Acid house

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Acid House
Origens estilísticas House
Música psicodélica
Contexto cultural Década de 80 Estados Unidos
Instrumentos típicos Sintetizador, Bateria eletrônica, Sequenciador, Teclado, Roland TB-303, Roland TR-808
Popularidade Final dos anos 80 e início dos anos 90 Estados Unidos, Reino Unido
Formas derivadas Rave

O Acid house é um estilo da música eletrônica, sub-vertente da house. A Acid house teve sua primeira aparição no meio dos anos 80, num trabalho chamado "Acid Traxx", feito pelos produtores de Chicago DJ Pierre, Adonis, Farley Jackmaster Funk e Phuture (esse último que levou nome da música que virou clássico). O Acid House é a mistura de elementos da house com o som pesado e graves fundos da Drum Machine Roland TR-808. O termo "acid" deriva da utilização do sintetizador de baixo Roland TB-303 que com seus efeitos de filtros reproduzem um "som ácido".

Esse estilo era exclusivamente um fenômeno de Chicago, mas em 1987[carece de fontes?] virou febre no Reino Unido e na Europa Continental, sendo muito tocado por Djs. O smiley, um sorriso dentro de uma bola amarela, virou emblema dos adeptos do acid house e era estampado em camisas. Em 1989, devido principalmente ao álbum Technique do grupo New Order e a casa noturna do próprio New Order, The Haçienda, o estilo teve seu auge, chegando ao mainstream mundial.

No começo dos anos 90 o estilo perdeu a força, mas deixou uma grande influência na Cultura popular, principalmente na Dance Music, considerando o grande número de faixas de música eletrônica que fazem referência a acid house com o uso de seus sons, incluindo trance, Goa Trance, psytrance, breakbeat, big beat, techno, trip-hop e house music. Este estilo foi descoberto pelo dj francês David Guetta que ainda hoje faz sucesso com suas músicas marcantes por todo o mundo. [1]

Músicas de Acid House que mais marcaram:

Referências

  1. Shapiro, Peter. Modulations: A History of Electronic Music. [S.l.]: Caipirinha Productions Inc., 2000. 76–77 pp. ISBN 0-8195-6498-2.