambos os lados da fronteira. Os representantes do movimento nacional albanês viram isso como uma partição dos territórios reivindicados habitados pelos albaneses, além dos territórios contidos numa proposta do Vilaiete da Albânia.

Após o estabelecimento do Estado albanês, houve planos para particionar a Albânia durante a Primeira Guerra Mundial; no entanto, a Albânia não foi particionada e manteve a sua existência independente. Planos adicionais de partição foram negociados durante e após a Segunda Guerra Mundial.

Ler mais ...


 ver · editar Biografia selecionada

Zog I, Rei dos Albaneses (em albanês: Nalt Madhnija e Tij Zogu I, Mbreti i Shqiptarëvet, IPA: [ˈzɔɡu]; Castelo Burgajet, Burrel, 8 de outubro de 1895 - Hauts-de-Seine, 9 de abril de 1961), nascido Ahmet Muhtar Zogolli e assumindo o sobrenome Zogu em 1922, foi governante da Albânia de 1922 a 1939. Atuou primeiramente como primeiro-ministro da Albânia (1922-1924), depois como presidente (1925-1928), e finalmente como rei (1928-1939). Seu governo como rei foi caracterizado pela opressão das liberdades civis e foi semelhante ao regime simultâneo na Itália fascista.

Ler mais ...


 ver · editar Imagem selecionada

Castelo de Krujë.
 ver · editar Sabia que?
  • ...que a primeira publicação da revista Drita foi há 135 anos ?
 ver · editar Predefinições
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Categorias
 ver · editar Mapa


Mapa mostrando as áreas com presença de minorias culturais ou linguísticas na Albânia.

 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Albânia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Associados Wikimedia
Albânia no Commons Albânia no Commons
Imagens e mídia
Albânia no Wikcionário Albânia no Wikcionário
Definições
Albânia no Wikilivros Albânia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Albânia no Wikinotícias Albânia no Wikinotícias
Notícias
Albânia no Wikiquote Albânia no Wikiquote
Citações
Albânia no Wikisource Albânia no Wikisource
Biblioteca
Albânia na Wikiversidade Albânia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar