Portal:Amazonas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
Portal do Estado do
Amazonas

Amazonas

Bandeira do Estado do Amazonas
Mapa do estado e localização no Brasil
Amazonas é uma das vinte e sete unidades federativas do Brasil, sendo a mais extensa delas, com uma área de 1.570.745,680 km²:

- é maior que a área somada de França (547.030,0 km²), Espanha (504.782,0 km²), Suécia (357.021,0 km²) e Grécia (131.940,0 km²);

- seria o 18º maior país do mundo em área territorial, pouco maior que a Mongólia, com seus 1,564,116 km²;

- é maior que a área da Região Nordeste brasileira, com seus nove estados;

- equivale a 2,25 vezes a área do Texas (696.200,0 km²), segundo maior estado americano.

Está situado na região Norte do país e tem como limites a Venezuela e Roraima a norte, o Pará a leste, o Mato Grosso a sudeste, Rondônia a sul, o Acre a sudoeste), o Peru a oeste e a Colômbia a noroeste. É um dos poucos estados brasileiros que não possuem litoral, mas possui a maior bacia hidrográfica e o maior rio do mundo, a Bacia Amazônica e o rio Amazonas. Sua capital é a cidade de Manaus e outras localidades importantes são, Coari, Manacapuru, Tefé, Parintins, Itacoatiara, Tabatinga, Presidente Figueiredo, Eirunepé e Benjamin Constant.

No Brasil, país caracteristicamente tropical, o Amazonas é dominado pelo clima equatorial, predominante também na Amazônia. As estações do ano apresentam-se bastante diferenciadas e o clima é caracterizado por elevadas temperaturas e altos índices pluviométricos, decorrente principalmente pela proximidade do estado com a Linha do Equador. Na vegetação do estado, sobressaem matas de terra firme, várzea e igapós. Toda essa vegetação faz parte da extensa e maior floresta tropical úmida do mundo: a Hileia Amazônica, que apresenta uma rica e complexa diversidade na composição da flora do estado e se faz presente em todo o seu território.

Capital

Manaus

Manaus é um município brasileiro, capital do estado do Amazonas e o principal centro financeiro, corporativo e econômico da região norte do Brasil. Situa-se na confluência dos Negro e Solimões. É a cidade mais populosa da Amazônia, de acordo com as estatísticas do IBGE, sendo uma das cidades brasileiras mais conhecidas mundialmente, principalmente pelo seu potencial turístico e ecoturismo, sendo o décimo maior destino de turistas no Brasil. Manaus pertence à mesorregião do Centro Amazonense e a microrregião homônima. É localizada no extremo norte do país, a 3.490 quilômetros da capital federal, Brasília.

Fundada em 1669 com o forte de São José do Rio Negro. Foi elevada a vila em 1832 com o nome de Manaus, que significa "mãe dos deuses", em homenagem à nação indígena dos Manaós, sendo legalmente transformada em cidade no dia 24 de outubro de 1848 com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. Somente em 4 de setembro de 1856 voltou a ter seu nome atual.

Artigo em destaque

Teatro Amazonas
Teatro Amazonas é um teatro brasileiro localizado no centro de Manaus. É também o segundo maior da região da Amazônia, superado apenas pelo Teatro da Paz, em Belém do Pará. O teatro, inaugurado em 1896, é uma das expressões mais significativas da riqueza da região durante o Ciclo da Borracha.

A história do Teatro Amazonas inicia-se em 1881, quando o deputado A. J. Fernandes Júnior apresentou o projeto para a construção de um teatro em alvenaria, na cidade de Manaus. A proposta foi aprovada pela Assembléia Provincial do Amazonas, e começaram as discussões a respeito da construção do prédio. Manaus, que vivia o auge do ciclo da borracha, era uma das mais prósperas cidades do mundo, embalada pela riqueza advinda do látex da seringueira, produto altamente valorizado pelas indústrias europeias e americanas.

Geografia

Floresta Amazônica Rio Solimões
Floresta Amazônica
Floresta Amazônica é uma floresta tropical situada na região norte da América do Sul. Ocupa territórios do Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. É a floresta equatorial que ocupa a maior extensão do território amazônico. É uma das três grandes florestas tropicais do mundo. É a maior floresta tropical do mundo, enquanto perde em tamanho para a Taiga Siberiana que é uma floresta de coníferas, árvores em forma de cones, os pinheiros. A floresta Amazônica possui a aparência, vista de cima, de uma camada contínua de copas largas, situadas a aproximadamente 30 metros acima do solo.
Rio Solimões no ponto de "encontro das águas" com o Rio Negro.
Rio Solimões é um rio brasileiro que banha o estado do Amazonas. Começa no Peru e ao entrar no Brasil, no município de Tabatinga, recebe o nome de Solimões. Tem como afluentes da margem direita o Rio Javari, Jutaí, Juruá e Purus na margem esquerda os rios Içá e Japurá e percorre as cidades de São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Jutaí, Fonte Boa, Tefé, Coari, Codajás, Anamã, Anori, Manacapuru, totalizando aproximadamente 1.700 km até chegar a Manaus, onde ao encontrar o Rio Negro, recebe o nome de Rio Amazonas. Ele é importante para o Norte porque é fonte de alimento, transporte, comércio, pesquisas científicas e lazer.

História

A conquista do Amazonas
História do Amazonas é o domínio da história concentrado na evolução do estado do Amazonas, na região norte do Brasil. A rigor, a história amazonense começa antes do descobrimento do Brasil, quando o atual território do estado era povoado por índios das nações e aruaque, entre outros. Em meados do século XIX foram fundados os primeiros núcleos que deram origem às atuais cidades de Itacoatiara, Parintins, Manacapuru e Careiro e Moura.

Cultura

Tucunaré
Culinária do Amazonas dentre as outras do Brasil, foi a que mais conservou suas origens índigenas, com pouca influência portuguesa ou africana. É considerada uma das mais exóticas do país, por apresentar um grande uso de peixes encontrados nos rio do estado. Por ser uma região de grandes rios, a culinária amazonense valoriza bastante alguns peixes, como o tucunaré e o pirarucu. É comum também o consumo da carne de tartaruga.

Você sabia?

A desembocadura do rio Amazonas e a Ilha do Marajó.
..que o nome Amazonas deriva de "amazonas", mulheres guerreiras da Mitologia grega, que esse nome foi dado pelo frei espanhol Gaspar de Carvajal, o primeiro cronista europeu a viajar pelo rio, durante a expedição de Francisco de Orellana?

...que a Ilha de Marajó é na verdade um arquipélago. No local existem cerca de 2 mil ilhas numa área de 50 mil quilômetros quadrados?

...que a maior bacia de rio do mundo é a bacia de drenagem do rio Amazonas, que abrange cerca de 7.045.000 km²?

...que a pororoca é uma onda forte e persistente que invade grandes rios, como os da Amazônia, vinda do mar após uma súbita elevação da maré?

...que Eirunepé é conhecida como Capital do Juruá?

...que a Amazônia é o maior bioma terrestre do planeta, ocupando 49,29% do território?

...que o peixe pirarucu é um dos maiores de água doce do mundo, que é encontrado no Amazonas?

...que a bacia do Rio Negro, um dos afluentes do Amazonas, tem mais água doce do que toda a Europa?

...que a Amazônia é a região com maior biodiversidade de todos os continentes: comporta metade das espécies de aves hoje conhecidas, possui a maior diversidade de insetos, répteis e anfíbios?

Feriados

Data
Feriado
5 de setembro Elevação do Amazonas à categoria de província
20 de novembro Dia da Consciência Negra
8 de dezembro Dia de Nossa Senhora da Conceição

Categorias

Colabore!
Como colaborar!
• Crie artigos relacionados ao Amazonas dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre o estado do Amazonas.

Imagens

Portais

Brazil Region Norte.svg
BRAlogo1.png
Rotating earth (Very small).gif
Norte brasileiro Brasil Geografia