Portal:Nova Andradina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal de Nova Andradina

Nova Andradina é um município brasileiro da região Centro-Oeste situado no estado de Mato Grosso do Sul, sendo que em 50 anos (entre 1960 e 2010) a população teve um aumento de real de 616,1%. Conhecida como Capital do Vale do Ivinhema, Nova Andradina é uma cidade de perfil progressista situada próximo do Rio Paraná e BR-267. Possui traçado urbano considerado plano com vias de traçado retilíneo, possuindo formato de tabuleiro de damas. Nova Andradina está entre as oito cidades mais importante do estado em termos econômicos, culturais e populacionais.



Saiba mais...
História




As terras que atualmente compõem o Município de Nova Andradina, bem como extensa área daquela região, foram colonizadas pelo paulista Antônio Joaquim de Moura Andrade, pecuarista, homem dotado de extraordinária visão e de incomum habilidade. Iniciou seus trabalhos de colonização em Mato Grosso, por volta de 1938 ou 1939, quando adquiriu do Estado, a Fazenda "Caapora", que mais tarde passou a denominar Fazenda Primavera, localizada nas proximidades da Formosa baía do Rio Samambaia, em plena selva, no vale do Rio Paraná, empenhando-se, logo a seguir. Na construção de um porto fluvial, na margem direita do Rio Paraná, que serviria de base para a efetivação do projeto. Anos mais tarde, Moura Andrade estendeu seus domínios adquirindo as fazendas Santa Barbara, Baile, Xavante e Panambi. A fazenda Baile foi adquirida por Moura Andrade em 1951. No segundo semestre de 1957, destacou ele uma gleba da fazenda onde implantou os alicerces da cidade de Nova Andradina. No ano seguinte foi construído um prédio de alvenaria, que passou a ser denominado Grupo Escolar Moura Andrade. Nova Andradina foi elevada a Vila, Distrito e Município no dia 20 de dezembro de 1958.

Saiba mais...
Você sabia que…




...o atual Instituto Federal de Mato Grosso do Sul tem origem no município?
...na manhã do dia 8 de dezembro de 2011 Nova Andradina foi acometida por um tornado? Apesar disto, ninguém foi atingido por ele.
Artigo em destaque




A Comarca de Nova Andradina é uma comarca de segunda entrância, tem uma superfície total de 4,7 mil km², o que totaliza 1,2% da superfície total do estado. A povoação total da comarca é de 45,6 mil habitantes, aproximadamente o 1,5% do total da povoação estadual, e a densidade de povoação é de 9,5 habitantes por km². A comarca inclui apenas o município de Nova Andradina. Limita-se com as comarcas de Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Angélica e Ivinhema. Atualmente a Comarca de Nova Andradina conta com quatro varas.

Saiba mais...
Imagens em destaque





Obelisco Central da cidade de Nova Andradina



Commons
Nova-andradino em destaque




Ricardo Duarte Rodrigues (Nova Andradina, 21 de janeiro de 1989) é um jogador de futebol brasileiro que joga como zagueiro que fez todo o seu processo de formação no Santos FC. Jogou também no Ituano (2008), Portuguesa Santista (2009), Uberaba (2010), Rio Verde de Goiás (2010), Rio Verde de MS (2011), América do Tocantins (entre 2012 e 2013), Democrata de Governador Valadares (2015) e Penapolense (entre 2015 e 2016). Passou também pelo Cartaginés da Costa Rica (entre 2013 e 2014) e pelo boliviano Blooming (entre 2016 e 2017) mas atualmente está sem clube.

Subdivisões




Sobre a Geografia de Nova Andradina são pontos que merecem destaque:

  • Sua altitude média é de 380 metros com solo plano.
  • Divide-se em 2 distritos.
  • É um importante entroncamento rodoviário regional do estado.
  • Destaca-se por ser um importante pólo econômico do estado com destaque industrial e de serviços.