Portal:Goiás

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

 ver·editar Portal de Goiás
Bandeira de Goiás Brasão de Goiás
Location no mapa do Brasil

Goiás, é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado a leste da Região Centro-Oeste, tem como limites os estados do Tocantins a norte, Bahia a nordeste, Mato Grosso a oeste, Mato Grosso do Sul sudoeste, Minas Gerais a leste e a sul (limite descontínuo) e com o Distrito Federal a leste, ocupa uma área de 340.086 km². Sua capital é a cidade de Goiânia e seu atual governador é Alcides Rodrigues.

Com quase 6 milhões de habitantes é o estado mais populoso do Centro-Oeste, é também o estado mais central do Brasil sendo considerado o "coração geográfico". É dividido em 5 mesorregiões, 18 microrregiões e 246 municípios. A economia goiana é baseada no agronegócio, mas também existem pólos industriais em Anápolis, Catalão, Rio Verde, além de Goiânia.

A cultura goiana é muito conhecida nacionalmente, principalmente através da música, em especial a música sertaneja. Goiás é considerado pelos críticos musicais como o "seleiro" da música sertaneja no Brasil.

 ver·editar Artigo em destaque
tumb

Catalão ou Atenas de Goiás é uma cidade goiana. Localiza-se à latitude 18° 9' 57" sul e à longitude 47° 56' 47" oeste e à altitude de 835 metros. Sua população foi recenseada em 2007 como sendo de 75 623 habitantes e seu PIB de mais de 2,5 bilhões de reais em 2007 o que o coloca como a sexta maior economia do Centro-Oeste e a terceira de Goiás. Possui área de aproximadamente 3778 km2.

A cidade é famosa pelas dezenas de parques e áreas verdes espalhadas por toda a cidade. Além disso, Catalão é conhecida também pela vida cultural agitada, com várias bibliotecas, escolas de dança, atêlies, além de contar com uma unidade da UFG, além de outros centros de ensino superior. A cidade também é berço de várias personalidades culturais, que vão da música popular (Amado Batista) às artes plásticas (Goiandira de Couto), passando por um dos maiores latinólogos do Brasil, o diplomata Willian Agel de Melo, autor de onze dicionários

Catalão também é famosa pelas festas de Congadas ocorridas desde 1820. Estas festas religiosas atraem milhares de fiés e turistas de outras partes do estado e também de outros estados.

A cidade também é famosa pelo Distrito Mínero Industrial (Dimic) de propriedade do governo estadual, onde estão instaladas lá as montadoras John Deere e Mitsubishi, além de outras dezenas de indústrias de vestuário.


 ver·editar Foto em destaque



tumb
Pequi, fruto típico do cerrado
 ver·editar Você sabia...
  • ...a 1ª cidade do estado foi a de Vila Boa, que hoje chama-se Cidade de Goiás.
  • ...Goiânia foi a 1ª cidade planejada do Centro-Oeste nos anos 30.
  • ...não existem cobradores nos ônibus de Goiânia, toda cobrança é feita por meio de cartões e catracas eletrônicas.
  • ...existem dois grandes parques ambientais no estado: Chapada dos Veadeiros, no norte do estado, Parque Nacional das Emas, no sudoeste do estado.
 ver·editar Artigos eleitos
 ver·editar Coisas que você pode fazer…
Evolution-tasks.png

Se você tem interesse sobre assuntos relacionados ao estade de Goiás e tiver alguma informação útil pode requerir algum novo artigo ou editar nos artigos já existentes:

 ver·editar Notícias do estado
 ver·editar Personalidade em destaque
tumb

Wanessa Camargo (Goiânia, 28 de dezembro de 1982) é uma cantora brasileira de música Pop. É filha do cantor Zezé di Camargo

Seu primeiro CD, Wanessa Camargo, foi lançado no ano 2000. Mais dois discos, com o mesmo nome, saíram em 2001 e 2002. Já em 2004 ela lançou o CD e o DVD Transparente ao Vivo. Seus maiores hits da carreira incluem "O Amor não Deixa", "Apaixonada por Você", "Sem Querer", "Metade de Mim", "Amor, Amor" e "Não Resisto a Nós Dois".

Wanessa já vendeu mais de um mil de cópias de CDs pelo Brasil e conquistou prêmios, como o de cantora revelação no Prêmio Multishow de Música Brasileira, em 2001; realizou duetos com Elba Ramalho, Rita Lee, Zeca Pagodinho, Daniela Mercury além de outros cantores renomados.

Em 2007, Wanessa casou-se em 26 de maio com o empresário Marcus Buaiz, num casamento bastante noticiado pela imprensa.

 ver·editar Frase da semana
Cquote1.svg Realmente, os políticos estão perdendo a vergonha na cara. Cquote2.svg


 ver·editar Categorias
 ver·editar WikiProjetos


 ver·editar Tópicos
 ver·editar Portais relacionados

{{Bloco de navegação |title=Portais relacionados |Portais/Principais