Papa Roach

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Papa Roach
PapaRoachAufAlternastage.jpg
A banda em concerto no palco alternativo do Rock am Ring.
Informação geral
Origem Vacaville, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Hard rock
Nu metal[1]
Rap rock
Rap metal
Rapcore
Metal alternativo[2]
Post-grunge
Rock alternativo
Heavy metal
Período em atividade 1993 - atualmente
Gravadora(s) Geffen Records
Eleven Seven Music
Página oficial www.paparoach.com
Integrantes
Jacoby Shaddix
Jerry Horton
Tobin Esperance
Tony Palermo
Ex-integrantes
David Buckner

Papa Roach é uma banda de rock dos Estados Unidos formada em Vacaville em 1993. Chegaram ao sucesso com seu álbum de estreia Infest, lançado em 2000, e que ganhou três vezes disco de platina.

História[editar | editar código-fonte]

Na pequena cidade de Vacaville, noroeste da Califórnia, quatro colegas de ensino secundário, Jerry Horton, Dave Buckner, Jacoby Shaddix (Coby Dick) e Will James decidiram montar uma banda. O nome surgiu a partir do nome do avô de Shaddix, Howard William Roatch, que cometeu suicídio em quando descobriu que estava com câncer terminal. O Avô de Shaddix era chamado de Papa Roach. Suas maiores influências eram as bandas Faith No More, Rage Against The Machine e Primus, um som que misturava punk rock, alternative rock, funk-metal e rap-metal.

Depois de alguns anos tocando em bares, pizzarias e pequenas festas, eles conquistaram fãs pela região, e então começaram com alguns concertos em Sacramento, San José e Berkeley, e logo estavam abrindo concertos do Deftones.

No verão de 1996 tomaram algumas atitudes para subir mais um degrau na carreira. A primeira delas foi trocar o baixista Will James por Tobin Esperance, que tinha 16 anos e era roadie da banda desde os 13. A segunda, contratar um empresário, Bret Blair. Depois disso, juntaram 700 dólares e entraram em estúdio para gravar o primeiro LP, Old Friends From Young Years, que serviu de suporte para várias apresentações pelos Estados Unidos.

Em 1998 lançaram o EP 5 Tracks Deep, mas sua estréia numa grande gravadora foi com o álbum Infest, pela Universal Records. Em 2001, participou do Rock in Rio 3, no mesmo dia das consagradas bandas Guns N' Roses e Oasis.

Em 2002 foi lançado Lovehatetragedy, álbum que teve como singles "She Loves Me Not" e "Time And Time Again". O álbum não alcançou o sucesso desejado, alcançando apenas o disco de ouro, enquanto seu antecessor conseguiu platina tripla. Mesmo assim os singles fizeram muito sucesso. Em 2004 saiu Getting Away With Murder, um álbum não muito bem recebido pela crítica e pelos fãs. O primeiro single foi a faixa título, considerada por muitos a melhor do álbum, e o segundo foi "Scars", uma balada. Essa nova obra ditou o que seria o novo estilo Papa Roach, mais voltado ao Rock and Roll, como evidenciado por faixas como "Be Free". Além dos dois singles foi lançada uma versão ao vivo de "Take Me". Em 2005 foi lançado o primeiro álbum ao vivo da banda, Live & Murderous In Chicago, foi uma verdadeira figura dos concertos do Papa Roach. Além das 19 músicas gravadas ao vivo, há também todos os videoclipes da banda. Em 2006 saiu The Paramour Sessions, o qual foi gravado na Paramour Mansion. É álbum que mostra de vez o novo estilo do Papa Roach, e cujo primeiro single foi ...To Be Loved, musica esta que também foi usada como tema do Monday Night Raw por volta de 2006 até 2009.

Em 2013, o Papa Roach anunciou três shows no Brasil. A turnê Viva La Cucaracha passaria pelas cidades de São Paulo (07/08), Rio de Janeiro (08/08) e Curitiba (09/08), porém a turnê foi cancelada por motivos de problema nas cordas vocais de Jacoby Shaddix. [3]

Mudanças de formação[editar | editar código-fonte]

O baterista Dave Buckner foi afastado da banda e foi substituído por Tony Palermo (ex-Unwritten Law) que em seguida iniciou a gravação do álbum Metamorphosis.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formação atual[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]


Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Essi Berelian's "Rough Guide to Heavy Metal", p. 271
  2. http://www.vh1.com/artists/az/papa_roach/bio.jhtml
  3. O Globo. Papa Roach vem ao Brasil para shows em Curitiba, no Rio e em SP. Página visitada em 14 de maio de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]