Portal:Governador Valadares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal de Governador Valadares

Governador Valadares
Este portal pretende reunir informações relacionadas ao município brasileiro de Governador Valadares (MG)
Governador Valadares | Imagens
Comentários na página de discussão.

 ver · editar Governador Valadares
Bandeira de Governador Valadares
Bandeira de Governador Valadares

Governador Valadares é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce e está situado a cerca de 320 km a leste da capital do estado. Ocupa uma área de pouco mais de 2 342 km², sendo aproximadamente 58 km² em área urbana.

O povoamento foi iniciado entre os séculos XVIII e XIX, com a instalação de quarteis destinados a vigiar ataques dos índios Botocudos contra colonos e comerciantes que navegavam pelo rio Doce. Com a locação da EFVM, por volta de 1907, houve a consolidação do povoado, cuja localização próxima de produtores de café e extração de madeira favoreceu o desenvolvimento comercial e o crescimento populacional. Dessa forma, o município foi emancipado de Peçanha em 1938. Nas décadas seguintes a extração de mica e pedras preciosas e a pecuária geraram períodos de forte crescimento populacional.

A atividade comercial constitui a principal fonte de renda gerada na cidade, juntamente com a agroindústria, porém um relevante giro de capital se deve à renda enviada por emigrantes que rumaram a outros países, sobretudo os Estados Unidos. O município é banhado pelo rio Doce e tem como importante marco natural o Pico da Ibituruna, o qual pode ser avistado de quase toda a cidade e oferece a oportunidade de escaladas e saltos de voo livre, inclusive campeonatos nacionais e internacionais dessa modalidade.

Saiba mais...


 ver · editar Artigo destacado aleatório
Estádio José Mammoud Abbas.
Estádio José Mammoud Abbas.

O Esporte Clube Democrata, conhecido apenas por Democrata, é o principal clube de futebol de Governador Valadares. Realiza seus jogos em estádio próprio, o José Mammoud Abbas, mais conhecido como Mamudão, com capacidade para aproximadamente 5.500 mil pessoas. José Mammoud Abbas é o nome de um ex-presidente do Democrata, já falecido, responsável, entre outras coisas, pela construção das arquibancadas metálicas no ano de 1981.

Foi fundado no dia 13 de fevereiro de 1932. A maior façanha de sua história foi o segundo lugar no Campeonato Mineiro de 1991. É conhecido também por "Pantera" ou simplismente Democrata-GV/Democrata de Valadares. De acordo com o Ranking da CBF, sua posição é 155º e 30 é sua pontuação.

Leia o artigo completo...


 ver · editar História

O desbravamento da região da atual cidade teve início no século XVI, em expedições como a de Sebastião Fernandes Tourinho que seguiam pelo curso do rio Doce à procura de metais preciosos em suas margens. No entanto, o povoamento foi iniciado somente entre os séculos XVIII e XIX, com a instalação de quarteis destinados a vigiar ataques dos índios Botocudos contra colonos e comerciantes que navegavam pelo rio Doce.

Topázio extraído em Governador Valadares em exposição no Museu Americano de História Natural de Nova Iorque.
Topázio extraído em Governador Valadares em exposição no Museu Americano de História Natural de Nova Iorque.

A locação da EFVM, por volta de 1907, incentivou a instalação de plantações de café e a extração da madeira, gerando o desenvolvimento comercial e o crescimento populacional que contribuíram com a emancipação do município na década de 30, deixando de pertencer a Peçanha. Após a década de 40, a extração de mica e pedras preciosas trouxe um forte crescimento populacional. No entanto, o esgotamento dos recursos naturais levou ao declínio da exploração madeireira na década de 1960, impactando os demais setores da economia valadarense.

Em alternativa ao declínio econômico, ganhou impulso entre as décadas de 70 e 80 a emigração da população com destino a outras partes do país e principalmente ao exterior, culminando na entrada de capital que, por fim, foi capaz de movimentar a economia valadarense. Setores como construção civil, o comércio e a prestação de serviços se viram impulsionados por esse retorno de capital no decorrer das décadas de 80 e 90.

Veja mais sobre a história de Governador Valadares


 ver · editar Você sabia que...
  • ...a área do município é de pouco mais de 2 342 km², representando 0,4003% do território mineiro, 0,254% da área da Região Sudeste do Brasil e 0,0276% de todo o território brasileiro?
  • ...a menor temperatura registrada em Governador Valadares foi de 7 °C em 1994 e 1995, e foi registrada uma temperatura de 41 °C em 2012?
  • ...a malha rodoviária no interior do território municipal, incluindo o perímetro urbano, estende-se por mais de 650 km?


 ver · editar Imagem aleatória
 ver · editar Artigos relacionados
 ver · editar Categorias
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o município de Governador Valadares na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Governador Valadares no...