Freestyle (gênero musical)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Freestyle
Origens estilísticas Música latina, electro,[1][2] boogie,[1] hip hop,[2][3][4] synth-pop[4], Miami bass
Contexto cultural Início da década de 1980, cidade de Nova York
Instrumentos típicos Sintetizador, caixa de ritmos, Roland TR-808
Formas derivadas Funk melody

O Freestyle ou Latin Freestyle[5] é um gênero de música eletrônica que surgiu na Região Metropolitana de Nova York na década de 1980[2], a partir de jovens com ascendência latina (principalmente porto-riquenha e cubana) que produziam canções com teclados e baterias eletrônicas, ambos popularizados e mais acessíveis financeiramente nos anos 80. Ele experimentou sua maior popularidade do final dos anos 80 até o início dos anos 90. Continua a ser produzido hoje e goza de algum grau de popularidade, especialmente em ambientes urbanos. Um tema comum do lirismo Freestyle é o coração partido.[6] É considerado primeiro hit de Freestyle "Let the Music Play", de Shannon.

A música foi largamente popular em estações de rádio como WKTU e a "pré-hip hop" Hot 97 em Nova York, e tornou-se especialmente popular entre os americanos italianos e americanos porto-riquenhos na área metropolitana de Nova York e na área metropolitana da Filadélfia, cubanos-americanos na região de Miami e hispânicos e latino-americanos em Detroit e no condado de Los Angeles. Artistas notáveis ​​no gênero Freestyle incluem Stevie B, Corina, Lil Suzy, Timmy T, George Lamond, TKA, Noel, Company B, Exposé, Debbie Deb, Brenda K. Starr, as The Cover Girls, Lisa Lisa & Cult Jam, Information Society, Pretty Poison, Sa-Fire, Shannon, Coro, Lisette Melendez, Judy Torres, Rockell e muitos outros.

História[editar | editar código-fonte]

1982–1987: Origem do Freestyle[editar | editar código-fonte]

A música freestyle se desenvolveu no início dos anos 80, principalmente nas comunidades hispânicas de Manhattan e Bronx e nas comunidades ítalo-americanas do Brooklyn, Bronx e outros bairros da cidade de Nova York, espalhando-se pelos cinco distritos de Nova York e chegando a Nova Jersey. Inicialmente foi uma fusão de instrumentação sintética e percussão sincopada do electro dos anos 80, como favorecida pelos fãs de breakdancing. Samples encontrados no synthpop e no hip-hop, foram incorporados. As principais influências incluem "Planet Rock" (1982) de Afrika Bambaataa e Soul Sonic Force e "Let the Music Play" de Shannon (1983), este último foi um dos dez mais vendidos da Billboard Hot 100.[7] Em 1987, o Freestyle começou a receber mais airplays nas rádios pop americanas. Músicas como "Come Go with Me" de Exposé, "Show Me" de The Cover Girls, "Fascinated" de Company B, "Silent Morning" de Noel e "Catch Me (I'm Falling)" de Pretty Poison, levarma Freestyle ao mainstream. A house music, baseada parcialmente em ritmos de música disco, foi em 1992 a principal concorrente do som Freestyle, otimista e sincopado.[8] Pitchfork considera o Miami Mix do single "When Smokey Sings" da ABC como proto-freestyle.[9]

1987–1992: Um gênero pop-crossover[editar | editar código-fonte]

O Top 40 de Freestyle começou a decolar em 1987, e começou a desaparecer das ondas de rádio no início dos anos 1990, quando as estações de rádio passaram para os formatos Top 40. Artistas como George Lamond, Exposé, Sweet Sensation e Stevie B ainda eram ouvidos na rádio mainstream, mas outros artistas notáveis ​​de Freestyle também não se saíram bem. Carlos Berrios e o produtor de platina Frankie Cutlass pareciam ter salvado a morte do estilo, criando um novo som que foi usado em "Temptation" por Corinae "Together Forever" por Lisette Melendez. As músicas foram lançadas em 1991, quase simultaneamente, e causaram um ressurgimento no estilo quando foram abraçadas pela rádio Top 40. "Temptation" alcançou o número 6 na Billboard Hot 100. Esses sucessos foram seguidos pelo sucesso de Lisa Lisa & Cult Jam, que foi um dos primeiros artistas de Freestyle. Seus discos foram produzidos pela Full Force, que também trabalhou com UTFO e James Brown. Lisa Lisa & Cult Jam tinham um estilo menos electro e pop, e abriram o caminho para artistas como Corina, Stevie B, George Lamond, Sweet Sensation e The Cover Girls entrarem no mercado pop. As influências crossover tornaram-se cada vez mais evidentes quando os Latin Rascals produziram um remix de "Notorious" do Duran Duran.

Vários artistas, principalmente de Freestyle , lançaram baladas durante os anos 80 e início dos anos 90, que passaram para as paradas de sucesso e alcançaram um patamar superior ao de seus trabalhos anteriores. Estes incluem "Seasons Change" de Exposé, "Thinking of You" de Sa-Fire, "One More Try" de Timmy T, ""Because I Love You (The Postman Song)" de Stevie B e "If Wishes Came True" por Sweet Sensation. Brenda K. Starr chegou ao Hot 100 com sua balada "I Still Believe". Freestyle pouco depois deu lugar a artistas pop mainstream como MC Hammer, Paula Abdul, Bobby Brown, New Kids on the Block, e Milli Vanilli (com alguns artistas utilizando elementos de Freestyle começando nos anos 80) usando hip hop e electro samples em uma forma mainstream com produção de slicker e vídeos amigáveis ​​à MTV. Estes artistas foram bem sucedidos em estações de crossover, bem como estações de R&B, e o Freestyle foi substituído no meio underground por novos estilos, como o new jack swing, trance e Eurodance. Apesar disso, alguns artistas de Freestyle conseguiram emplacar hits até os anos 90, como Cynthia e Rockwell marcando sucessos menores na Billboard Hot 100 em 1998.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Reynolds, Simon (2012). Energy Flash: A Journey Through Rave Music and Dance Culture . Página 31. Soft Skull Press. ISBN 1593764774.
  2. a b c Loza, Susana Ilma (2004). Global Rhetoric, Transnational Markets: The (post)modern Trajectories of Electronic Dance Music. Página 245. University of California, Berkeley.
  3. Hernandez, Deborah Pacini (2010). Oye Como Va!: Hybridity and Identity in Latino Popular Music . Página 64. Temple University Press, Jan 25, 2010. ISBN 9781439900918.
  4. a b Klanten, Robert (1995). Die Gestalten Verlag: Localizer 1.0. Die-Gestalten-Verlag. ISBN 9783931126001. Quote: "A outra influência inevitável [no hard housede Nova York] foi o latin freestyle. Uma mistura de hip hop, synthpop e salsa, latin freestyle foi grande em NY no meio e final dos anos oitenta, e pouco conhecido em qualquer outro lugar. Entre as faixas mais conhecidas estão Jellybean Benitez, "Dreams of Santa Anna" e Benitez deu início a todo o movimento latin freestyle com suas sessões no Funhouse em Manhattan. Os rótulos foram "Sleeping Bag" e "Cutting"".".
  5. Klanten, Robert (1995). Die Gestalten Verlag: Localizer 1.0. Die-Gestalten-Verlag. ISBN 9783931126001.
  6. Gill, Michael F. (13/08/2007). "The Bluffer's Guide to Freestyle"
  7. Staff (25 de fevereiro de 1984). "Hot 100". Billboard.com
  8. Gardner, Joey. "History of Freestyle Music".
  9. http://pitchfork.com/reviews/albums/11712

Ligações externas[editar | editar código-fonte]