Dupla sertaneja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A dupla sertaneja é uma formação consolidada por seu estilo musical. Apesar de atualmente muitos cantores terem optado pela carreira solo após a morte de seus parceiros, como é o caso dos cantores Dalvan, Daniel e Leonardo, a dupla ainda prevalece como opção preferencial dos músicos sertanejos.

Geralmente uma dupla se faz com dois cantores com tonalidades de voz diferentes, mas que se complementam com dueto, sendo a 1ª voz (com tom de voz mais agudo, na maioria das vezes e que segura a voz nos falsetes) e a 2ª voz (com tom de voz mais grave que faz uma base inversa da primeira, cantando 1/8 abaixo da primeira).

A primeira dupla sertaneja a gravar um disco foi Mariano e Caçula, pai e tio respectivamente do sanfoneiro Caçulinha, músico do programa Domingão do Faustão, no ano de 1929, foi a moda de viola "Jorginho do Sertão", composição de Cornélio Pires.[1] [2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Caçula e Mariano - Dados Artísticos. Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Página visitada em 19 de dezembro de 2012.
  2. Israel Lopes. 80 anos da música caipira. osreisdocururu. Página visitada em 19 de dezembro de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.