Portal:Goiás

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

 ver·editar Portal de Goiás
Bandeira de Goiás Brasão de Goiás
Location no mapa do Brasil

Goiás, é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado a leste da Região Centro-Oeste, tem como limites os estados do Tocantins a norte, Bahia a nordeste, Mato Grosso a oeste, Mato Grosso do Sul sudoeste, Minas Gerais a leste e a sul (limite descontínuo) e com o Distrito Federal a leste, ocupa uma área de 340.086 km². Sua capital é a cidade de Goiânia e seu atual governador é Alcides Rodrigues.

Com quase 6 milhões de habitantes é o estado mais populoso do Centro-Oeste, é também o estado mais central do Brasil sendo considerado o "coração geográfico". É dividido em 5 mesorregiões, 18 microrregiões e 246 municípios. A economia goiana é baseada no agronegócio, mas também existem pólos industriais em Anápolis, Catalão, Rio Verde, além de Goiânia.

A cultura goiana é muito conhecida nacionalmente, principalmente através da música, em especial a música sertaneja. Goiás é considerado pelos críticos musicais como o "seleiro" da música sertaneja no Brasil.

 ver·editar Artigo em destaque
tumb

Catalão ou Atenas de Goiás é uma cidade goiana. Localiza-se à latitude 18° 9' 57" sul e à longitude 47° 56' 47" oeste e à altitude de 835 metros. Sua população foi recenseada em 2007 como sendo de 75 623 habitantes e seu PIB de mais de 2,5 bilhões de reais em 2007 o que o coloca como a sexta maior economia do Centro-Oeste e a terceira de Goiás. Possui área de aproximadamente 3778 km2.

A cidade é famosa pelas dezenas de parques e áreas verdes espalhadas por toda a cidade. Além disso, Catalão é conhecida também pela vida cultural agitada, com várias bibliotecas, escolas de dança, atêlies, além de contar com uma unidade da UFG, além de outros centros de ensino superior de menor expressão. A cidade também é berço de várias personalidades culturais, que vão da música popular (Amado Batista) às artes plásticas (Goiandira de Couto), passando por um dos maiores latinólogos do Brasil, o diplomata Willian Agel de Melo, autor de onze dicionários

Catalão também é famosa pelas festas de Congadas ocorridas desde 1820. Estas festas religiosas atraem milhares de fiés e turistas de outras partes do estado e também de outros estados.

A cidade também é famosa pelo Distrito Mínero Industrial (Dimic) de propriedade do governo estadual, onde estão instaladas lá as montadoras John Deere e Mitsubishi, além de outras dezenas de indústrias de vestuário.


 ver·editar Foto em destaque



tumb
Pequi, fruto típico do cerrado
 ver·editar Você sabia...
  • ...a 1ª cidade do estado foi a de Vila Boa, que hoje chama-se Cidade de Goiás.
  • ...Goiânia foi a 1ª cidade planejada do Centro-Oeste nos anos 30.
  • ...não existem cobradores nos ônibus de Goiânia, toda cobrança é feita por meio de cartões e catracas eletrônicas.
  • ...existem dois grandes parques ambientais no estado: Chapada dos Veadeiros, no norte do estado, Parque Nacional das Emas, no sudoeste do estado.
 ver·editar Artigos eleitos
 ver·editar Coisas que você pode fazer…
Evolution-tasks.png

Se você tem interesse sobre assuntos relacionados ao estade de Goiás e tiver alguma informação útil pode requerir algum novo artigo ou editar nos artigos já existentes:

 ver·editar Notícias do estado
 ver·editar Personalidade em destaque
tumb

Wanessa Camargo (Goiânia, 28 de dezembro de 1982) é uma cantora brasileira de música Pop. É filha do cantor Zezé di Camargo

Seu primeiro CD, Wanessa Camargo, foi lançado no ano 2000. Mais dois discos, com o mesmo nome, saíram em 2001 e 2002. Já em 2004 ela lançou o CD e o DVD Transparente ao Vivo. Seus maiores hits da carreira incluem "O Amor não Deixa", "Apaixonada por Você", "Sem Querer", "Metade de Mim", "Amor, Amor" e "Não Resisto a Nós Dois".

Wanessa já vendeu mais de um mil de cópias de CDs pelo Brasil e conquistou prêmios, como o de cantora revelação no Prêmio Multishow de Música Brasileira, em 2001; realizou duetos com Elba Ramalho, Rita Lee, Zeca Pagodinho, Daniela Mercury além de outros cantores renomados.

Em 2007, Wanessa casou-se em 26 de maio com o empresário Marcus Buaiz, num casamento bastante noticiado pela imprensa.

 ver·editar Frase da semana
Cquote1.svg Realmente, os políticos estão perdendo a vergonha na cara. Cquote2.svg


 ver·editar Categorias
 ver·editar WikiProjetos


 ver·editar Tópicos
 ver·editar Portais relacionados

{{Bloco de navegação |title=Portais relacionados |Portais/Principais