Jackie Gleason

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Jackie Gleason (Brooklyn, Estados Unidos em 26 de fevereiro de 1916 - Flórida, Estados Unidos em 24 de junho de 1987), foi um ator estadunidense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de um auditor de seguros que desapareceu quando ele tinha oito anos de idade, Jackie abandonou o ginásio e começou a trabalhar como apresentador em boates.

Mudou-se para Hollywood na década de 1940 mas apenas em 1949 encontrou um lar e bons papéis na televisão. Após uma temporada como astro de "The life of Riley", tornou-se anfitrião de vários shows de variedades que duraram cerca de duas décadas.

Era conhecido pelo público e pelos colegas como "The great", apelido que ele mesmo se deu quando iniciou a carreira como ator e declarou que seria o maior deles.

Jackie era um grande bebedor, um grande gastador e um sujeito grande com seus mais de 100 quilos. Se transformou durante os anos 50 e 60 em um dos mais populares e bem pagos astros da TV americana.

No cinema ele não teve o mesmo sucesso e sempre desempenhou papéis secundários, mas chegou a ser indicado para o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo papel em "Desafio à corrupção", em 1961.

Em 1978 se submeteu a uma cirurgia que lhe rendeu três pontes de safena e nos últimos anos de sua vida sofria também de diabetes e enfisema pulmonar.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]