Southern rock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Southern rock
Origens estilísticas Country
Rockabilly
Rock and Roll
Country Rock
Folk Rock
Contexto cultural Região Sul dos EUA durante as décadas de 1960 e 1970
Instrumentos típicos Guitarra elétrica / slide guitar, bateria, baixo, piano
Popularidade Décadas de 1960 e 1970, e no começo da década de 1980, mas ainda mantém popularidade até hoje
Formas derivadas Jam band
Subgêneros
Southern metal - Swamp rock
Gêneros de fusão
Roots rock - Cowpunk - Sludge metal
Formas regionais
Região Sul dos Estados Unidos

Southern rock é um subgênero da música rock. Desenvolveu-se na Região Sul dos Estados Unidos, a partir de influências do rock, country music, e baseia-se geralmente na guitarra elétrica e vocais[1]

Anos 50 e 60 - Origens[editar | editar código-fonte]

As origens do rock se encontram principalmente na música de sulistas, e muitas estrelas da primeira geração do rock and roll, como Bo Diddley, Elvis Presley, Little Richard, Buddy Holly e Jerry Lee Lewis.

No entanto, a Invasão Britânica e a ascensão do folk rock e do rock psicodélico em meados da década de 1960 mudou o foco do rock para longe do sul rural e para grandes cidades como Liverpool, Londres, Los Angeles, Nova York e San Francisco.

No final dos anos 1960, os tradicionalistas como Canned Heat (de Los Angeles), Creedence Clearwater Revival (da do norte Califórnia), e The Band (Canadá, embora o baterista Levon Helm é nativo do Arkansas) reavivou o interesse nas raízes do rock.

O Southern Rock também tinha raízes no som de bandas de rock psicodélico como Shiva's Headband e Josefus[2]

A texana Janis Joplin foi muito bem sucedida, tanto com o Big Brother e a Holding Company quanto em sua carreira solo.

Anos 70 - Pico de popularidade[editar | editar código-fonte]

The Allman Brothers Band, banda formada em Jacksonville, Florida, fez sua estréia nacional em 1969 e logo ganhou um público fiel. Sua sonoridade rock, por um lado misturada com o rockabilly e a música clássica, e por outro lado com elementos nativos da música country e o folk.

No início dos anos 70, o southern rock sofreu com a morte do líder da Canned Heat; o guitarrista, cantor, compositor e gaitista Alan Wilson morreu no 3 de setembro de 1970. No ano seguinte foi a vez do guitarrista Duane Allman lider dos Allman Brothers, porém sua morte não os impediram de se tornarem populares nos anos seguintes, até que as tensões internas fizeram a banda se desfazer em 1976. Porque um certo tipo de country, e essencialmente, rock and roll, foi inventado no Sul[3] , Gregg Allman comentou que "Southern Rock" é um termo redundante, para ele southern rock é mesmo que dizer " rock rock"[3] . Canned Heat também continua sem Wilson, mas em meados e final dos anos 70 a disco music tinha tomado posse e a banda passou a tocar em clubes pequenos, com um montante miserável de pagamento (em comparação com os grandes concertos que costumava fazer)

The Allman Brothers assinaram com a Capricorn Records, um selo da Macon formada e liderada por Phil Walden (ex-empresário de Otis Redding) e Frank Fenter, ex-Diretor Europeu da Atlantic Records. Grupos semelhantes gravaram na Capricorn, incluindo a Marshall Tucker Band, de Spartanburg, Carolina do Sul, Wet Willie do Alabama, Grinderswitch da Geórgia (formada por roadies do Allman Brothers) e Elvin Bishop Banda Oklahoma.

Outra famosa e bem sucedida banda do gênero é Lynyrd Skynyrd, que se tornou muito popular nos EUA principalmente pelo seu "hino", Freebird. Infelizmente, em 1977, os membros Ronnie Van Zant, Steve Gaines e Cassie Gaines morreram num acidente de avião. A banda foi reunida dez anos depois, em 1987, por Johnny Van Zant irmão do vocalista original, e atua até hoje. Allen Collins, um dos guitarristas, não chegou a participar da reunião, pois sofrera um grave acidente de automóvel em 1986, que o deixara paralítico. Allen Collins faleceu em 1990 em decorrência de uma pneumonia causada pela sua paralisia.

Anos 80 - A derivação metal dentro do Southern[editar | editar código-fonte]

A maior representante do southern rock tocado no estilo Metal é a banda Pantera. Foi uma banda de metal estadunidense originária da cidade de Arlington, no estado do Texas no ano de 1981. Formada pelos irmãos Abbott, Vinnie Paul (baterista) e Diamond Darrell (o nome Dimebag Darrell só começou a ser utilizado já nos 90) (guitarrista).[2] O baixista Rex Brown se juntou à banda no fim de 1981, juntamente com o vocalista Terry Glaze. Em 1987 Phil Anselmo se tornou o vocalista.[3] Após o desmembramento da banda em 2003, quaisquer esperanças de uma possível reunião foram perdidas em 8 de dezembro de 2004, quando Dimebag Darrell foi baleado e morto, enquanto tocava com a banda Damageplan no palco do Alrosa Villa, em Columbus, Ohio. Formada em 1981, a banda atingiu muito sucesso após a primeira metade da década de 1990 quando a popularidade do heavy metal começava a cair. Inicialmente fazendo um som mais voltado ao glam hard rock, partiram então para o som mais pesado do metal moderno (ou o chamado "power-groove", termo cunhado pela própria banda pois boa parte de suas músicas possuíam riffs marcantes e com a presença de elementos do Southern Rock).

Anos 90 - A continuação do Estilo[editar | editar código-fonte]

Nos anos 90 surgiram bandas como Nashville Pussy, que é uma banda estadunidense de rock pesado nomeada ao Grammy. A banda surgiu em Atlanta, na Geórgia. Muito de suas musicas falam sobre sexo, drogas, motos, bebedeiras, brigas e também sobre rock´n´roll. Suas músicas não se encaixam no que é considerado como "amigas da rádio", devido ao uso frequente de terminologia vulgar por parte dos integrantes. Algumas curiosidades sobre a banda: A banda inicialmente se chamaria "Hell's Half-Acre". O vocalista Blaine Cartwright é casado com a guitarrista Ruyter Suys. Uma música da banda intitulada "Snake Eyes" (em português: O.lhos de Cobra) foi apresentada no jogo Rogue Trip para o Playstation e em Jackass The Game, tiveram a música "Come On, Come On, Come On" tocada no jogo para PS2.

Hoje em dia existem muitos representantes do Southern Metal, só que numa cena underground, bandas como Texas Hippie Coalition, Hellyeah, Down, Corrosion Of Conformity, apesar de tocarem um som southern mesclam muito com outros generos como o Sludge metal e Stoner rock.

Referências

  1. Brant, Marley. Southern Rockers: the roots and legacy of Southern rock. New York: Billboard Books, 1999. 22. Print.
  2. Scaruffi 2003, pg. 106, "Os estados do sul do EUA. desenvolveram sua própria sonoridade "hard", enraizada na dança e nas tradições bares honky-tonk." Southern rock ", lançado nacionalmente pela ZZ Top e Allman Brothers, em 1970, tornou-se quase um gênero em si. Havia também uma ligação com a escola psicodélica dos anos 1960, particularmente visível em Take Me To The Mountain (1970) de Shiva Headband, Mariani's Perpetuum Mobile (1970), e Dead Man de Josefus(1970)
  3. a b Allman, Gregg. "Have a Nice Decade." The History of Rock 'n' Roll [DVD]. Time-Life Video.
Ícone de esboço Este artigo sobre Rock é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.