Portal:João Pessoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

PORTAL EM CONSTRUÇÃO - sinta-se livre para editar.

 ver · editar Portal de João Pessoa
tumb
tumb
tumb
tumb
João Pessoa é a cidade mais verde do Brasil e a segunda do mundo (perde apenas para Paris). É também a cidade mais oriental das Américas. Ela é a capital e a cidade mais populosa da Paraíba. O bairro mais populoso da cidade é Mangabeira. O prefeito da cidade atualmente é Cícero Lucena. Ela é banhada pelo Oceano Atlântico. João Pessoa faz divisa com quatro cidades: Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e Conde. A cidade têm muitas praias e vários rios que cortam a cidade. O nome da cidade é em homenagem ao presidente João Pessoa, que morreu assassinado em 1930 em Recife.
 ver · editar Artigo em Destaque

O rio Jaguaribe fica em João Pessoa. Ele é o rio mais extenso da cidade. O rio jaguaribe passa pelos bairros mais importantes e mais "nobres" da cidade, por exemplo, Bairro de Manaíra, Bessa, Jaguaribe, etc. O rio era muito poluido, mas hoje está passando por vários tratamentos feitos pela prefeitura. O rio passa pelo Jardim Botânico de João Pessoa, que é uma das maiores áreas verdes do mundo. O rio passa pelo norte da cidade e separa João Pessoa e Cabedelo.

 ver · editar História

Foi fundada em 5 de agosto de 1585 com o nome de Nossa Senhora das Neves, a santa do dia em que foi firmada a aliança com os Tabajara (5 de agosto) {depois da aliança com os Tabajara, demorou ainda 3 meses para ser fundada, de fato, a cidade}. João Pessoa já nasceu com o status de cidade, jamais vivendo a condição de vila, fato esse ocorrido porque foi fundada pela cúpula da Fazenda Real numa Capitania Real da Coroa Portuguesa. Com o passar do tempo, foi recebendo várias denominações: Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em 1588, homenageando o rei Filipe II de Espanha, quando da União Ibérica, período em que a Coroa Portuguesa foi unificada com a Espanhola. Durante a ocupação holandesa, entre 1634 e 1654, designou-se Frederikstadt (Cidade de Frederico), em homenagem ao príncipe de Orange, Frederico Henrique.

Com a reconquista portuguesa, voltou a se chamar Nossa Senhora das Neves, passando a ser chamada Parahyba do Norte em 1817. Por conta de uma visita temporária de D. Pedro II do Brasil à cidade em fins de 1859, recebeu provisoriamente o título de Imperial Cidade.

Sua denominação atual, João Pessoa, é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa, assassinado em 1930 na cidade de Recife, quando era presidente do estado e concorria, como candidato a vice-presidente, na chapa de Getúlio Vargas. O fato trouxe grande comoção popular, sendo praticamente o estopim da Revolução de 30, embora se discuta se realmente houve motivação política no ato, que foi executado por João Duarte Dantas, cujo escritório fora invadido por tropas governamentais, tendo sido suas cartas amorosas à professora Anayde Beiriz trazidas a público.

A Assembleia Legislativa Estadual aprovou a mudança do nome da capital em 4 de setembro de 1930. Há algum tempo, cidadãos pessoenses discutem a possibilidade de rever a homenagem e substituir o nome de João Pessoa por outro, entre os quais, figuram "Paraíba","Filipéia" e "Cabo Branco". Entre outros argumentos, alega-se que a mudança de nome, em 1930, foi realizada em um momento de comoção e de instabilidade social, quando vários adversários políticos do grupo de João Pessoa foram presos e mortos. Acrescenta-se ainda que não há consenso sobre as virtudes de pessoa e de gestor público as quais confeririam o mérito ao ex-presidente da Paraíba (na época, denominação para o cargo de governador) para tal homenagem. De outra parte, os defensores da manutenção do nome argumentam que João Pessoa foi político exemplar e combateu o coronelismo e as oligarquias.

Ver artigo principal: João Pessoa
 ver · editar Pessoenses famosos

Kaio Márcio Ferreira da Costa Almeida (João Pessoa, 19 de outubro de 1984) é um nadador brasileiro. É medalha de ouro nos 100m borboleta nos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro e de prata nos 200m borboleta e 4x100m medley e bronze nos 100m borboleta nos Jogos Pan-americanos de 2003, em Santo Domingo. Também é campeão mundial de piscina curta nos 100m borboleta (2006).

Ariano Vilar Suassuna (João Pessoa, 16 de junho de 1927) é um dramaturgo, romancista e poeta brasileiro.Ariano Suassuna é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, autor dos célebres Auto da Compadecida e "A Pedra do Reino", é um defensor militante da cultura brasileira.

Herbert Lemos de Sousa Vianna (João Pessoa, 4 de maio de 1961) é o vocalista, guitarrista e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso, um dos grupos-base do rock brasileiro.

Lucyane Alves (João Pessoa, 6 de março de 1986) é multi-instrumentista, cantora, arranjadora e compositora paraibana. Ganhou destaque nacional com o programa The Voice Brasil (2ª edição - 2013), onde foi finalista e segunda colocada. Antes disso já fazia carreira de mais de dez anos com o grupo Clã Brasil, apresentações solo e com o grupo Chorisso. Também participou da banda pessoense de reggae Lírios do Gueto.

Roberta Miranda nome artístico de Maria Albuquerque Miranda, (João Pessoa, 28 de setembro de 1956) é uma cantora e compositora brasileira. Consagrada pelo povo com o título de Rainha Sertaneja[1] Roberta Miranda é a primeira cantora da MPB a vender mais de um milhão e meio de discos no lançamento do "primeiro disco" É um recorde até hoje inigualável no Brasil. É a quarta cantora brasileira que mais vendeu discos, com 20 milhões de cópias. Entre seus maiores sucessos estão A Majestade O Sabiá, Pimenta Malagueta, Vá Com Deus e Sol da Minha Vida.


 ver · editar Curiosidades
  • A cidade de João Pessoa é considerada uma cidade ilha. Isso é por causa que o norte é cortado pelo Rio Jaguaribe (João Pessoa), pelo sul é cortado pelo Rio Gramame, ao leste pelo Oceano Atlântico e pelo oeste pelo Rio Sanhauá.
  • A cidade de João Pessoa é a terceira mais antiga do Brasil e a penúltima cidade fundada no século XVI
 ver · editar Imagem em Destaque
A Lagoa do Parque Solon de Lucena é uma das mais populares pontos turísticos da Paraíba e da cidade de João Pessoa.
 ver · editar Bairros

Zona Norte


Zona Sul


Zona Leste


Zona Oeste