Jumpstyle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jumpstyle
Origens estilísticas Happy Hardcore
Gabber
Hardcore techno
Chicago Hard House
Contexto cultural Holanda, Bélgica
Instrumentos típicos Roland TR-909 - Roland TR-808 - Sintetizador - Sequenciador - Teclado - Sampler
Gêneros de fusão
Nenhum
Formas regionais
Holanda
Bélgica
Alemanha
Noruega

JumpStyle é um estilo de dança, sendo uma subseção do HardDance. As músicas mais adequadas para se dançar o Jumpstyle são as que tem faixas mais melódicas e medidas em BPM (batidas por minuto). A dança originou-se na Bélgica em 1997 e ficou demasiado tempo no nível inicial. Mais tarde, por volta de 2005, começou a se espalhar em todos os países da Europa. Os primeiros Jumpers (designação de quem pratica a dança), dançavam no estilo "Oldschool", que é o estilo caracterizado por um grande número de "movimentos base" e alguns truques. Mas como parecia um pouco simples demais, a dança continuou a evoluir. Como resultado, nasceram os outros estilos, como o Freestyle, StarStyle e Tekstyle.

Performance[editar | editar código-fonte]

No Jumpstyle, a performance de uma única pessoa, conhecida como "Solo Jump" é a mais popular, porém é sempre melhor apreciar a dança com um parceiro, realizando assim um "Duo Jump", que é mais admirado pela sincronia entre os dançarinos. As pernas são as partes do corpo mais importante no Jumpstyle. A dança consiste numa série de movimento de chutes e pulos, com as pernas indo para frente e para trás no ritmo da música. A maneira mais prática para se aprender a dançar o Jumpstyle é começar pelo estilo "OldSchool", que é o mais simples e o mais tradicional. No YouTube, há diversos tutoriais [1] de todos os estilos de Jumpstyle, tanto em português como em inglês.

Música[editar | editar código-fonte]

A música que acompanha o Jumpstyle é descendente do Happy Hardcore e Gabber. Suas batidas são geralmente entre 135 a 180 BPM. Mas ela não pode ser encarado como um simples avanço do Gabber. É caracterizada por uma 909 kick drum usada em 4 tipos de batidas. Ela também tem influências de Chicago House e Hard dance. Hoje o Jumpstyle tem seu próprio estilo de música, que recebe o mesmo nome da dança. Os gêneros musicais Hardstyle e Hardcore Gabber também podem ser dançados, mas são mais preferíveis aos Jumpers mais avançados.

Variações - Estilos[editar | editar código-fonte]

O Jumpstyle pode ser realizadas em várias estilos:

OldSchool Jump - "O Primeiro Passo Básico"; É o pontapé inicial para a dança. É composta por cinco movimentos e geralmente usada com pouca velocidade.

FreeStyle - É um estilo mais livre, com varias tricks, utilizando a RealHard base.

SideJump - Parecida com o FreeStyle , mas nesse estilo o dançarino pode usar os elementos originais que não são utilizados no Freestyle, por exemplo a trick "Wheel" (um chute girando o joelho em voltas diferentes).

OwnStyle - O Jumper pode dançar qualquer estilo, mas que seja preferencialmente ao seu próprio modo, sem copiar ninguém. Como diz o nome, Own Style = Estilo Próprio. [2]

HardJump - A ênfase neste tipo de dança é em colocar a Base HardJump de forma agressiva, dançando com as pontas dos pés. As tricks são opcionais.

Tekstyle - É um estilo bem interessante, muito diferente dos outros do JumpStyle. A maior parte da dança é diferente, onde o Jumper usa movimentos mais elásticos (soltos, espaçados) e usa muito mais o trick "wheel", usado com frequencia no Sidejump e no Ownstyle

Sobre Jumpstyle[editar | editar código-fonte]

  • Koen Bauweraerts (DJ Coone): "Jumpstyle se tornou um estilo de vida, assim como o Hip-hop e o Techno. Para mim, é a melhor festa em torno de música. Não há outro estilo que faz você ir a loucura e esquecer das preocupações."

Sites para Consulta[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Blog Re Jump! (2009), "Tutorial Jumpstyle", em: http://rejump.blog.br/p/tutorial-jumpstyle.html
  2. Blog Re Jump! (2010), "O que é OwnStyle de fato?" em: http://rejump.blog.br/2010/07/ownstyle-o-que-e-de-fato.html