Portal:Goiana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
 ver·editar Bandeira de Goiana - PE.jpg Portal do município de Goiana
Bem-vindo ao Portal de
Hoje é segunda-feira, 22 de dezembro de 2014.
Este portal está on-line desde 12 de julho de 2009, há 1989 dias.

Goiana | Imagens
Comentarios na página de discussão.
 ver·editar Goiana


Goiana é um município brasileiro do estado de Pernambuco, situado na região Nordeste do Brasil. Sua população estimada em 2009 era de 74.424 habitantes, possuindo assim a segunda maior população da Zona da Mata, a maior de sua microrregião (Zona da Mata Norte) e a 19ª do seu estado. Goiana localiza-se no nordeste do estado, à treze metros de altitude, fazendo divisa com o estado da Paraíba, estando a 62 km de Recife (capital do estado), a 51 km de João Pessoa (capital do estado vizinho) e a 2.187 km de Brasília (capital federal).

Seu centro histórico foi declarado Patrimônio Histórico Nacional no ano de 1938. Por seus prédios históricos e sua arquitetura, possui o apelido de "Milão Brasileira". No ano de 2007 foi classificado pelo IBGE como um centro de zona A. O município possui o ponto continental mais oriental de seu estado, a Ponta do Funil, no distrito de Pontas de Pedras.

Leia mais sobre este artigo...


Commons-logo.svg
Categoria | Media
 ver·editar Artigo em Destaque

O Rio Goiana é um rio brasileiro que banha o estado de Pernambuco. A rede hidrográfica da bacia do rio Goiana tem como principais cursos d’água os rios Capibaribe-Mirim, Siriji, Tracunhaém e Goiana. Ele é formado a partir da confluência dos rios Tracunhaém e Capibaribe-Mirim, apresentando uma extensão de aproximadamente 19 km até a foz no Oceano Atlântico. O rio Capibaribe-Mirim, com extensão de aproximadamente 93 km, drena a maior parte da bacia. A bacia apresenta uma área de 2.847,53 km2 correspondendo a 2,90% da área total do Estado, no total, ela engloba 26 municípios pernambucanos.

O rio Tracunhaém tem uma extensão de cerca de 127 km e seus principais afluentes são: rio Orobó, riacho Pagé, rio Ribeiro, riacho Paissandu e rio Acaú, pela margem esquerda; e riacho Gabio, rio Itapinassu e rio Caraú, pela margem direita.

Leia mais sobre o artigo...


 ver·editar História

A história de Goiana está estreitamente vinculada aos engenhos da região. Durante o período colonial, Goiana foi um dos principais produtores de cana em Pernambuco; o Rio Goiana, que corta a cidade, abrigava importante porto, que escoava a produção do local. Primitivamente ocupada por índios caetés e potiguaras, a cidade de Goiana originou-se de um dos mais antigos núcleos de colonização da região e foi, por diversas vezes, sede da capitania de Itamaracá.

A origem mais provável do nome Goyanna (atualmente Goiana), é que Goyanna venha da palavra em Tupi-Guarani "Guyanna", que significa "terra de muitas águas". O topônimo do município aparece pela primeira vez nos catálogos da Companhia de Jesus, em 1592, com o nome de aldeia de "Gueena". O mesmo documento, em 1606, registra-o com a grafia modificada para "Goyana" e, finalmente Goiana. Alguns estudiosos dizem que Goiana é palavra de origem da língua tupi e significa: gente estimada. Outros filólogos divergem e dizem ter o significado de: mistura ou parente e, ainda, Frei Vicente de Salvador, em 1627, definiu como sendo: porto ou ancoradouro.

Leia mais sobre o artigo...

 ver·editar Categorias


 ver·editar Wikiprojeto
 ver·editar Biografia em destaque
Retrato anônimo de André Vidal de Negreiros.

André Vidal de Negreiros (Capitania da Paraíba, 1606Goiana, 3 de fevereiro de 1680) foi um militar e governador colonial brasileiro a serviço de Portugal.

No contexto das invasões holandesas do Brasil (1624-1654) lutou contra os holandeses quando da invasão de Salvador na Bahia (1624), voltando a se envolver no conflito participando de todas as fases da Insurreição Pernambucana (1645-1654), quando mobilizou tropas e meios nos sertões nordestinos.

Leia mais sobre o artigo...

 ver·editar Você sabia que...
  • ...Que o Rio Goiana (foto) só possui 18km de extensão e o que faz da sua bacia maior são seus afluentes, o Rio Capibaribe Mirim e o Rio Tracunhaém.
  • ...Que Goiana foi a primeira cidade de Pernambuco a abolir a escravatura em seu território, mesmo antes da Lei Áurea.
  • ...Que o PIB de Goiana é o 10º maior de Pernambuco, mesmo tendo a 19º maior população.
  • ...Que Goiana é a unica cidade que possui 8 igrejas seculares em um único bairro.
  • ...Que uma planta conhecida como Capiúba, é denominada científicamente como Tapirira guianensis em homenagem a Goiana.
 ver·editar Imagem destacada
Praia de Tabatinga


 ver·editar Colabore com o Portal
Crystal 128 forward.png
Pontas de Pedra


Crystal 128 forward.png
Tejucopapo


Crystal 128 forward.png
Catuama


Crystal 128 forward.png
Bandeira


Crystal 128 forward.png
Brasão


Crystal 128 forward.png
Pólo Famacoquímico e de Biotecnologia


Crystal 128 forward.png
Hemobrás


Crystal 128 forward.png
Rio Goiana


Crystal 128 forward.png
Anexo:Lista de prefeitos de Goiana



 ver·editar Goiana no...
Wiktionary-logo-pt.png
b:Geografia do Brasil/Pernambuco/Goiana
Wikisource-logo.svg
Commons-logo.svg
Wikcionário Wikilivros Wikisource Commons
 ver·editar Portais relacionados
Bandeira de Pernambuco.svg
BRAlogo1.png
Rotating earth (Very small).gif
Portal:Pernambuco Portal:Brasil Portal:Geografia


Bandeira de Goiana
Goiana
História • Política • Geografia • Turismo • Portal • Imagens