Centro (João Pessoa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Sólon de Lucena Jampa.jpg
Mapa-JP-Centro.png
Zona Zona Norte
Zona Norte
População (IBGE, 2010)
 - Bairro do Brasil 3,644
 - Urbana 3,644
 - Rural 0
 - Homens 1,574
 - Mulheres 2,070
Fonte: Não disponível

O Centro é um bairro da cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba. [1]

É o principal setor comercial da cidade, atraindo centenas de milhares de pessoas de todas as demais zonas da cidade e de outras cidades (talvez a única da cidade capaz de atrair na maior parte da semana pessoas de todas as regiões da capital, já que nos fins de semana é a zona leste quem faz esse papel de centro de encontros metropolitano; ou seja, nos dias de semana a zona leste fica esvaziada e a zona norte lotada e nos fins de semana ocorre justamente o inverso) todos os dias para comprar, se divertir ou trabalhar. Como muitas linhas de ônibus passam por ele em seu trajeto, mesmo quando este não é o destino final do passageiro, ele acaba tendo que passar pelo Centro.

Um fato curioso é que o centro da capital paraibana localiza-se distante do mar, devido à fundação da cidade próximo ao rio Sanhauá. O bairro abriga os arranha-céus mais antigos da cidade (pois os mais imponentes estão na zona leste), sendo a maior parte de função residencial e comercial simultaneamente.

É no centro de João Pessoa que se localiza o principal cartão postal da zona norte da cidade, a Lagoa do Parque Sólon de Lucena, bem como as principais lojas do comércio local. O bairro conta também com um hipermercado e é o principal ponto de convergência dos ônibus municipais.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Paraíba é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.