Michael Bolton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Michael Bolton
Michael Bolton-01.jpg
Michael Bolton durante apresentação em Barcelona, no dia 14 de janeiro de 2010.
Informação geral
Nome completo Michael Bolotin
Nascimento 26 de Fevereiro de 1953 (61 anos)
Origem New Haven, Connecticut
País  Estados Unidos
Gênero(s) Pop, Pop rock, Rock, AOR
Instrumento(s) Vocais, guitarra
Período em atividade 1968 – atualmente
Outras ocupações Cantor, compositor
Afiliação(ões) Blackjack
Página oficial MichaelBolton.com

Michael Bolton (nome artístico de Michael Bolotin, New Haven, 26 de fevereiro de 1953) é um músico, compositor e cantor estadunidense que vendeu mais de 53 milhões de álbuns em todo o mundo e se tornou famoso em meados dos anos 1980 e início da década de 1990. Apesar de ser essencialmente um cantor de heavy metal, Bolton também é conhecido como um cantor de soft-rock, baladas e até como tenor.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Michael Bolton nasceu em New Haven em 26 de Fevereiro 1953. Oriundo de uma família judia de origem russa, Bolton é o mais novo de três irmãos.

Começo[editar | editar código-fonte]

Desde criança demonstrou talento musical e aos 15 anos já havia sido contratado por uma gravadora. Bolton lançou seu primeiro álbum - Michael Bolotin - em 1975. Entretanto, em 1983, devido a problemas comerciais, Michael mudou seu nome para Michael Bolton e em seguida lança um álbum homônimo.

Sucesso[editar | editar código-fonte]

Aproveitando o sucesso obtido como compositor, ele co-escreveu o tema How Am I Supposed To Live Without You, para Laura Branigan, cantora mundialmente conhecida como a intérprete de Gloria, que fez parte da trilha sonora do musical Flashdance, de 1983. A canção ficou no top 10 das rádios americanas e manteve-se nas paradas durante três semanas. Graças ao sucesso alcançado, Branigan e Bolton decidiram então a voltar a trabalhar juntos, agora com a canção I Found Someone, de 1985, que não repetiu o sucesso anterior. Em 1987, porém, a cantora Cher fez desta música um hit. Desde então Michael trabalha compondo para outros artistas. Sua popularidade aumentou quando começou a co-escrever para artistas como BabyFace, Diane Warren, Bob Dylan, Barbra Streisand, KISS, Kenny Rogers, Kenny G, Patti LaBelle, entre outros. Em fins da década de 80, Bolton alcançou fama mundial ao gravar baladas românticas. Um de seus maiores sucessos foi com a interpretação de (Sittin' On) the Dock of the Bay, regravação de um clássico de Otis Redding. Assim, Bolton começou a se interessar por soul e por clássicos da Motown, chegando até a regravar Georgia on My Mind, sucesso de Ray Charles. Bolton também fez inúmeras parcerias como cantor. Entre as mais frutíferas figuram as com Plácido Domingo, Luciano Pavarotti, José Carreras, Lucia Aliberti, Patti LaBelle, Celine Dion, Ray Charles, Percy Sledge e BB King.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Michael Bolton é pai de três filhas (Isa, Holly e Taryn), frutos de sua união com Maureen McGuirel, que durou de 1975 a 1990. Esteve comprometido com a atriz Nicollette Sheridan de março de 2006 a agosto de 2008.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Em 1983 Bolton fez um teste para a posição de vocalista com o Black Sabbath. Segundo Tony Iommi, ele era muito bom, mas não era exatamente o que eles queriam.
  • Bolton é o fundador e treinador da equipe de soft ball The Boltons Estuvo.
  • Michael Bolton fez uma participação especial na novela O Clone, de Glória Perez, em 2001, cantando o tema "All for love" dos personagens principais, Jade e Lucas, interpretados por Giovanna Antonelli e Murilo Benício.
  • Bolton também teve participação no album Turtleneck & Chain de The Lonely Island na música Jack Sparrow.
  • Michael Bolton teve uma participação especial no episódio de estreia da décima temporada de Two and a Half Men, quando o personagem Walden Schmidt (Ashton Kutcher), realiza seu pedido de casamento a Zoey (Sophie Winkleman), namorada do protagonista, em um jantar de comemoração.
  • Apareceu também no segundo episódio da décima segunda e última temporada de Two and a Half Men, onde o personagem Walden Schmidt (Ashton Kutcher) realiza seu casamento com Alan Harper (Jon Cryer).
  • Apesar de não ter aparecido pessoalmente, Bolton foi citado na série norte-americana "Glee" como o suposto pai do filho da antagonista Sue Sylvester.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

Ao vivo[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]